Cifra Club

Curso online de contra-baixo

Bourrée in E minor

Tudo bom pessoal?

Primeiramente me desculpem pela demora na postagem de uma nova aula...

Muitas coisas aconteceram na minha vida neste tempo (na grande maioria coisas boas!) e acabou por atrasando as minhas aulas aqui no Cifra Club. Vou retomar e disponibilizar material novo com mais freqüência, ok?

Outra mudança se dá no meu e-mail. Apenas me mandem no rodrigobrizzi@gmail.com (o info@rodrigobrizzi.com está inativo, desculpem se não respondi algum e-mail enviado para este, pois não estava tendo acesso ao mesmo).

A comunidade continua ativa (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=11290630) e pretendo participar mais dos tópicos lá iniciados. Pensei em criar um fórum (fora do Orkut), mas precisaria da ajuda de todos para manter o mesmo sempre atualizado. Inicio em breve um tópico na comunidade falando a respeito.

E por fim - mas não menos importante – criei uma conta no 4Shared para fazer upload do material das aulas (midis, mp3...). Vou separar e organizar tudo por aqui e informo pra vocês o endereço.

Agora vamos a aula...

Voltando aos estudos de leitura, posto aqui as duas vozes do Bourrée in E minor de Johann Sebastian Bach.

A primeira voz é referente a mão esquerda do piano, que abrange a região mais graves (e também é lido em clave de Fá), já a segunda e referente a mão direita, que possui tessitura mais aguda (lida em clave de Sol).

Comece pela primeira voz que é mais simples e só depois de terminada vá para a segunda. Primeiro localize as notas na escala e depois achei os seus valores rítmicos.
Quando for localizar as notas na escala tente abranger um região reduzida, evitando assim movimentos desnecessários.
Inicie com andamento lento e só depois de seguro quanto a linha aumente a velocidade.

Observe que no início de ambas as partituras aparece um sustenido na linha do Fá - que representa a armadura de clave - , e com isso lembre-se que sempre que aparecer um Fá na partitura (seja grave ou agudo) ele será sustenido.

Algo bem proveitoso no estudo desta peça e combinar com um amigo de cada um tirar uma voz e executarem juntos depois. O resultado é bem legal!

Seguem as partituras:

Primeira voz


Segunda voz

Qualquer dúvida estou a disposição.

Só lembrando que agora tenho aulas disponíveis no site www.toquemaisbaixo.com.br. Visitem.

Partituras transcritas por Rafael Zara.

Abraços!

Rodrigo Brizzi
rodrigobrizzi@gmail.com


Rodrigo BrizziRodrigo Brizzirodrigobrizzi@gmail.com

Rodrigo Brizzi é baixista formado pelo IB&T, professor e atua com as bandas Fool's Box, Kalango Kamikaze e Walk Main. Atualmente é o responsável pelo curso de baixo do site Cifra Club, colaborador da revista Cover Baixo, professor nos sites Baixista.com.br e tOquemaisbaixo. Seu e-mail é rodrigobrizzi@gmail.com e seus sites são www.myspace.com/rodrigobrizzi e rodrigobrizzi.wordpress.com

OK