8 dicas de como treinar sweep picking na guitarra
O sweep picking é uma técnica de palhetada em que você “varre” as cordas vizinhas em um único movimento contínuo, sempre na mesma direção.
Para te ajudar com essa técnica de guitarra, trouxemos algumas dicas para você aprender como treinar sweep picking! Vamos lá?
Como treinar sweep picking?
No sweep picking, é como se a palheta deslizasse naturalmente de uma corda para outra, em vez de alternar o movimento a cada nota.
Essa abordagem ajuda a ganhar velocidade em frases e arpejos com uma nota por corda — algo que costuma ser bem desafiador quando usamos a palhetada alternada.
Apesar de facilitar bastante nesse tipo de situação, o sweep picking pede muito controle da mão que palheta. Por isso, o segredo está na prática constante.
Uma vez que você compreendeu o conceito e o movimento básico da técnica, é hora de conferir 8 dicas de como praticar sweep picking. Acompanhe!
1. Ajuste o timbre
Apesar de não ser uma regra, é muito comum usar o captador do braço, pois ele tende a proporcionar um timbre mais aveludado, que ajuda a “colar” as notas e reforça a sensação de fluidez quando a técnica é bem executada.
Se você toca estilos como rock ou metal, é importante configurar um drive com saturação média.
Isso porque um som limpo demais não vai comprimir as notas o suficiente, enquanto um sinal muito sujo vai prejudicar o abafamento com a mão que palheta.
Agora, se você costuma tocar bastante com o timbre clean, pode ser interessante adicionar um pouco de compressão.
A palheta tem impacto direto no conforto e no timbre. Entre os vários tipos e modelos, as que têm entre 1 e 2 mm de espessura fornecem o equilíbrio ideal entre ataque e fluidez.
Ao mesmo tempo, as palhetas menores, como as de formato jazz, são muito utilizadas para sweep picking e outras técnicas avançadas.
2. Mantenha um movimento constante
Um erro muito comum no sweep picking é deixar a palheta dar pequenos saltos ou se afastar das cordas na hora de passar de uma para outra.
O movimento precisa ser contínuo e linear: toque a corda e, logo em seguida, apoie a palheta na próxima, mantendo sempre a sensação de “varrer” as cordas em um único gesto.
3. Sincronize as mãos
Se você quer saber como treinar sweep picking do jeito certo, precisa ter em mente que as duas mãos devem estar em perfeita sincronia!
Isso significa que a palhetada deve ocorrer no mesmo momento em que o dedo da outra mão aperta a corda.
Caso contrário, as notas soarão imprecisas, sujas e abafadas. Então, aqui vai um exercício para você observar essa questão:
4. Treine diferentes padrões de arpejos
A execução de arpejos é muito beneficiada com a técnica de sweep picking. Por isso, nada melhor do que treinar o movimento a partir dessa abordagem.
Recomendamos que você comece com arpejos de apenas três cordas para pegar o jeito. Inicie com o padrão básico, de ida e volta.
Conforme for ganhando confiança, aumente o número de cordas gradativamente, até chegar em seis.
Além disso, procure intercalar algumas cordas para tornar o padrão mais complexo. Confira um exercício de arpejo em três cordas com padrão simples para você começar:
5. Preze pela clareza das notas
Quando o som estiver sujo, truncado ou estranho, é sinal de que você ainda não está fazendo o sweep picking perfeitamente.
Por isso, você deve prezar pela clareza das notas. Os principais erros nessa técnica são falta de sincronia entre as mãos, falha no abafamento das cordas que não são tocadas e velocidade excessiva.
Aqui vai uma pequena lista de ações que vão te ajudar a obter mais precisão nos treinos de sweep picking:
- Treine sempre com metrônomo;
- Comece em andamento lento;
- Só aumente a velocidade quando a execução estiver perfeita;
- Grave enquanto toca para identificar erros.
6. Misture o sweep com palhetada alternada
Nem só de arpejos vive o sweep picking! A técnica também é muito eficaz quando misturada à palhetada alternada, principalmente em escalas e licks com três notas por corda.
Assim, você aproveita o melhor dos dois mundos para tocar com mais agilidade e precisão. Para treinar o sweep misturado à palhetada alternada, o lick abaixo é um ótimo ponto de partida:
7. Tire músicas com sweep picking
Agora você já pode tirar músicas conhecidas que usam a técnica de sweep picking! Porém, vá com calma: comece por trechos curtos, identificando as notas primeiro.
Inicie em um andamento lento, aumentando aos poucos até chegar à velocidade original. Depois, parta para o trecho seguinte até pegar o solo inteiro.
Nesse contexto, uma boa música para começar a treinar sweep picking é Welcome Home (Sanitarium), do Metallica. O solo da introdução é bem melódico e apresenta alguns licks simples com a técnica de sweep.
8. Insira sweep picking em improvisos
Uma vez que você tirou algumas músicas de outros artistas, é a hora de praticar o sweep picking em seus próprios solos e improvisos!
No começo, é normal que você queira fazer o movimento a todo instante, pois é um novo recurso muito legal.
No entanto, o intuito é que você amadureça o seu modo de tocar, inserindo a técnica em momentos específicos, de forma natural.
Para esse tipo de estudo, procure improvisar em cima de backing tracks. Se conseguir gravar para analisar o desempenho posteriormente, melhor ainda!
Aumente seus conhecimentos na guitarra com o Cifra Club Academy!
Agora que você sabe como treinar sweep picking do jeito certo, que tal aprender outras técnicas de guitarra? Caso você queira avançar ainda mais nos estudos, a grande dica é assinar o Curso de guitarra do Cifra Club Academy!
Criado por nosso time, você tem acesso a um conteúdo de qualidade, podendo acessar e estudar onde e quando quiser. Comece já!
Fernando Paul
Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.