Cifra Club

Aprenda 8 cifras simplificadas do pop rock

Aumente seu repertório com o melhor do pop rock nacional e internacional!

Muita gente pensa que a cifra simplificada tem como função facilitar a execução de uma música por iniciantes. Contudo, ela pode ser um bom recurso em outras situações. Pensando nisso, fizemos uma lista com algumas cifras simplificadas do pop rock para você tirar com rapidez!

A cifra simplificada é ótima se você estiver em uma roda de violão e alguém pedir uma música que você não sabe tocar.

Ela também ajuda a decorar um grande número de músicas, sendo muito útil para tirar uma sugestão de última hora no ensaio de uma banda. E, claro, a cifra simplificada ajuda os iniciantes a tocarem uma música mais complexa até que consigam avançar nela.

Independentemente de qual seja o seu caso, você pode aproveitar as 8 cifras simplificadas do pop rock que selecionamos e ampliar o repertório. Então, vamos começar?

8 cifras simplificadas do pop rock para você tocar no violão

Antes de mais nada, precisamos deixar claro que uma cifra simplificada está muito longe de ser uma versão errada de uma música.

Dessa forma, uma cifra simplificada pode eliminar dissonâncias que deixem o formato do acorde mais difícil de ser montado e/ou excluir acordes de passagem.

Dito isto, é hora de começar a tirar as cifras simplificadas do pop rock da nossa lista.

1. Só Os Loucos Sabem – Charlie Brown Jr.

Uma das músicas mais famosas do Charlie Brown Jr., Só Os Loucos Sabem tem que estar no repertório de cifras simplificadas do pop rock. Ela tem 5 acordes: Am, G, Em, C e D; ou seja, pode ser tocada sem nenhuma pestana.

A levada principal dela é um bom estudo para quem já dominou batidas de violão mais básicas.

2. The Scientist – Coldplay

The Scientist é uma excelente cifra do pop rock internacional para quem quer começar a treinar pestanas.

Dois dos seus 4 acordes tem esse formato, o C#m e o B, enquanto os outros dois são o A e o E. A batida dela é bem simples, pois só tem toques para baixo.

Recomendamos que você comece treinando as mudanças de acorde que envolvem as pestanas. Depois que elas estiverem legais, é bem tranquilo tocar a música do começo ao fim. Se preferir, pratique em um andamento mais lento com a ajuda de um metrônomo.

3. A Sua Maneira – Capital Inicial

Com toda a certeza, À Sua Maneira é um dos maiores clássicos do rock nacional. Por isso, ela marca presença na nossa lista de cifras simplificadas do pop rock.

Essa é outra boa música para quem quer começar a treinar pestanas, pois um dos seus 4 acordes, o Bm, tem esse formato. Os outros 3 acordes são: G, D e A. Além disso, ela tem apenas uma progressão de acordes que se repete do começo ao fim.

Por último, a levada dela é bem característica para tocar rock no violão.

4. With Or Without You – U2

Uma das cifras de rock internacional que você também pode incluir é With Or Without You, do U2. 

Ela tem os mesmos 4 acordes de À Sua Maneira, do Capital Inicial, também formando uma sequência que se repete por toda a música. Dessa forma, você pode praticar esses dois sucessos simultaneamente.

Além disso, a batida dela é quase a mesma usada em The Scientist, do Coldplay, o que facilita ainda mais o estudo de With Or Without You.

5. Acima do Sol – Skank

Acima do Sol é uma cifra de pop rock nacional muito recomendada para os iniciantes. Ela tem apenas 2 acordes: Am e G, sendo que nenhum deles é pestana.

O único ponto que demanda mais atenção é a batida de mão direita (esquerda para os canhotos). Por isso, pratique-a em um andamento mais lento até que você fique craque.

6. Zombie – The Cranberries

Zombie está entre as músicas de rock com cifras fáceis de serem tocadas. Ela tem 4 acordes: Em, C, G, D.

Além disso, essa música é indicada para quem deseja se aventurar pelo mundo dos solos, por serem lentos. Assim fica mais fácil assimilar as técnicas de slide, hammer on e pull off contidas neles.

7. O Sol – Jota Quest

Seja em uma roda com amigos ou em uma apresentação no barzinho, essa é uma música obrigatória no repertório. Assim, ela não pode ficar de fora da nossa lista de cifras simplificadas do pop rock. 

O Sol tem 5 acordes, A, E, G, D e G/A. Da mesma forma que as outras músicas da nossa lista, o que mais vai exigir prática é a batida.

Por isso, recomendamos que você comece seus treinos tocando essa música em um andamento mais lento até dominar a batida.

8. Que País É Esse – Legião Urbana

Uma das cifras de rock nacional dos anos 80 mais famosas e tranquilas de tirar, Que País É Esse tem a mesma progressão de 3 acordes (Em, C, D) por toda música, sendo uma cifra simplificada por natureza. 

Dessa maneira, como esses acordes são básicos, ela deve ser inserida dentro de um repertório bem simples de tocar.

O que mais demanda prática é a mudança do C para o D. Aqui temos um ritmo sincopado, fazendo com que o D entre em um tempo fraco do compasso.

Quer aprender mais músicas? O Cifra Club te dá uma forcinha!

Agora que você teve dicas eficazes para tocar cifras simplificadas do pop rock, ficou aquele gostinho de quero mais, não é?

Como de costume, o Cifra Club vai te ajudar. Dessa vez, vamos te ensinar algumas músicas atuais para tocar no violão! Prepare-se para conhecer novos acordes, batidas e técnicas que vão te fazer evoluir ainda mais!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK