10 cifras de modão sertanejo para tocar no violão hoje
Confira dicas facilitadoras para tocar as melhores cifras de modão sertanejo no violão.
Se você está a fim de aprender alguns clássicos da música sertaneja no violão, este é o lugar certo. Hoje, indicaremos nada menos do que 10 cifras de modão sertanejo, com dicas para facilitar a sua execução!
Em outras palavras, vamos contribuir ao máximo para o seu aprendizado dessas canções. Como resultado, o seu repertório musical e o seu conhecimento sobre violão sertanejo irão ganhar muitos pontos.
Curtiu a ideia? Então, prepare o seu violão e venha aprender cifras de modão sertanejo com a gente!
Quais as melhores do modão sertanejo?
Antes de mais nada, saiba que as músicas aqui listadas podem ser tocadas por todos os tipos de músicos, tanto iniciantes quanto avançados.
Caso você ainda não tenha muita experiência no instrumento, alguns desafios tendem a surgir. No entanto, com um pouquinho de treino, você será capaz de superá-los.
Confira as cifras de modão sertanejo que você vai aprender por aqui:
- Fio de Cabelo
- Tristeza do Jeca
- Dormi na Praça
- Pagode em Brasília
- Convite de Casamento
- Saudade da Minha Terra
- É o Amor
- Marvada Pinga
- Pense Em Mim
- Telefone Mudo
1. Fio de Cabelo – Chitãozinho & Xororó
Fio de Cabelo está na tonalidade de F e conta com 6 acordes, quase todos com pestana em sua formação. Mas não desanime, pois o ritmo lento facilita a mudança entre os shapes. Ao mesmo tempo, tenha atenção aos pequenos solos, que exigem algumas técnicas, como hammer on e slide. A nossa videoaula mostra tudo direitinho para você:
2. Tristeza do Jeca – Tonico e Tinoco
7 acordes fazem parte da cifra de Tristeza do Jeca, sendo 4 com pestana. Então, força nos dedos! A levada é bem lenta e pausada – portanto, ouça a música com atenção para identificar o ritmo certinho. Por fim, o arranjo tem um solo bonito, mas que não exige técnicas avançadas.
3. Dormi na Praça – Bruno e Marrone
Também no tom de F, Dormi na Praça tem 6 acordes simples, sem extensões fora da tríade. Porém, há duas pestanas na 1ª casa, que exigem maior concentração para as cordas não ficarem abafadas. Por outro lado, a batida não é das mais difíceis. A seguir, confira a videoaula deste hino de Bruno e Marrone:
Por falar em batidas, aqui vai uma dica para você que quer aprimorar seu conhecimento nas levadas sertanejas: confira o novo curso do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online!
4. Pagode em Brasília – Tião Carreiro e Pardinho
Pagode em Brasília tem apenas 4 acordes, todos com cordas soltas. São eles A7, D, D7 e G. O pulo do gato desse modão sertanejo está na batida rítmica, que é bem agitada. Além disso, há alguns solinhos que podem ser desafiadores para iniciantes, mas nada que não possa ser dominado com um pouco de estudo. Confira o clássico do mestre Tião Carreiro:
5. Convite de Casamento – Gian e Giovani
Em primeiro lugar, memorize as progressões de acordes de Convite de Casamento. São 15 shapes no total, alguns com baixos invertidos, pestanas e extensões. Para completar, a música começa com um dedilhado. Já no refrão, é a hora de cair na batida e subir a dinâmica. Essa também pode ser um desafio para iniciantes!
6. Saudade da Minha Terra – Belmonte e Amaraí
A icônica música Saudade da Minha Terra tem apenas 6 acordes no total, mas não se engane: apenas um não tem pestana. Por isso, você precisa ter resistência nos dedos para chegar ao final da canção. Além disso, a faixa tem a fórmula de compasso 3/4. Ou seja, segue uma métrica rítmica fora do convencional, o que pode dificultar um pouco a compreensão inicial.
7. É o Amor – Zezé Di Camargo & Luciano
Antes de tudo, repare que a intro de É o Amor possui um solo de guitarra que cita a melodia vocal. Também fica bem bonito no violão! Já falando da harmonia, os 8 acordes da música não apresentam grande complexidade, assim como a batida. Porém, os detalhes agudos de violão que ocorrem de vez em quando requerem certa atenção.
8. Marvada Pinga – Inezita Barroso
Se você queria um modão sertanejo com apenas 2 acordes, aqui está! A faixa Marvada Pinga pode ser tocada apenas com A e E. Nesse contexto, tenha atenção às variações de dinâmica da batida, assim como às pausas.
9. Pense Em Mim – Leandro & Leonardo
Assim que notamos que Pense Em Mim está no tom de Bb, imaginamos que vamos encarar algumas pestanas, né? Isso se mostra verdade, porque elas estão presentes em todos os 5 acordes da música. Porém, encare isso como uma oportunidade para treinar este fundamento! O ritmo simples e a ausência de solos acabam compensando esse desafio.
10. Telefone Mudo – Trio Parada Dura
Finalmente, aqui está uma das mais fáceis músicas sertanejas antigas da nossa lista! Telefone Mudo conta com apenas 3 acordes: A, D e E7. Uma dica é abafar os acordes no fim de cada compasso. Para compreender melhor isso, ouça a faixa original:
Esperamos que você tenha curtido as cifras de modão sertanejo que listamos aqui! Definitivamente, essas canções são verdadeiros patrimônios da música brasileira. Agora, você tem tudo para arrasar nas rodinhas de violão e nas festas de família!
Se você gosta de tocar sertanejo no violão, recomendamos fortemente que conheça o curso do Cifra Club Academy. É a melhor e mais rápida maneira de você dominar a linguagem do estilo!
Para melhorar, o preço é acessível, e há vários benefícios em se cadastrar:
- Acesso quando e de onde quiser (bastando estar conectado à internet);
- Materiais de apoio;
- Padrão Cifra Club de qualidade de ensino;
- Com apenas uma assinatura, acesso a todos os cursos da plataforma (são mais de 10);
- Lives e grupo no Telegram exclusivos para tirar dúvidas;
- Acesso automático ao Cifra Club Pro (que proporciona, entre outras coisas, navegação sem anúncios no site e recebimento de newsletter exclusiva).
Não perca mais tempo e faça a sua assinatura agora mesmo! Além disso, dê uma olhada no e-book gratuito sobre violão sertanejo. Essa é mais uma forma de aperfeiçoar suas habilidades no instrumento tocando este gênero musical histórico!
Fernando Paul
Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.