Cifra Club

Curso online de contra-baixo

Postura e iniciação de mão esquerda

Bem vindos a terceira aula do curso de baixo!

Obrigado novamente pelos e-mails recebidos e por todas as sugestões e elogios!

Sempre lembrando que estou a disposição para sanar qualquer dúvida que tenham com relação as aulas ou mesmo assuntos referentes as mesmas.

Devo salientar que NÃO envio material por e-mail, por favor não insistam.

Em breve disponibilizarei lições através de um curso online ministrado em meu site. Assim que pronto, notificarei como as mesmas podem ser adquiridas.

POSTURA

Como visto na aula anterior, antes mesmo de tocarmos as primeiras notas, devemos nos preocupar com a postura correta com relação ao nosso instrumento. Nesta aula veremos como deve ser executada de forma correta a mão esquerda (direita para canhotos).  Postura da Mão

A mão deve estar no centro do braço do instrumento e o alcance dos dedos deve abranger sempre quatro trastes (casas) do contrabaixo. Há algumas digitações que obrigarão uma maior abertura dos mesmos, mas lembre-se de colocar suas notas o mais próximas possíveis, pois isso acarreta em menos movimento e mais velocidade.

 

Postura do DedãoO dedão deve estar sempre no centro do braço e relativamente no centro dos dedos médio e anelar, pois assim a digitação é facilitada tanto em regiões graves como agudas.


 

 

Contato dos dedosO contato dos dedos com a corda deve ser feito através da primeira falange e não com a ponta dos dedos como pensam alguns. A falange possui mais área de contato enquanto as pontas podem fazer com que quando executada uma linha com velocidade, os dedos errem a corda ou não executem a nota com firmeza.


EXERCÍCIOS

Os exemplos a seguir tem como finalidade treinar e coordenar a mão esquerda. Os mesmos agora contam com o arquivo midi (pode ser executado em qualquer player de aúdio) com velocidade progressiva.

Relembrando: na tablatura cada linha é correspondente a uma corda do baixo sendo que a mais grave está embaixo (MI) e a mais aguda em cima (SOL). O número representa o traste (casa) a ser tocado. Lembre-se também de respeitar os dedos correspondentes aos números da tablatura, por exemplo toda vez que aparecer o número 1 deve ser tocada a primeira nota da escala e com o dedo indicador, número 2 dedo médio e assim sucessivamente.

Exercício1
midi


 Exercício2
midi


 Exercício3
midi


 Exercício4
midi


 Exercício5
midi

 Exercício6
midi


Exercícios de três notas por tempo:

Exercício7
midi


 Exercício8
midi


 Exercício9
midi


 Exercício10
midi


Exercícios trabalhando os quatro dedos da mão esquerda:

Exercício11
midi


 Exercício12
midi


Seguindo o mesmo princípio dos dois exercícios anteriores, treine todas as combinações a seguir (as destacadas em vermelho são as duas já feitas):

Exercício13

Os dois exercícios a seguir tem como objetivo sincronizar ambas as mão e trabalhar velocidade:

Exercício14
midi


 Exercício15
midi


Abraços e bons estudos!

Rodrigo Brizzi
rodrigobrizzi@gmail.com


Rodrigo BrizziRodrigo Brizzirodrigobrizzi@gmail.com

Rodrigo Brizzi é baixista formado pelo IB&T, professor e atua com as bandas Fool's Box, Kalango Kamikaze e Walk Main. Atualmente é o responsável pelo curso de baixo do site Cifra Club, colaborador da revista Cover Baixo, professor nos sites Baixista.com.br e tOquemaisbaixo. Seu e-mail é rodrigobrizzi@gmail.com e seus sites são www.myspace.com/rodrigobrizzi e rodrigobrizzi.wordpress.com

OK