Cifra Club

7 bandas argentinas de heavy metal que você precisa conhecer

Há várias bandas de heavy metal argentino que marcaram para sempre o rock latino!

Verdade seja dita: o rock da América Latina não seria o que é hoje se não fosse pela Argentina. Isso porque as bandas argentinas de heavy metal são parte essencial da história do gênero em espanhol!

Capa do álbum Ácido Argentino, da banda Hermética
Os integrantes da banda Hermética na capa traseira do álbum Ácido Argentino (Foto: Reprodução/Signos.FM)

Por isso, neste artigo, te mostraremos as bandas mais icônicas desse movimento latino-americano que revolucionaram a música! Se você curte rock em espanhol, certamente vai gostar do recorte que fizemos. Vamos lá?

Bandas argentinas de heavy metal que marcaram o rock latino

A história do heavy metal tem um espaço diferente em cada lugar no mundo. No caso da América Latina, a Argentina foi o epicentro deste movimento revolucionário. Confira as bandas argentinas de heavy metal que destacamos por aqui hoje:

  • Riff
  • V8
  • Malón
  • Hermética
  • Almafuerte
  • Rata Blanca
  • O’Connor

Então, vamos lá conhecer tudo sobre as bandas mais icônicas do heavy metal argentino?

1. Riff

O principal responsável por popularizar o heavy metal na Argentina foi o guitarrista Pappo, que integrou diversas bandas do cenário.

Em 1980, depois de uma viagem à Inglaterra e influenciado pela nova onda do heavy metal britânico, ele fundou o grupo Riff. A banda é considerada uma das mais importantes da história do rock latino-americano.

Os demais integrantes do grupo eram Michel Peyronel, Vitico, Boff Serafine e Juan Carlos García Haymes. Eles lançaram o primeiro álbum em 1981, intitulado de Macadam 3…2…1…0….

Apesar do sucesso do Riff, em 1983 eles se separaram temporariamente por conta dos casos de violência que aconteciam em seus shows. Durante esse breve período de existência, eles lançaram três álbuns de estúdio.

Mais tarde, a banda se reuniria em várias ocasiões, lançando mais três discos. Após a morte de Pappo, em 2005, o grupo encerrou suas atividades. Porém, em 2018, anunciaram o retorno, com a participação do filho de Pappo, Luciano Napolitano.

2. V8

Assim como o Riff, a banda V8 é considerada uma das pioneiras do heavy metal argentino. Fundado em 1979 por Ricardo Iorio, o grupo foi inicialmente formado por Alberto Zamarbide, Osvaldo Civile, Ricardo Iorio e Gustavo Rowek. Ao longo dos anos, a banda passou por mudanças de formação.

O primeiro álbum, Luchando por el Metal (1983), não teve grande reconhecimento do público. No entanto, os dois álbuns seguintes alcançaram maior aceitação entre o rock nacional: Un Paso Mas en la Batalla e El Fin de los Inicuos.

A banda se dividiu em 1987 por diferenças religiosas entre os integrantes. A partir dessa ruptura, nasceram três grupos importantes de metal: Rata Blanca, criada por Walter Giardino e Gustavo Rowek, Hermética, por Iorio, e Horcas, por Osvaldo Civile.

3. Malón

Malón surgiu em 1995, após a separação do famoso grupo de Ricardo Iorio, Hermética – de quem ainda falaremos neste texto. Claudio O’Connor, Claudio Strunz e Antonio Romano, da banda anterior, decidiram criar um grupo separado, enquanto Iorio fundou o Almafuerte (sua terceira banda de heavy metal).

Na breve existência do Malón, a banda lançou dois discos de estúdio: Espíritu Combativo, no mesmo ano em que foi fundado o grupo, e Justicia e Resistencia, no ano seguinte. Eles se tornam uma importante banda de rock argentino e se popularizaram por também realizar shows de abertura de bandas internacionais, como o Megadeth.

O grupo se separou em 98, devido a várias divergências entre os membros. A banda voltou em 2001, mas sem O’Connor. Já em 2011, conseguiram se reunir com a formação original.

4. Hermética

Agora, uma das bandas mais emblemáticas do rock argentino. Fundada por Ricardo Iorio após a separação do V8, a Hermética se tornou um ícone do rock argentino e latino-americano como um todo!

Eles lançaram três álbuns de estúdio: Hermética (1989), Ácido Argentino (1991) e Víctimas Del Vaciamiento (1994). Porém, a banda se separou em decorrência de vários problemas entre os integrantes.

Muitas especulações surgiram em torno da separação, devido ao sucesso que a banda fazia na época. Depois do fim do grupo, Iorio criou a Almafuerte, enquanto três dos membros da Hermética se reuniram para criar a Malón.

5. Almafuerte

Fundada em 1995, esta é a banda com mais tempo de existência criada por Ricardo Iorio, que já havia participado de todo o cenário do rock argentino. Iorio se reuniu com Claudio Marciello e Claudio Cardaci para criar a Almafuerte.

O primeiro álbum, Mundo Guanaco, foi lançado no ano de fundação do grupo. A banda acumulou oito discos de estúdio até a sua separação. O último álbum foi Trillando la Fina (2012).

6. Rata Blanca

Certamente, Rata Blanca é a banda argentina de metal com maior relevância internacional. Fundada em 1985, tem mais de dez álbuns e centenas de apresentações em diversos países.

A banda nasceu dos ex-integrantes do icônico grupo de heavy metal argentino dos anos 80 já mencionado aqui: o V8. Nesse sentido, Walter Giardino e Gustavo Rowek decidiram criar o Rata Blanca integrando Saúl Blanch e Guillermo Sánchez.

Em 1988, lançaram o álbum de estreia homônimo, que foi um sucesso de vendas. Assim, ficaram realmente bem conhecidos na Argentina e tinham grande aceitação do público.

Dessa forma, o Rata Blanca passou a fazer turnês fora da América Latina. Atualmente, é considerada uma das maiores bandas de rock em espanhol que já existiram.

7. O’Connor

Criada por Claudio O’Connor, ex-membro da Malón e da Hermética, surge em 1998 como um projeto solo do vocalista. Depois da separação da Malón, o cantor se dedicou plenamente à nova banda, que já existia desde o período ativo do primeiro grupo.

A ideia do projeto segue o estilo musical de outras bandas que integrou. Na ativa até atualmente, O’Connor já lançou sete álbuns de estúdio.

Se você curtiu conhecer essas bandas argentinas de heavy metal, que marcaram a história da música latino-americano, envie este artigo para seus grupos de amigos!

Certamente, será muito agregador também para outras pessoas conhecer esses grupos lendários do rock em espanhol.

Foto de Amana Dias

Amana Dias

Tradutora e professora de espanhol, é apaixonada por música e trabalha como analista de revisão e produção de conteúdo do blog e site em espanhol do Cifra Club desde 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK