Cifra Club

6 erros que travam a evolução dos tecladistas

Há certos erros que travam a evolução dos tecladistas, impedindo que eles progridam. Sendo assim, preparamos este conteúdo especial para você que quer aprender como evoluir no teclado!

Mãos de uma mulher tocando teclado
Há erros básicos que tecladistas iniciantes normalmente cometerem (Foto/Freepik)

Evoluir no teclado é o objetivo de qualquer um que mexe com esse maravilhoso instrumento. Com algumas dicas, é possível acelerar esse processo.

Entre os erros que vamos abordar, estão a postura das mãos, velocidade ao tocar e a rotina de estudos. Todos esses pontos, e muitos outros, serão trazidos aqui com dicas de como corrigi-los.

Assim, você aprenderá como tocar teclado do jeito certo, independentemente do tipo de instrumento com o qual você está estudando.

Como evoluir rápido no teclado?

Estar atento às dicas que vamos passar, sem dúvida, fará com que você evolua rapidamente no seu instrumento. Isso porque, muitas vezes, uma simples mudança de postura do corpo ou das mãos é suficiente para aumentar a sua agilidade.

Dessa forma, você consegue fazer aquela nota ou escala que parecia impossível. É claro que nada disso substitui as horas de estudo. Mas, unindo estudo e as informações que traremos aqui, seu aprendizado será mais rápido.

Agora, vamos erros no teclado que você não pode mais cometer:

1. Não seguir o andamento da música

Muitas vezes, quando estamos começando a tocar teclado, acabamos acelerando o andamento da música. Dessa maneira, canções mais lentas ficam atropeladas pelo tecladista. Isso deixa a música embolada para quem está ouvindo, prejudicando a experiência sonora.

Caso você se encaixe no grupo dos “apressadinhos”, procure ficar mais relaxado. Para isso, comece com músicas mais simples e pratique muito. Ademais, fique atento se o seu som está limpo e se é possível identificar todos os acordes.

Se ainda não for o caso, não se preocupe. Todos os iniciantes são assim. Repita a música várias vezes, até ficar tudo nítido. Depois, pode acelerar ou desacelerar o quanto quiser.

Lembre também de sempre contar com um metrônomo para os estudos musicais. É uma ferramenta indispensável para quem precisa melhorar a questão rítmica.

2. Estudar teclado de modo desleixado

Quando começamos a tocar teclado, acabamos não prestando atenção em coisas essenciais. Se isso acontece, perdemos uma grande chance de evoluir e tornar nosso som cada vez melhor.

Sendo assim, uma das principais dicas nesse sentido é estar de olho nos momentos em que erramos alguma coisa na música. Parece uma dica simples, mas é primordial para que você evolua.

Na próxima vez em que for tocar e perceber que errou, pare a música naquele instante. Volte e pratique novamente. Faça isso até que o trecho em questão soe da maneira correta.

Nessas horas, é importante ter ao seu lado alguém que entende de música ou estar seguindo um método de estudo. Por isso, um professor ou mesmo vídeos na internet podem te ajudar.

Pensando nisso, recomendamos para você o Cifra Club Academy! A nossa plataforma de cursos online conta com professores experientes e vídeos que podem ser acessados a qualquer hora. Não deixe de conferir!

Curso de teclado do Cifra Club Academy

3. Desconhecer as funcionalidades do teclado

Pode parecer inimaginável, mas muitos tecladistas já estão há vários meses com o instrumento e não o conhecem por completo. Isso significa que alguns tecladistas deixam de lado vários timbres e opções que podem ampliar os horizontes sonoros. 

Ainda que sua intenção seja apenas tocar o instrumento por tocar, vale a pena ficar atento a tudo que ele pode te oferecer.

Portanto, não hesite em ler o manual de instruções. Lá, você terá todas as informações que precisa. Além disso, pesquise sobre o seu instrumento.

Não esqueça também de sempre testar cada uma das funcionalidades. Isso terá grande valor quando precisar descobrir novas sonoridades.

4. Tocar com a altura da estante desregulada

Esse pode ser um erro que você ainda não percebeu que comete. Mas, caso sua estante esteja na altura errada, você notará a diferença quando deixar tudo do jeito certo.

Uma vez que a altura não está correta, você começará a sentir dores nos braços ou nas costas. Com isso, pode se sentir desestimulado a tocar e começar a praticar por menos tempo.

Lembre-se: para saber a altura do teclado, junte os braços ao lado do tronco. Em seguida, faço um ângulo de 90° com o antebraço. Essa é a altura que seu teclado deve estar.

Ou seja, mais ou menos a altura do seu cotovelo. Assim, você consegue mover as mãos sem muito esforço e controlar corretamente a pressão que faz sobre as teclas.

5. Posicionar as mãos de maneira errada

Ainda com relação à posição, fique atento à postura das mãos, pois há uma maneira correta de posicioná-la sobre as teclas. Pode até parecer exagero, mas isso interfere muito em como evoluir no teclado.

O jeito certo de posicionar suas mãos para evitar erros no teclado é mantê-las ovaladas. Ou seja, imagine que está segurando uma bola de tênis na sua mão. É esse o formato que elas devem estar na hora que você for tocar.

Dessa maneira, você evita que outras partes da mão esbarrem nas teclas, produzindo um som indesejado.

6. Não manter uma rotina de estudos

Esse erro é comum em iniciantes de todos os instrumentos. O jovem músico prefere estudar várias horas num único dia da semana. Mas, com o passar do tempo, percebe que não consegue mais evoluir no teclado.

O grande problema é que o tempo entre um dia de estudos e o próximo faz com que seu corpo desaprenda o que viu na prática anterior.

Sendo assim, prefira estudar poucos minutos todos os dias. Vale mais 30 minutos a cada dia da semana do que 5 horas somente aos sábados, por exemplo.

Dessa maneira, revise sua agenda e encaixe um tempo para praticar o instrumento. Com isso, você perceberá uma grande evolução em poucas semanas.

Como pudemos perceber, as dicas mais importantes que trouxemos dizem respeito à postura, estudo e dedicação. Essas são, sem dúvida, as formas mais eficientes de como evoluir no teclado.

Portanto, estude com dedicação e atenção e mantenha sempre a postura corporal correta!

É possível aprender a tocar teclado sozinho?

Respondendo a pergunta de forma direta, sim, você pode aprender a tocar teclado sozinho. Porém, o acompanhamento de um professor para te auxiliar nesse caminho vai trazer uma série de facilidades. Por isso, existe o curso de teclado do Cifra Club Academy!

Nele, você encontra uma metodologia que facilita a aprendizagem. Com a excelente instrutora Luísa Mitre, a nossa plataforma oferece uma maneira eficiente de aprender evoluir no teclado.

Além disso, as aulas ficam gravadas e você pode acessá-las a hora que quiser. Assine o Cifra Club Academy e tenha o melhor aprendizado por um preço que cabe no seu bolso!

Foto de Guilherme Ferragut

Guilherme Ferragut

Jornalista, com mestrado em Divulgação Cultural e Científica pela Unicamp. Tem na música a grande paixão, por isso coleciona discos de vinil e está sempre aberto a novas experiências sonoras. Toca guitarra, baixo e violão. Escreve para o Cifra Club desde março de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK