Cifra Club

As 20 melhores músicas de Chico Buarque para tocar

Aprenda a tocar as cifras de Chico Buarque no violão com as melhores dicas!

Todo mundo que gosta de música brasileira já quis, em algum momento, tocar um som desse artista. Por isso, preparamos esta lista com as melhores cifras de Chico Buarque para você poder tocar no violão!

Chico Buarque tocando violão em casa e cantando olhando para o lado
Estamos falando de um dos maiores poetas da história da música brasileira (Foto: Reprodução)

Entre os sons que separamos aqui, estão canções de todas as fases do artista. Por isso, se prepare para conseguir tocar vários estilos da MPB. Lembrando que traremos dicas que vão, de fato, te ajudar a executar tudo com perfeição.

As músicas mais famosas de Chico Buarque

Dono de um vasto repertório, Chico Buarque explora diferentes sonoridades. Ou seja, você vai evoluir em vários aspectos ao tocar suas músicas. Confira algumas canções da nossa lista de hoje:

  • João e Maria
  • Apesar de Você
  • Construção
  • Cálice
  • Cotidiano
  • Dueto
  • O Que Será (À Flor da Terra)

1. Meu Caro Amigo

Com 21 acordes, Meu Caro Amigo é uma música em que é preciso fragmentar o estudo. Assim sendo, ela é formada por três progressões de acordes, que se repetem quatro vezes ao longo da música. Portanto, comece treinando a primeira delas. Ficou legal? Passe a praticar a segunda. Depois que ela estiver tranquila, avance para a terceira. Como as mudanças dos acordes são rápidas, treine em um andamento mais lento, com a ajuda de um metrônomo.

2. Quem Te Viu, Quem Te Vê

Além de ser um excelente treino da batida de bossa nova, Quem Te Viu, Quem Te Vê é quase um curso de harmonia. Nesse sentido, ela tem 26 acordes, incluindo dissonantes, rápidas trocas entre eles. No entanto, esses acordes estão espalhados nas duas partes dessa música. Por isso, comece treinando só a primeira parte. Após dominá-la, passe para a segunda.

3. O Meu Guri

Mais um exemplo de como as cifras de Chico Buarque são complexas, O Meu Guri tem 28 acordes. Além disso, ela tem um rápido dedilhado na introdução e usa uma variação da batida de samba. Por isso, comece a parte com o dedilhado e depois treine a batida. Por fim, pratique em um andamento mais lento, pois algumas trocas de acordes são rápidas.

4. O Que Será (À Flor Da Terra)

Inegavelmente, O Que Será (À Flor Da Terra) é uma das melhores músicas de Chico Buarque. Com seus 42 acordes, podemos dizer que ela é praticamente outra aula de harmonia. Além disso, a faixa é um ótimo estudo da batida de samba. No entanto, é preciso, como de praxe, fragmentar seu estudo. Dessa forma, pratique as progressões de acordes do verso separadamente. Em seguida, vá para a do solo.

5. Dueto

Dueto é uma das cifras de Chico Buarque mais difíceis de tocar. Assim sendo, ela é um excelente treino de como tocar jazz no violão. Além disso, a música tem rápidas mudanças entre os seus 32 acordes. Portanto, treine-a por partes em um andamento mais lento.

6. Olhos Nos Olhos

Uma das melhores músicas de Chico Buarque, Olhos Nos Olhos tem uma batida relativamente fácil, assim como trocas de acorde não tão rápidas. Por isso, não vai haver grandes dificuldades em treiná-la por inteiro. Contudo, pelo fato de ter 29 acordes, estude-a por partes.

7. Jorge Maravilha

Essa é uma das raras cifras de Chico Buarque com poucos acordes. Assim sendo, Jorge Maravilha tem 10 acordes, entre os quais Am6, F#º e a pestana F são os mais trabalhosos. Além disso, ela tem uma batida bem tranquila também, sendo uma das poucas músicas deste repertório que dão até para tocar com palheta.

8. Iolanda

Além de ser uma das melhores músicas de Chico Buarque, Iolanda é outra entre as raras cifras com poucos acordes do compositor carioca. Dessa forma, entre seus 6 acordes, apenas o D/F# vai demandar mais dedicação. Ademais, ela é uma música lenta, facilitando as transições de acordes e o seu treino de forma geral.

9. Gente Humilde

Com um andamento lento e uma batida fácil, Gente Humilde é uma das cifras de Chico Buarque boas para iniciantes que querem passar para o nível intermediário. Entre seus 14 acordes, temos 10 dissonâncias com formatos mais complexos. Porém, ao treinar essa música por partes, a assimilação deles se torna mais tranquila.

10. Samba e Amor

A introdução e o primeiro verso de Samba e Amor são ótimos estudos de dedilhado. A partir do segundo verso, começa uma batida de bossa nova. Por isso, treine primeiro o dedilhado e depois a batida. Apesar de ela ter um andamento lento, pratique mais devagar ainda, se achar necessário.

Aprenda novas técnicas, aprimore a execução de acordes e fique fera nas batidas com o curso de violão do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de aulas online!

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. Valsinha

Excelente música para quem está querendo passar do nível iniciante para o intermediário, Valsinha tem 8 acordes. 3 deles têm pestana (Cm, Fm e G7). Os outros 5 são dissonâncias com formatos mais complexos. Porém, o F#º, o e o G#º possuem o mesmo formato, precisando só arrastar a mão uma casa para tocá-los. Por fim, o ritmo de valsa é bem fácil de fazer, ainda mais que a música tem um andamento bem lento.

12. Geni e o Zepelim

Além de ser uma das melhores músicas de Chico Buarque, Geni e o Zepelim é ótima para treinar dedilhado. No entanto, recomendamos essa música para quem está querendo passar do nível intermediário para o avançado, pois ela tem muitos acordes com formatos bem difíceis. Além disso, o dedilhado é bem rápido. Por isso, treine-a em um andamento mais lento e não deixe de conferir nossa videoaula:

13. Cotidiano

Cotidiano está entre as cifras de Chico Buarque mais indicadas para quem quer melhorar batida e aprender acordes mais complexos. Assim sendo, dos seus 10 acordes, 3 possuem pestana (Bb, F7 e Gm). Os outros 7 são dissonantes, com shapes que vão demandar uma boa dedicação até você conseguir montá-los com tranquilidade. Por isso, como de costume, pratique essa música em um andamento mais lento.

14. O Caderno

Comece treinando O Caderno pela progressão de acordes do acompanhamento do solo. Depois que essa parte estiver legal, pratique a sequência de acordes do último verso. Dessa maneira, será mais fácil e rápido assimilar as outras duas progressões dessa música, que são mais complexas. Se achar necessário, pratique em andamento mais lento, embora essa música já não seja nada rápida.

15. Cálice

Uma das melhores músicas de Chico Buarque, Cálice tem que estar presente na nossa lista. Outro excelente estudo de dedilhado e acordes dissonantes, essa música é indicada para estudantes de violão de nível intermediário buscando evoluir para o avançado. Ela tem duas partes. Portanto, pratique-as separadamente e, como sempre, em um andamento mais lento.

16. Roda Viva

Um de seus maiores sucessos, Roda Viva está entre as cifras de Chico Buarque mais indicadas para treinar a batida de samba. Recomendamos começar os estudos dessa música pelo refrão. Depois que você estiver tocando certinho, passe para o treino do verso. Por fim, pratique a introdução e atente-se para os acordes B6(9) e D6, pois seus shapes são bem complexos.

17. Construção

Clássico absoluto, Construção é uma das cifras de Chico Buarque que mais demandam estudo, paciência e dedicação. Além de ter uma batida peculiar, ela possui 32 acordes. Por isso, treine-a por partes, pois a maioria desses acordes são difíceis de fazer. No entanto, ela só tem uma pestana, no shape de B7(4), facilitando um pouquinho o estudo desse grande sucesso.

18. Apesar de Você

Com seus 26 acordes e sua rápida batida de samba, indicamos que apenas quem já está em um nível avançado tire Apesar de Você. Assim sendo, até mesmo esse pessoal vai encontrar o que estudar nessa música para evoluir mais ainda. Por exemplo, a divisão do ritmo de samba entre os acordes, que, por sua vez, são trocados rapidamente. Portanto, vá estudando essa música aos poucos, com paciência e dedicação, e acompanhe nossa videoaula:

19. A Banda

A Banda é um bom desafio para os iniciantes que querem evoluir no violão. Assim sendo, ela só tem uma pestana (F#7) entre seus 13 acordes. Além disso, 5 dos seus acordes dissonantes não são tão complexos, sendo uma ótima porta de entrada para começar a prática desse tipo de formato. A batida dela não é um bicho de sete cabeças. Por último, treine em um andamento mais lento e não deixe de conferir nossa videoaula:

20. João e Maria

Encerrando nossa lista com uma das melhores músicas de Chico Buarque, o que mais demanda atenção em João e Maria são as trocas de acordes. Assim sendo, elas não são tão rápidas, mas muitas delas envolvem shapes que não são nada parecidos. Ou seja, é preciso mudar totalmente os dedos de posição. Por isso, treine essa música por partes e, mais uma vez, em um andamento mais lento. Para facilitar, você pode contar com a ajuda de mais uma videoaula:

Agora você sabe tudo o que precisa para tocar as cifras de Chico Buarque. No entanto, se quer evoluir mais, não deixe de conhecer o Cifra Club Academy!

No curso de violão da nossa plataforma, você terá aulas de excelente nível técnico, com ótimos instrutores e focadas na sua evolução musical. Além disso, as aulas são online. Ou seja, você estuda quando e onde quiser.

E tem mais! Saca só os benefícios que você vai ter ao se inscrever na plataforma:

  • Lives para tirar dúvidas;
  • Materiais de apoio;
  • Grupo exclusivo no Telegram;
  • Acesso a outros cursos da plataforma com a mesma assinatura;
  • Acesso ao Cifra Club Pro.

E o melhor é que tudo isso está disponível por um preço bem acessível! Então, não perca mais tempo e inscreva-se já!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK