Cifra Club

Curso online de contra-baixo

Postura e iniciação de mão direita

Antes de tudo, gostaria de agradecer por todos os e-mails recebidos, na sua maioria com elogios, apoio e dúvidas relacionadas à última aula. Às vezes posso demorar um pouco, mas responderei todos assim que puder, ok?

Nesta aula vamos abordar a iniciação da técnica de mão direita (ou esquerda, para os canhotos). Antes de começarmos, vamos falar de algo indispensável para um melhor aproveitamento dos estudos: Postura.

POSTURA

Imagine que você tenha aula de manhã, ensaio à tarde e show à noite, fazendo tudo isto com uma postura incorreta. Em pouco tempo, terá problemas na coluna, fadiga e dores nos braços, além de doenças causadas por esforço repetitivo (tendinite, tenossinovite, bursite, etc.). É exatamente por isso que desde nossos primeiros estudos veremos a maneira correta de se portar com o instrumento, seja em estudos, ensaios ou trabalhos.

Sentado

Procure sempre utilizar uma cadeira com encosto reto e assento acolchoado. Insira a correia ao instrumento e regule de maneira que a mesma fique junto ao ombro de maneira confortável, ou seja, sua altura deve deixar o instrumento apoiar-se sobre sua perna. Uma regulagem apertada não permitirá que o contrabaixo alcance a coxa da perna, ficando apoiado somente no ombro. E no caso de uma regulagem muito “solta” fará que o instrumento não fique firme, o que acarreterá no deslocamento do mesmo com relação ao corpo.

De pé

Quando estamos de pé, devemos utilizar a mesma regulagem de correia do exemplo anterior (sentado). Lembre–se sempre de manter a coluna reta e, para absorver por igual o peso do instrumento, mantenha as pernas um pouco abertas, com um espaço de cerca de 30cm entre elas.

Outro fator importantíssimo é a atenção a respiração, pois ela é um dos fatores indispensáveis ao conforto e relaxamento para se tocar.

Mão Direita Mão direita

O antebraço deve se apoiar no bojo superior do contrabaixo, atuando como centro de gravidade, mantendo assim o equilíbrio corpo/braço. O dedão deve se apoiar levemente na parte superior do captador (foto). Quando houver necessidade de tocar notas nas cordas mais agudas, pode-se também apoiar o dedão sobre as cordas mais graves.

Quando utilizada a técnica de pizzicato (tocar com os dedos) o baixista deve utilizar a falange dos dedos no contato com as cordas, não a ponta dos mesmos.

Na próxima aula abordaremos a postura correta da mão esquerda.

MÃO DIREITA

Nos exercícios a seguir iniciaremos o processo de técnica de mão direita. Em todos eles, a mão esquerda deve apenas servir para abafar as cordas. Para isso, basta encostar levemente, sem pressioná-las. A idéia é que, mesmo com a corda abafada, o estudante deve produzir o som percussivo das cordas – ou muted notes, que estudaremos futuramente –. O abafamento das notas é simbolizado pela letra X na partitura/tablatura.

Outro fator indispensável é manter a dinâmica em todas as notas, ou seja, não deixar que algumas notas soem mais fortes ou mais fracas. Tente sempre manter um equilíbrio ao tocá-las.

Os exercícios a seguir devem ser feitos alternando os dedos indicador e médio.

Exercício 01

Toque cada nota no beat (batida) do metrônomo e a cada quatro notas se alterna a corda. Comece a 60 bpm (batidas por minuto) e aumente um pouco quando estiver totalmente à vontade com a velocidade estabelecida.

Exercício1

Exercício1

Exercício 02

Neste exemplo devem ser tocadas duas notas a cada beat.

Exercicio2

Exercício 03

Exercício3

Exemplo utilizando salto de cordas. Lembre sempre de alternar os dedos indicador e médio.

Exercício 04

Salto com alternância de cordas.

Exercício4

Exercício 05

Variação do exercício 01, agora trabalhando velocidade. Quatro notas por beat.

Exercício5

É isso, pessoal! Espero que tenham gostado!

Qualquer dúvida, estou à disposição através do e-mail.

Abraços e bons estudos!

Rodrigo Brizzi
rodrigobrizzi@gmail.com


Rodrigo Brizzi Rodrigo Brizzi rodrigobrizzi@gmail.com

Rodrigo Brizzi é baixista formado pelo IB&T, professor e atua com as bandas Fool's Box, Kalango Kamikaze e Walk Main. Atualmente é o responsável pelo curso de baixo do site Cifra Club, colaborador da revista Cover Baixo, professor nos sites Baixista.com.br e tOquemaisbaixo. Seu e-mail é rodrigobrizzi@gmail.com e seus sites são www.myspace.com/rodrigobrizzi e rodrigobrizzi.wordpress.com

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK