Cifra Club

Evolução musical: Taylor Swift

É incontestável que Taylor Swift é uma das principais cantoras da atualidade. Quer os haters gostem ou não, a cantora de 27 anos conseguiu construir uma sólida carreira ao longo de dez anos de estrada, com seis álbuns lançados e mais de 150 indicações no Grammy.

Agora, Taylor  está prestes a lançar um novo álbum, intitulado Reputation (Gorgeous, a mais nova música que veio a público, foi lançada nesta sexta). Tudo o que foi adiantado é que a cantora mergulhou no universo do hip hop e dos sintetizadores para compor seu novo disco, mostrando que a garotinha que bombou com aquele country-pop-romântico ficou realmente para trás. “A Taylor Swift do passado não pode atender agora porque ela está morta”, diria a própria no trecho da provocadora Look What You Made Me Do.

A velha Taylor pode até ter ficado pra trás, mas a gente ainda a ama, viu, Taylor?

Por isso, vamos relembrar a trajetória da cantora rumo ao topo com cinco clipes marcantes. Esta é a evolução musical de Taylor Swift!

1. Tim McGraw

O primeiro hit de Taylor Swift saiu em 2006 e foi escrita quando a cantora estava no primeiro ano do Ensino Médio, sabendo que ela e seu namorado Drew Dunlap – que estava no seu último ano – teriam que terminar porque ele iria para a faculdade. Fofo, mas já víamos aí um sinal da sofrência que dominaria parte do repertório country da diva. A gente bem que gosta, né.

2. You Belong With Me

Nesse hit country-pop incontestável, Taylor Swift encarna a Kat Stratford (10 Coisas Que Eu Odeio Em Você) ou a Laney Boggs (Ela É Demais), enfim, qualquer protagonista de comédia romântica dos anos 90, a garota inteligente, interessante e tímida que vê o garoto por quem está apaixonada desfilando com a líder de torcida da escola. Taylor chegou ao topo do pop sendo a “garota comum”, total antagonista da popular do colégio – por isso mesmo que muitas garotas acabaram se identificando com o seu perfil (e You Belong With Me foi mais um recorde de vendas).

3. Back To December

Em Fearless Now, Taylor já tinha alguns relacionamentos com homens famosos na conta. Como muitos artistas, resolveu pegar como inspiração o seu momento de tristeza dos términos para compor. O que poderia ter sido uma fonte de inspiração possível para qualquer garota tomou dimensões gigantescas, já que não estamos falando de qualquer garota (mas sim, de Taylor Swift) e muito menos de qualquer rapaz (mas sim de Taylor Lauthner, John Mayer ou Harry Styles).

O resultado foi uma carreira consolidada em sucessos e também em polêmicas, já que os tablóides passaram a notar que qualquer nova especulação sobre um possível novo namoro da cantora poderia virar uma notícia quente e rentável.

4. I Knew You Were A Trouble

Red representa um desabrochar natural na carreira de uma cantora que se consolidou no showbizz tao nova. Em um primeiro impulso para sair das raízes country, Taylor já se arrisca em canções com uma pegada mais pop e até dançante.

O vídeo de I Knew You Were Trouble começa como qualquer clipe da Lana Del Rey, mas logo emerge o pop contagiante que daria um novo rumo musical para a cantora.

5. Blank Space

Já aos 25 anos e no sexto álbum de sua carreira, Taylor se mostra ainda mais confiante. Tinha deixado de ser a garota insegura que ficou sem palavras ao ver Kanye West roubar seu microfone no VMA, e já conseguia ver de forma crítica e até debochada as notícias falsas e especulações sobre seus relacionamentos. O resultado disso foi a letra ácida e sarcástica de Blank Space.

Esta autoironia misturada com crítica foi o ponto máximo que vimos de Taylor Swift como uma artista que sabe brincar com as possibilidades e se reiventar a cada momento. Mas isso foi antes de sair Look What You Made Me Do.

Agora só nos resta saber o que mais podemos esperar de Taylor Swift com o Reputation.

Para ouvir mais sucessos que construíram a carreira de Taylor Swift, ouça a playist da cantora no Letras!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK