Cifra Club

Aprenda a tocar as 5 melhores músicas de rock nacional dos anos 2000

Rapaz cabeludo e tatuado tocando violão

O pop rock brasileiro dos anos 2000 combina é perfeito para tocar no violão (Divulgação)

O começo da década de 2000 foi há quase 20 anos! Naqueles tempos, pode apostar, o cenário da música eram bem diferente do que vivemos hoje. Pra começar, a MTV Brasil ainda era muito relevante na formação musical do público brasileiro. Além disso, os artistas de pop rock frequentavam as paradas de sucesso e tinham muito mais espaço nas rádios e TVs.

Bons tempos, não é mesmo? A real, é que esse nosso “momento nostalgia” poderia durar o post inteiro! Porém, o ideal é manter o foco na música, pois, assim, você vai relembrar e/ou aprender a tocar canções que foram hits de uma época tão bacana. Sendo assim, se liga só nas  que você aprenderá hoje:

  • Luz dos Olhos
  • Razões e Emoções
  • À Sua Maneira
  • Equalize
  • Ela Vai Voltar

Os títulos acima são bem familiares, concorda? Se você era muito criança nos anos 2000, certamente viu seus irmãos ou primos mais velhos curtindo essas canções. Bora lá fazer um som? Afine aí o seu violão, prepare a voz e bom aprendizado 🙂

Luz dos Olhos – Cássia Eller

Criação de Nando Reis, Luz dos Olhos é um dos grandes hits da carreira da saudosa Cássia Eller. Parece que foi ontem, mas, o sucesso dessa canção rolou em 2001, quando a artista gravou o Acústico MTV. No final daquele mesmo ano, justamente quando vivia o momento mais popular de sua curta trajetória, Cássia veio a falecer. Saudades eternas dessa roqueira tão emblemática e autêntica, viu…

Razões e Emoções – Nx Zero

No ano de 2006, depois de dois alguns trabalhos lançados de forma independente, a banda Nx Zero lançou seu primeiro disco por uma grande gravadora. Enfrentando a desconfiança da ala mais conservadora de fãs de rock nacional, o Nx conquistou seu espaço e fez com que muita gente cantasse Razões e Emoções a plenos pulmões.

À Sua Maneira – Capital Inicial

Em 2001, ou seja, há quase 20 anos, o Capital estava diante do maior desafio da carreira: sobreviver ao sucesso ímpar do Acústico MTV. Com seu álbum desplugado, os caras venderam mais de 1 milhão de cópias e mostrou seu som para cidades do interior de todo o Brasil.

Capa do disco Rosas e Vinho Tinto, da banda Capital Inicial

O Capital Inicial na época do lançamento do hit À Sua Maneira (Divulgação)

O primeiro momento musical dessa nova etapa do quarteto foi À Sua Maneira, versão em português para um dos hits da banda Soda Stereo, ícone do rock argentino. A aposta foi certeira e, como não poderia ser diferente, a banda brasiliense firmou os dois pés no panteão dos gigantes do pop rock brasileiro.

Equalize – Pitty

Em 2003, o pop rock nacional foi nocauteada pelo disco de estreia da Pitty. Batizado Admirável Chip Novo, o álbum rendeu 6 singles e recolocou o rock com temperos baianos na prateleira de cima da cena. Uma das canções mais emblemáticas do CD foi Equalize, uma música ideal pra mandar pro crush 😉

Ela Vai Voltar – Charlie Brown Jr.

Há cerca de 15 anos, o Charlie Brown Jr. lançou o seu sétimo álbum de estúdio. O disco marcou mudanças intensas na escalação da banda, isto é, foi o primeiro trabalho sem ChampignonMarcão e Renato Pelado. Contando com Chorão e Thiago Castanho, membros fundadores, o CBJR conseguiu inovar e aumentar sua sólida base de fãs. Além de ter tocado bastante nas rádios e na MTV, a música Ela Vai Voltar foi bastante importante para que “caras do Charlie Brown continuassem invadindo a cidade”.

Continue aumentando seu repertório

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK