O que é compasso musical? Aprenda como funciona
O compasso musical é o responsável pelo agrupamento dos tempos, a pulsação da música, em intervalos de tempo regulares.
Entender seu conceito envolve assimilar outros conceitos musicais sem os quais pode ser difícil entender para que serve o compasso na música. Então, bora lá aprender tudo sobre esse conceito? 🙂
Aprenda tudo sobre compasso musical e seus tipos
De uma forma bem abrangente, podemos dizer que música é uma combinação de sons que se intercalam com silêncios.
Tanto os sons quanto os silêncios acontecem em intervalos de tempo e possuem uma duração que está sempre atrelada a uma pulsação, e o compasso musical é quem agrupa esses pulsos.
Por exemplo, em uma festa de aniversário, batemos palmas enquanto cantamos Parabéns Pra Você. Cada uma das palmas representa a pulsação da música.
Por sua vez, cada uma dessas batidas de palmas é separada por intervalos de tempos iguais, mas que não criam ritmos.
A organização das batidas de palma ou pulsações pode ocorrer em agrupamentos de 2, 3 ou 4 tempos, por exemplo.
Dessa maneira, o compasso musical estabelece os intervalos de tempo e padrões rítmicos, organizando ritmos específicos, como o da melodia e dos acordes.
Isso permite que um grupo musical consiga tocar em sincronia. Para entender melhor, vamos explicar a fórmula de compasso.
Fórmula de compasso
Você já deve ter reparado que no início de uma partitura existe um número em forma de fração ao lado da clave. Ele é a fórmula de compasso.
O número de cima, chamado numerador, indica quantos pulsos vai ter o compasso. Por exemplo, o 2/4 tem dois pulsos. Já o compasso musical 3/4 tem três.
Independente de qual for o compasso, o primeiro pulso é mais forte, sinalizando o começo do compasso. Para compreender o número de baixo (denominador), temos que entender o que é figura rítmica no compasso musical.
Temos sete figuras rítmicas, sendo a primeira delas a semibreve, indicada pelo número 1. Depois vem a mínima, indicada pelo número 2, pois duas mínimas equivalem à duração de uma semibreve.
Nos compassos que vimos de exemplo, o denominador é o 4: a semínima. Seu número é o 4 porque é preciso quatro semínimas para termos o tempo de uma semibreve.
Logo, o tempo definido pelo compasso musical se relaciona com a pulsação da música, organizando o ritmo dentro da métrica.
Compasso simples
Nesse tipo de compasso, a subdivisão básica da pulsação é dividida em duas partes iguais.
No compasso 2/4, cada pulso pode ter uma nota ou um acorde tocado pelo tempo de uma semínima. Ou seja, com cada clique do metrônomo é tocada uma nota ou acorde.
Contudo, podem aparecer notas escritas na figura rítmica da colcheia, cuja duração é de meia pulsação.
Nesse caso, teremos uma nota tocando no primeiro clique do metrônomo e uma nota entre o primeiro e segundo clique. Uma terceira nota é tocada em simultâneo com o segundo clique e a quarta é tocada entre o segundo clique e o primeiro.
As notas entre os cliques são tocadas no contratempo. A marcha é tocada em 2/4, cuja acentuação é forte no primeiro pulso e fraca no segundo.
E qual a diferença entre o 2/4 e 4/4? Outro exemplo de compasso simples, o 4/4 tem dois pulsos há mais, sendo que o primeiro é forte, o terceiro é meio forte, o segundo e o quarto pulsos são fracos. A maioria do rock é em 4/4.
Compasso composto
Quando a subdivisão básica da pulsação se divide em três partes iguais, temos um compasso composto.
As figuras rítmicas estão naturalmente organizadas em divisões por dois. Portanto, elas não conseguem suprir a demanda de um pulso dividido em três partes iguais.
Isso é resolvido pelas figuras pontuadas que equivalem ao seu valor básico somado à metade desse valor. Por exemplo, uma semínima pontuada equivale a uma semínima somada a uma colcheia, ou também, três colcheias no total.
Dessa forma, a figura que equivale ao tempo em um compasso musical composto deverá ser pontuada, aceitando subdivisões em três partes iguais.
Nos compassos compostos o numerador representa a primeira subdivisão e não o pulso, indicando a quantidade de subdivisões por 3 de cada pulso.
Por exemplo, um compasso de dois tempos, em seu formato composto, possui seis subdivisões, pois é o resultado da multiplicação de 2 x 3. Já o denominador é multiplicado por 2, vez que os números das figuras seguem uma ordem binária, como:
- 2/4 = 6/8
- 3/4 = 9/8
- 4/4 = 12/8
Assim, entre os compassos compostos temos 6/8, 9/8 e 12/8.
Compassos mistos ou alternados
O compasso misto ou alternado é a somatória de duas ou mais fórmulas, que se alternam de forma cíclica.
Por exemplo, o compasso de 5 tempos é a alternância de um compasso de 2 com um de 3 e vice-versa.
O mesmo acontece com o compasso de 7 tempos, a somatória da alternância de um compasso de 4 com um de 3 tempos e vice-versa.
Amplie seus conhecimentos com o Cifra Club Academy!
Agora que você já entendeu o que é compasso musical, veio aquela vontade de aprender mais sobre notação, não é mesmo?
Por isso, queremos te convidar para se inscrever no Curso de partitura do Cifra Club Academy! Saiba tudo sobre claves, linhas suplementares, figuras rítmicas e muito mais. Aumente seus conhecimentos e faça já sua inscrição!
Carlos de Oliveira
Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.