Cifra Club

Aprenda como tocar jazz

Em algum momento da vida do músico, ele se pergunta: como tocar jazz? Por mais que seu gênero favorito seja outro, ele desperta curiosidade em qualquer instrumentista. Quem nunca se deparou com improvisações escalafobéticas de grandes artistas como Miles Davis, Herbie Hancock ou Bill Evans e não ficou minimamente espantado com tudo aquilo!?

John Coltrane tocando saxofone
John Coltrane é uma lenda da musicalidade do jazz (Foto/Reprodução/Internet)

Por ser uma música pautada na criatividade, a prática da improvisação é a grande sacada deste gênero musical. Isso significa que cada músico toca e, consequentemente, improvisa de maneira única sobre as mesmas músicas. O tema – como os jazzistas chamam as canções – acaba se tornando um pretexto para que cada um imprima seu estilo.

O universo jazz

Sempre que vamos conhecer algo novo é importante estudar o maior número de informações sobre aquilo. No jazz, a coisa não é diferente. Muitas vezes, ele é visto como “música para músicos” ou algo direcionado a poucos. Mas nada disso é verdade!

O mais importante é construir um caminho sem atropelar. Conhecer a história do jazz, para depois mergulhar nas canções, é algo bem interessante. Diante disso, preparamos um passo a passo para você se aventurar na prática do maior gênero do século passado. Portanto, venha com a gente aprender como tocar jazz!

Conheça a história do jazz

Quem nunca ouviu falar de swing, bebop, cool jazz ou hard bop? Por ser uma maneira de fazer música que começou por volta dos anos 30 e perdura até hoje, o jazz possui algumas subcategorias. Logo, diversos artistas transitaram por quase todos esses estilos e deixaram seu legado em diferentes momentos na história do jazz.

Melodia

O primeiro passo para entrar no mundo do jazz é ouvir a melodia. Ela será o fio condutor de todas as canções. É através dela e da harmonia que o músico se localiza para improvisar. Por isso, ouça várias vezes a canção que você mais gosta e aprenda toda a melodia.

Harmonia

A harmonia é outra categoria importantíssima do jazz! Da mesma forma que os músicos improvisam melodicamente, alguns fazem o mesmo com a harmonia. Ela funciona como uma superfície onde os instrumentistas se apoiam para improvisar. Ouça diferentes versões da mesma música e procure notar as peculiaridades harmônicas. 

Ritmo

Diante da vastidão melódica e do território traiçoeiro da harmonia, o ritmo funciona como um guia no jazz. O beat, como costumam chamar os músicos de jazz, liga a melodia à harmonia. Fique atento na hora de reconhecer esse elemento nas canções de jazz, pois ele pode te enganar.

Forma

O mapa do tesouro está aqui! Uma vez que todos os outros elementos estão claros, é hora de se ligar na forma. Aqui é onde o músico sabe qual o próximo passo na música. Geralmente, as músicas possuem a forma A A B A em comum. Isso significa que a primeira parte é tocada duas vezes consecutivas e um trecho diferente é tocado em seguida. Parece confuso, mas nada que muita escuta não resolva!

Backing tracks

Tocar junto com alguém é um excelente caminho para o aprendizado. No entanto, nem sempre é possível conseguir amigos para tocar jazz. Por isso, o uso de backing tracks ajuda muito na hora de estudar. Com uma banda só para você fica fácil reconhecer os elementos do jazz. Portanto, não deixe de fazer uso delas para aprimorar seus conhecimentos teóricos na prática!

Toque solos de outros instrumentos

Por ser um gênero onde a improvisação é o principal elemento, fazer diferentes solos é uma boa maneira de tocar jazz. Ouça interpretações diversas e, principalmente, toque solos de outros instrumentos. Esse exercício de transposição ajuda você a entender melhor como improvisar.

Crie seu próprio jeito de tocar

Você não vai tocar igual aos grandes músicos de jazz! Ler essa frase fora de contexto pode desanimar bastante, mas a ideia aqui é um pequeno alerta para quem deseja tocar jazz. Lembre-se de duas coisas:

  • O jazz, assim como qualquer gênero, requer muito estudo. Por isso, tenha muita paciência com você mesmo. Estude um pouco todos os dias e siga o seu ritmo;
  • Os grandes improvisadores do jazz se tornam gigantescos depois de muita “ralação”. Ou você acha que Coltrane criou um dos seus solos mais consagrados da noite para o dia?

Estude, estude e estude!

Quem nunca ouviu o velho ditado “a prática leva à perfeição”? Conhecendo mais sobre o jazz, essa máxima se torna imbatível. Por isso, estude bastante! Aprenda mais sobre os músicos, sobre as trajetórias, sobre o repertório etc. Só não vale esperar o improviso cair do céu na hora do solo, hein!

Ouça muito jazz!

Ouça a maior quantidade possível de música! Às vezes esquecemos de que ouvir também é estudar. O momento sem o instrumento nas mãos é tão ou mais importante do que a própria execução. Afinal, como conquistar aquele “sotaque” do jazz sem escutar alguém improvisando? Portanto, ouça muito, bastante, o tempo todo!

Pronto para improvisar?

Depois de conhecer mais sobre a musicalidade desse fascinante gênero, é hora de mergulhar nos estudos! No Cifra Club Academy os elementos do jazz são analisados de perto pelos melhores professores! Tudo isso na hora que você quiser e com um valor que cabe no seu bolso. Então… pronto para improvisar? Simbora nessa!

Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK