Cifra Club

Aplicativos para aulas de canto: confira o top 5!

Aplicativos para aulas de cantor ajudam estudantes e vocalistas de todos os níveis
Vocalistas profissionais e/ou estudantes podem e devem contar com aplicativos para aulas de canto (Imagem/Freepik)

Os aplicativos para aulas de canto são ferramentas essenciais para vocalistas e estudantes. Essas maravilhas tecnológicas do século XXI ajudam cantores dos mais variados níveis de aprendizado. Logo, você que tem a voz como instrumento musical, precisa contar com esses recursos.

Neste artigo, você conhecerá apps que vão dar aquele upgrade aí na sua metodologia de estudos. Antes de tudo, no entanto, não se esqueça que o aprendizado depende mais de você e menos da tecnologia. Em outras palavras, não perca foco, concentração, persistência e determinação!

Agora que já reforçamos alguns pilares fundamentais para o seu desenvolvimento como vocalista, que tal conferirmos os recursos que ajudarão a melhorar os estudos?

Aplicativos para aulas de canto

A tecnologia oferece uma série de ferramentas para melhorar os nossos processos do dia a dia. Conforme você pode imaginar, os estudantes de música também são contemplados pelas maravilhas desses recursos. Dessa forma, chegou a hora de conferir um top 5 de aplicativos para aulas de canto. Prepare aí a memória do seu smartphone e aproveite!

1 – Vocal Pitch Monitor

Afinação é fundamental para o trabalho do vocalista, concorda? Por isso, o primeiro aplicativo desta lista só pode ser o Vocal Pitch Monitor. Esse app possui duas funções primordiais para quem canta:

  • Identificar a afinação, ou seja, verificar se você está cantando nas notas certas.
  • Conferir a sua extensão vocal, isto é, verificar quantas oitavas você consegue alcançar.

Para ter uma melhor experiência com esse aplicativo, você precisa ter conhecimento primário sobre notas e escalas. Além do mais, o Vocal Pitch Monitor te ajudará a conhecer sua capacidade e quais músicas são confortáveis para você cantar. Com os treinos, entretanto, você conseguirá desenvolver a sua extensão vocal.

Disponível para Android e iOS.

2 – AV phonetics

A dicção também é um fundamento que todo vocalista precisa dominar. Afinal, o público não quer, e nem merece, ouvir um artista que não consegue pronunciar as palavras de maneira correta. O AV phonetics “chega chegando” para te ajudar a aprimorar essa questão.

Esse app mostra como pronunciar cada letra do alfabeto, ou seja, vogais e consoantes, bem como ensina como a estrutura interna da boca deve se comportar quando pronunciar cada uma delas. Além disso, o AV phonetics também indica quais são as consoantes que possuem um som nasal, quais tem um som mais explosivo, entre outras características.

Disponível para Android e iOS.

Além do AV pnonetics, você pode melhorar sua dicção com as dicas da videoaula abaixo:

3 – Smule – um divertido app para aulas de canto

O Smule é o app mais divertido desta lista! Ele apresenta um vasto repertório de playbacks e possibilita a gravação da sua voz ao cantar com a música escolhida. O mais legal aqui é a experiência interativa que o serviço oferece. Nesse sentido, você pode compartilhar suas gravações, via internet, bem como consegue gerar videoclipes seus cantando. Pode ser integrado ao Facebook e tem uma versão em português.

Disponível para Android e iOS.

4 – SwiftScales

O SwiftScales é um dos aplicativos indicados para fazer aquecimento vocal. O diferencial desse app é a possibilidade de acessar aquecimentos específicos para o seu alcance vocal.

Outra vantagem é a liberdade de personalizar os exercícios para as rotinas de treinos para vocalistas de todos os níveis de aprendizado. Para os iniciantes, o aplicativo oferece um pequeno guia sobre leitura e tutoriais em vídeo mostrando como usar a ferramenta.

Disponível para Android e iOS.

Quer aprender a fazer uns aquecimentos vocais? Então, dê o play no vídeo a seguir!

5 – Speech Level Singing Exercises

O Speech Level Singing Exercises é indicado para treinar escalas. Voltado para quem já tem um maior conhecimento em canto, esse aplicativo oferece exercícios para vozes masculinas e femininas.

Speech Level Singing Exercises é um aplicativo para aulas de canto
O Speech Level Singing Exercises é um aplicativo ideal para você fazer os seus treinos de escalas (Foto/Freepik)

Essa poderosa ferramenta disponibiliza treinos com oitavas, escala pentatônica, entre outros. Além disso, você ainda pode definir o intervalo dos exercícios, bem como escolher usar o metrônomo andamento entre 40 a 270 BPM.

Disponível para Android.

Mais conteúdos para aprender a cantar

Se você chegou até aqui, certamente conheceu ótimos aplicativos para aulas de canto. Todavia, a nossa conversa ainda não acabou! E para ficar ainda mais por dentro das técnicas para melhorar o desempenho vocal, você precisa conferir algumas dicas preciosas para proteger a sua voz. Outro artigo interessantíssimo é um que reúne mitos e verdades sobre como melhorar a voz para cantar.

Ah, e não se esqueça de compartilhar o link deste post com a galera das suas redes sociais e do WhatsApp. Afinal de contas, nunca é demais dar um help para que nossos amigos profissionais da voz melhorem seus desempenhos 

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK