15 cantos da Quaresma para tocar no violão
Se você está procurando por inspiração musical para a Quaresma, veio ao lugar certo. Separamos os melhores cantos para tocar no violão violão e criar um ambiente de devoção e reflexão!
Para representar no violão toda a fé envolvida em um momento de consagração, é preciso dominar o que vai ser tocado. E isso envolve não apenas técnica, como também uma relação de entrega entre instrumentista e música. É o que vamos abordar nesta seleção dos cantos da Quaresma indispensáveis para este período!
Se você der uma pesquisada pela história do gospel, verá que o contexto muda, mas a música sempre tem um papel central nas igrejas. Esses hinos já passaram por diversos arranjos, instrumentos e interpretações, e agora é a sua vez!
Então, vamos lá aprender a tocar os principais cantos quaresmais?
Quais são os cantos da Quaresma?
Alguns dos principais cantos da Quaresma que você vai aprender a tocar são:
- Louvor e Glória a Ti, Senhor
- Agora, o Tempo Se Cumpriu
- Recebe, Deus Amigo
- Hosana ao Filho de Davi
- Eis o Tempo de Conversão
- Senhor, Eis Aqui o Teu Povo
- Tanto Deus Amou o Mundo
Então, bora para as dicas?
1. Louvor e Glória a Ti, Senhor
Louvor e Glória a Ti, Senhor traz trocas rápidas de acordes, sobretudo nos refrãos. Por outro lado, são shapes simples e todos próximos um do outro. Ademais, as estrofes contam apenas com G, D e C. Por fim, se você já tem certa experiência no instrumento, pode executar a melodia cantada também.
2. Agora, o Tempo Se Cumpriu
O ritmo de Agora, o Tempo Se Cumpriu é bem simples, apenas marcando o andamento em toques lentos revezados para cima e para baixo. Os 6 acordes da música, apesar de básicos, incluem 4 pestanas. São eles: E, C#m, F#, B, F#m e A.
3. Recebe, Deus Amigo
Os 7 acordes de Recebe, Deus Amigo podem ser tocados de cima para baixo, apenas na cabeça de cada compasso, soando como uma cama para o canto. O tempo é ternário, então atente-se à contagem. Além disso, 3 acordes são feitos com pestana: Gm, Bb e F. Mas, como a troca entre eles é lenta, a execução fica mais fácil.
4. Hosana ao Filho de Davi
Dos 9 acordes de Hosana ao Filho de Davi, os shapes de B7 e E9 merecem atenção especial. A harmonia é executada apenas como acompanhamento para o canto. Nesse sentido, você pode só palhetar os acordes para baixo, para manter a presença, a dinâmica e a beleza de um dos mais belos cantos da Quaresma.
5. Senhor, Eis Aqui o Teu Povo
Senhor, Eis Aqui o Teu Povo tem um certo groove e trocas de acordes um pouco mais rápidas. São 8 acordes relativamente simples, e a harmonia tem diferenças muito sutis entre o refrão e a estrofe. Então, ouça e pratique bastante para se acostumar com os detalhes da canção.
6. Eis o Tempo de Conversão
Com uma harmonia intuitiva e compassos ternários, Eis o Tempo de Conversão tem 11 acordes. Entre eles, fique ligado no G7+ e no A/G, que apresentam shapes menos usuais. As trocas entre os acordes são rápidas, mas o ritmo lento facilita.
7. Se o Grão de Trigo Não Morrer
Se o Grão de Trigo Não Morrer é tocada originalmente no piano, mas você pode adaptar para o violão sem problemas. A música possui 5 acordes, com shapes básicos e próximos uns aos outros. Ademais, a canção apresenta o solene clima dos cantos de Quaresma. Por isso, pede uma batida dinâmica, que valorize a mensagem cantada.
Está sendo super agregador aprender as cifras dos principais cantos quaresmais, não é mesmo? Se você tem interesse em continuar evoluindo musicalmente, não pode perder o curso de violão do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de cursos online!
8. Tanto Deus Amou o Mundo
Ao longo de seus 8 acordes, Tanto Deus Amou o Mundo reveza entre duas batidas de violão. No refrão, temos uma levada ternária, ou seja, compassos de três tempos: são 3 toques por acorde, um para baixo e dois para cima. Já na estrofe, um ataque lento na cabeça de cada compasso e um leve dedilhado ao longo dos versos.
9. Criai Em Mim Um Coração Que Seja Puro
Criai Em Mim Um Coração que Seja Puro tem um balanço envolvente. Ao todo, a música tem 6 acordes, sendo dois com pestana (Bm e F#m). Os demais shapes são os básicos A, G, Em e D.
10. Senhor Que Vieste Salvar
7 acordes fáceis, com apenas 2 pestanas, divididos entre um verso que se altera a cada parte e uma resposta entoada por um coro épico. Senhor Que Vieste Salvar tem trocas de acordes rápidas e uma batida que pede palhetadas com toques alternados para cima e para baixo.
11. Então, da Nuvem Luminosa
Após uma bonita melodia no violão da introdução, Então, da Nuvem Luminosa possui 4 pestanas entre seus 6 acordes. O refrão cantado em coro tem uma lenta marcação rítmica. Já na estrofe, apenas um ataque por acorde. Aqui, a intenção do violão é compor a harmonia que destaca o canto de aclamação para Quaresma.
12. João Batista Clamou no Deserto
Tocada em um dedilhado bastante rítmico, João Batista Clamou no Deserto varia em uma sequência de 3 acordes (todos com pestana): Cm, Gm e F. A dinâmica muda de acordo com cada parte da canção. Dessa forma, ganha mais ênfase no refrão, o que é um padrão tradicional nos cantos quaresmais.
13. Fiquei Foi Contente
Com um ritmo que lembra samba, tanto na melodia quanto na batida, Fiquei Foi Contente tem apenas 6 acordes: A7, Dm, Gm, A, D7 e D. Assim, essa música pode ser tocada com os dedos, de preferência em um violão com cordas de nylon. A ordem dos acordes se reveza no refrão e nas estrofes. A batida é rápida, mas as trocas são tranquilas.
14. Cordeiro de Deus
Um dos mais famosos cantos da Quaresma, Cordeiro de Deus conta com 5 acordes, e 4 deles têm pestana. A música pede uma marcação suave e um leve dedilhado, tocado lentamente.
15. Santo
Santo traz 8 acordes em toques revezados para cima e para baixo. As trocas são relativamente rápidas, e a sequência de acordes é longa. Então, ouça a música e treine bastante até decorar a ordem dos shapes.
Agora, que tal convidar os irmãos e irmãs para também aprenderem esses cantos da Quaresma que não podem faltar no seu culto? Para isso, compartilhe este artigo com a turma da sua igreja e prepare-se para momentos de muita fé e elevação!
Geraldo Paim
Jornalista e produtor de conteúdo. Fissurado em música e ligado em artes, história e crítica cultural. Cantor e compositor, além de tocar violão, guitarra, piano e baixo.