Antes de tudo, gostaria de agradecer por todos os e-mails recebidos, na sua maioria com elogios, apoio e dúvidas relacionadas à última aula. Às vezes posso demorar um pouco, mas responderei todos assim que puder, ok?
Nesta aula vamos abordar a iniciação da técnica de mão direita (ou esquerda, para os canhotos). Antes de começarmos, vamos falar de algo indispensável para um melhor aproveitamento dos estudos: Postura.
POSTURA
Imagine que você tenha aula de manhã, ensaio à tarde e show à noite, fazendo tudo isto com uma postura incorreta. Em pouco tempo, terá problemas na coluna, fadiga e dores nos braços, além de doenças causadas por esforço repetitivo (tendinite, tenossinovite, bursite, etc.). É exatamente por isso que desde nossos primeiros estudos veremos a maneira correta de se portar com o instrumento, seja em estudos, ensaios ou trabalhos.
Sentado
Procure sempre utilizar uma cadeira com encosto reto e assento acolchoado. Insira a correia ao instrumento e regule de maneira que a mesma fique junto ao ombro de maneira confortável, ou seja, sua altura deve deixar o instrumento apoiar-se sobre sua perna. Uma regulagem apertada não permitirá que o contrabaixo alcance a coxa da perna, ficando apoiado somente no ombro. E no caso de uma regulagem muito “solta” fará que o instrumento não fique firme, o que acarreterá no deslocamento do mesmo com relação ao corpo.
De pé
Quando estamos de pé, devemos utilizar a mesma regulagem de correia do exemplo anterior (sentado). Lembre–se sempre de manter a coluna reta e, para absorver por igual o peso do instrumento, mantenha as pernas um pouco abertas, com um espaço de cerca de 30cm entre elas.
Outro fator importantíssimo é a atenção a respiração, pois ela é um dos fatores indispensáveis ao conforto e relaxamento para se tocar.
Mão direita
O antebraço deve se apoiar no bojo superior do contrabaixo, atuando como centro de gravidade, mantendo assim o equilíbrio corpo/braço. O dedão deve se apoiar levemente na parte superior do captador (foto). Quando houver necessidade de tocar notas nas cordas mais agudas, pode-se também apoiar o dedão sobre as cordas mais graves.
Quando utilizada a técnica de pizzicato (tocar com os dedos) o baixista deve utilizar a falange dos dedos no contato com as cordas, não a ponta dos mesmos.
Na próxima aula abordaremos a postura correta da mão esquerda.
MÃO DIREITA
Nos exercícios a seguir iniciaremos o processo de técnica de mão direita. Em todos eles, a mão esquerda deve apenas servir para abafar as cordas. Para isso, basta encostar levemente, sem pressioná-las. A idéia é que, mesmo com a corda abafada, o estudante deve produzir o som percussivo das cordas – ou muted notes, que estudaremos futuramente –. O abafamento das notas é simbolizado pela letra X na partitura/tablatura.
Outro fator indispensável é manter a dinâmica em todas as notas, ou seja, não deixar que algumas notas soem mais fortes ou mais fracas. Tente sempre manter um equilíbrio ao tocá-las.
Os exercícios a seguir devem ser feitos alternando os dedos indicador e médio.
Exercício 01
Toque cada nota no beat (batida) do metrônomo e a cada quatro notas se alterna a corda. Comece a 60 bpm (batidas por minuto) e aumente um pouco quando estiver totalmente à vontade com a velocidade estabelecida.
Exercício 02
Neste exemplo devem ser tocadas duas notas a cada beat.
Exercício 03
Exemplo utilizando salto de cordas. Lembre sempre de alternar os dedos indicador e médio.
Exercício 04
Salto com alternância de cordas.
Exercício 05
Variação do exercício 01, agora trabalhando velocidade. Quatro notas por beat.
É isso, pessoal! Espero que tenham gostado!
Qualquer dúvida, estou à disposição através do e-mail.
Abraços e bons estudos!
Rodrigo Brizzi
rodrigobrizzi@gmail.com