Cifra Club

15 cifras simplificadas de Fernandinho para tocar hoje

Aprenda os maiores sucessos do cantor Fernandinho, referência do gospel, de uma maneira fácil no violão!

Hoje vamos falar de um dos maiores cantores gospel do Brasil. Separamos aqui as melhores cifras simplificadas de Fernandinho para você tocar hoje mesmo no seu violão!

Fernandinho tocando violão olhando para o instrumento
Fernandinho é um dos principais rostos do cenário gospel atual (Foto: Reprodução/YouTube)

Suas músicas falam de um lugar muito particular e de uma relação incrível com o sagrado. Com muito amor em suas canções, Fernandinho exalta o nome de Deus tocando hinos de adoração e louvor.

Sendo assim, no papo de hoje, vamos conhecer algumas cifras deste nome tão importante da música gospel nacional!

Cifras simplificadas de Fernandinho

Todas as músicas aqui listadas são extremamente fáceis de tocar. Isso porque estão na versão simplificada. Isso significa que até iniciantes poderão tocá-las! Confira algumas canções que você vai aprender aqui hoje:

  • Grandes Coisas
  • Caia Fogo
  • Ainda Que a Figueira
  • Nada Além do Sangue
  • Todas As Coisas
  • Uma Nova História
  • Yeshua

Sem mais enrolação, bora conferir dicas facilitadoras para tocar as cifras simplificadas de Fernandinho?

1. Te Adorar

Primeiramente, coloque o capotraste na 4ª casa para tocar Te Adorar. A introdução conta com 4 acordes em uma sequência muito conhecida: Em, C, D e Am. Dos 7 acordes da música, dê mais atenção ao shape de D/F#, pois ele apresenta uma digitação peculiar.

2. Deus Não Está Morto

Em primeiro lugar, coloque o capotraste na 4ª casa. Em relação aos 5 acordes de Deus Não Está Morto, não há com o que se preocupar. Isso porque não há nenhuma pestana, e todos os shapes são conhecidos e simples de montar. Tente tocar enquanto ouve a canção para pegar a batida e as trocas de acordes.

3. Uma Coisa Peço Ao Senhor

Em Uma Coisa Peço Ao Senhor, o capotraste vai na 1ª casa. A música possui apenas 4 acordes, e a sequência em que eles são tocados é super tranquila: Am, Em, G e D. Afinal, nenhum deles precisa de pestana, e, com dedicação e prática, será bem tranquilo de tocar. Por fim, é preciso atenção às trocas de acordes.


4. Não Mais Escravos

De todos os 5 acordes de Não Mais Escravos, apenas 1 é feito com pestana (Bm). Os demais shapes são fáceis de serem montados. Embora a canção seja tranquila, uma dica é usar o metrônomo enquanto treina, uma vez que as trocas de acordes são feitas de forma relativamente rápida.

5. Seu Sangue

Para tocar Seu Sangue, você precisa de somente 6 acordes. Dentre eles, 2 são feitos com pestana (F#m e Bm). Em relação ao ritmo, use a batida de rock e lembre-se de atentar-se ao tempo em que cada acorde é tocado.

6. Jesus, Filho de Deus

Se você quer tocar Jesus, Filho de Deus, não se esqueça de pôr o capotraste na 4ª casa. Assim, a montagem dos 4 acordes se torna ainda mais simples, ficando com os básicos shapes de C, D, Em e G. Ademais, não se esqueça de ouvir a canção várias vezes para pegar o tempo de todas as trocas de acordes.

7. Grandes Coisas

Atente-se às pestanas que aparecem em C9 e F na cifra de Grandes Coisas. O restante dos 5 acordes é bem fácil de fazer, assim como a batida, que é básica. Caso tenha alguma dúvida, assista à nossa videoaula com todos os detalhes:

Quer aprender ainda mais músicas desse estilo e evoluir no instrumento? Então, não perca o curso de violão gospel do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online!

Curso de violão gospel do Cifra Club Academy

8. Caia Fogo

O tom original de Caia Fogo é Sol sustenido menor. Porém, na versão simplificada, vamos tocá-la meio tom acima, ou seja, em Lá. Assim, quase todas as pestanas são evitadas. Com isso, a canção fica com 4 acordes e apenas 1 pestana, que aparece em F. Se houver alguma dúvida, assista à nossa videoaula:

9. Uma Nova História

A cifra de Uma Nova História simplificada conta com 5 acordes. Embora os shapes tenham alguns nomes pouco usuais, não se assuste, pois a montagem de todos é bem fácil. Comece treinando os shapes de F#m7(11) e B4. Os outros são montados com apenas dois dedos. Para acompanhar todos os detalhes, veja a nossa videoaula:

10. Yeshua

Dos 4 acordes de Yeshua, somente um é feito com pestana (F#). No entanto, dê uma boa olhada no D#m, por conta da sua digitação, e no G#m, montado na 4ª casa, lugar pouco usual para iniciantes. Por ser uma música com andamento mais lento, tome cuidado para não adiantar ou atrasar nenhuma troca de acordes.

11. Ainda Que a Figueira

Com um conhecimento básico de acordes, você conseguirá tocar Ainda Que a Figueira sem grandes problemas. Ao todo, são 6 acordes, sendo 2 pestanas bem simples (Bm e F#). Para o ritmo, use a levada padrão ↓↓↑↑↓↓↑↓↑. Lembre-se de que as mudanças de acordes acontecem sempre após a sequência completa de batidas. Pintou alguma dúvida? Assista à nossa videoaula:

12. Único

Antes de mais nada, coloque o capotraste na 3ª casa. Os 6 acordes de Único são fáceis, porém dê uma olhada a mais no shape de G4. A batida também é básica, mas é importante ter cuidado com a dinâmica da canção, visto que a intensidade varia de acordo com cada parte da música.

13. Todas As Coisas

Para aprender a cifra simplificada de Todas As Coisas, não se esqueça de colocar o capotraste na 1ª casa. Essa música conta com apenas 5 acordes, sendo que somente 1 tem pestana (F). O ritmo segue o velho padrão ↓↓↑↑↓↓↑↓↑, mas algumas trocas de acordes são feitas no meio dessa sequência de batidas.

14. Galileu

Para tocar Galileu, você não terá grandes problemas. São apenas 5 acordes, sendo que o único menos usual entre iniciantes é o F7M, mas que é fácil de montar. Além disso, a batida é feita com apena toques para baixo, do início ao fim de música – cuidado para não perder o tempo ou acelerar. Confira a nossa videoaula com todos os detalhes:

15. Nada Além do Sangue

Para tocar Nada Além do Sangue, coloque o capotraste na 1ª casa. Depois disso, atente-se à única pestana que aparece entre os 5 acordes, no F#m. Os outros shapes são bem fáceis. Além do mais, o solo que aparece no início da música é tocado com a técnica de hammer on. Para aprendê-lo, você pode acompanhar tanto a tablatura quanto a nossa videoaula:

Aprender a tocar essas cifras simplificadas de Fernandinho, com certeza, te ajudou na sua evolução musical. Agora, você também pode aprender as versões completas das músicas do cantor!

E que tal investir ainda mais no aprimoramento de técnicas no instrumento? Para isso, inscreva-se no curso de violão gospel do Cifra Club Academy!

Com acesso à nossa plataforma, você terá a oportunidade de aprender de forma fácil, seguindo uma metodologia de primeira qualidade. Não perca mais tempo!

Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK