Cifra Club

Aquecimento Bon Jovi: Conheça um pouco da trajetória da banda

O Bon Jovi nos anos 80 em início de carreira
Lembra ou já ouviu falar da época em que os roqueiros usavam cabelos compridos, se vestiam com um visual excêntrico e ganhavam a vida fazendo shows em lugares obscuros durante a noite após trabalharem o dia todo em lanchonetes? Sim! Era o momento do hard rock de arena (para muitos o hair metal) que dominou a praia roqueira da década de 1980.

Milhares de bandas surgiram naquele cenário e poucas delas ainda estão em atividade, lotando estádios e vendendo milhares de cópias mundo afora. O Bon Jovi é uma delas e está prestes a fazer dois shows no Brasil, com a turnê mundial “The Circle”. O grupo retorna ao país depois de 15 anos para se apresentar em São Paulo e no Rio de Janeiro. A trupe liderada pelo vocalista Jon Bon Jovi promete brindar, mais uma vez, o público brasileiro com hits construídos ao longo de mais de 25 anos de carreira.

Tudo começou na cidade de Nova Jersey, quando o aspirante a cantor Jon Bon Jovi juntou forças com David Bryan (teclado), Alec John Such (baixo), Tico Torres (bateria) e Dave Sabo (guitarra), que mais tarde foi substituído por Richie Sambora, para lançar o single “Runaway“. A música foi o primeiro sucesso da banda, mas o reconhecimento mundial só veio no terceiro álbum, “Slippery When Wet”, lançado em 1986. Considerado um dos discos mais influentes da história do rock, o disco trouxe músicas como “You Give Love a Bad Name“, “Never Say Goodbye” e o maior hit do grupo, “Livin’ On A Prayer“.

O trabalho seguinte, “New Jersey”, último a ser lançado na década de 1980, apresentou sucessos como “Lay Your Hands On Me“, “I’ll Be There For You” e “Born To Be My Baby“, ainda indispensáveis no repertório da banda. Aproveitando o sucesso comercial do disco, o quinteto caiu na estrada em uma turnê que durou 16 meses. Foi naquela época a primeira apresentação deles no Brasil, durante o festival “Hollywood Rock”. O grupo se apresentou na terceira noite do evento, em janeiro de 1990, no Rio e em São Paulo. Confira um trecho do show do Bon Jovi em uma das noites do “Hollywood Rock”:

No início dos anos 1990, a banda resolveu dar uma pausa em suas atividades. Enquanto Jon e Sambora investiam na carreira solo, chegavam ao público notícias sobre brigas internas que preocuparam os fãs quanto ao destino do grupo. Mas os músicos de Nova Jersey contornaram os conflitos e retornaram com o álbum “Keep The Faith”, que marca o começo de uma fase madura na carreira do Bon Jovi. As letras das músicas trocam as rebeldias e os devaneios por temas focados em política e espiritualidade. Em 1993, o grupo desembarcou no Brasil para uma única apresentação no Estádio do Pacaembú, em São Paulo. No mesmo ano, foi lançada a música “Always”, na coletânea “Cross Road”, que levou o nome da banda novamente às paradas de sucessos.

A terceira apresentação do Bon Jovi no Brasil foi em 1995, durante a turnê de divulgação do disco “These Days”. Para muitos fãs, trata-se do melhor trabalho da banda. Canções como “Hey God”, “This Ain’t a Love Song”, “Lie To Me” e a faixa título do CD tiveram alta rotação nas rádios e na MTV. No final da turnê, o grupo decidiu sair de cena e seus integrantes partiram, mais uma vez, para seus respectivos trabalhos solo.

DE VOLTA AOS PALCOS

O Bon Jovi toca no Brasil nos dias 6 e 8 de outubro
O grupo voltaria à ativa apenas em 2000, com o álbum “Crush”. O sucesso do disco foi impulsionado pelo single “It’s My Life“, que estourou em vários países e fez a banda sair em mais uma turnê mundial. Foi depois do lançamento do primeiro álbum ao vivo “One Wild Night Live”, em 2001, e de outra turnê que o grupo retornou ao Brasil. Dessa vez, a apresentação foi em um showcase para a Rede Globo durante a divulgação do álbum “Bounce”, de 2002, responsável por sucessos como “Everyday” e “Misunderstood“.

Em 2004, chega às lojas a compilação “This Left Feels Right”, que trazia os maiores sucessos da banda com novos arranjos. Apesar das boas vendagens, a investida em novas roupagens para canções consagradas não agradou muito aos fãs. As empreitadas seguintes foram “Have a Nice Day” (2005) e “Lost Highway” (2007), que trouxeram novamente os holofotes para o grupo.

Atualmente o Bon Jovi percorre 30 países com a turnê do 11º trabalho de estúdio, “The Circle”. A excurssão já passou pelos EUA, Canadá e Europa e agora desembarca na América Latina, chegando ao Brasil no início de outubro. Os shows acontecem nos dias 06/10, no estádio do Morumbi, na capital paulista, e no dia 08/10 na Praça da Apoteose, no Rio.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK