Cifra Club

Confira as músicas difíceis de tocar no violão

Desafie suas habilidades com nossa lista de músicas difíceis de tocar!

Quando foi a última vez que você se desafiou a tocar uma música que coloca em prova suas habilidades? Hoje trouxemos algumas músicas difíceis de tocar no violão!

Existem canções, nacionais e internacionais, que demandam uma maior experiência e desenvoltura, e por isso te fazem evoluir de nível.

Se aprofundar em acordes, ritmos e técnicas de violão é essencial para adquirir maior versatilidade musical e ampliar seu repertório. Então fique com a gente até o final e confira as melhores dicas para tocar músicas mais complexas!

Desafie-se aprendendo 5 músicas difíceis de tocar no violão

Sem mais delongas, chegou a hora da verdade! Abaixo, listamos 5 músicas ricas em técnicas avançadas e acordes complexos.

Vamos testar e aprimorar suas habilidades? Veja a setlist especial que preparamos para hoje:

  • Hotel California
  • Chega de Saudades
  • Neon

E mais!

1. Hotel California — Eagles

Começando nossa lista com Hotel California, uma música difícil de tocar, porém, não possui acordes complexos.

O primeiro ponto é que ela conta com três violões, que fazem coisas distintas. Veja um panorama da dinâmica de cada violão:

  • Violão 1: Toca partes com dedilhado e solo, com técnicas de slide hammer on e pull off. 
  • Violão 2: Executa dedilhados e toques para baixo e para cima. Para tocar as cifras, é preciso posicionar o capotraste na sétima casa.
  • Violão 3: Toca solos repletos de slide, hammer on e pull off; também há partes com dedilhado.

Sugerimos que, para os três violões, você estude uma parte de cada vez. Isso evita possíveis confusões, e ajuda a identificar as características de cada estrofe.

Na videoaula a seguir, você pode conferir a explicação detalhada de cada momento da canção!

2. Chega de Saudades — João Gilberto

Chega de Saudades é tocada com o ritmo de Bossa Nova. O ponto de atenção está nas transições e em não perder o tempo durante essas passagens. Se considerar necessário, pratique verso por verso, com calma, e de olho nas tablaturas.

O número de acordes é bastante elevado, ao todo são 39! Alguns são mais simples, como Am, já outros, são mais complexos e irão explorar o braço do violão nas casas 5, 6 e 7.

3. Neon — John Mayer

Neon possui uma particularidade na afinação: a corda E (grave) deve ser afinada em C. Outro ponto de atenção é que diversos acordes são tocados utilizando o polegar, o que dificulta bastante para quem não domina essa técnica.

A música toda exige desenvoltura para tocar os grooves junto de slides e outras técnicas, como bend e pull off.

No refrão e em outras partes entram as batidas, que contam com alguns toques abafados para dar um efeito bacana.

Essa é uma canção de nível bastante avançado. Por isso, não desista e conte com nossa videoaula para te apoiar nesse desafio!

4. Sapato Velho — Roupa Nova

Os solos de Sapato Velho aparecem na introdução e também no meio da música. Para tocá-los, é preciso dominar as seguintes técnicas: hammer on, pull off, slide, vibrato e harmônicos naturais.

O ritmo segue a mesma base do começo ao fim, mas devido às transições dinâmicas dos acordes, haverão variações. Inclusive, tenha atenção nessas passagens.

Os acordes são 44 ao todo! E repare que, em determinados trechos da música, alguns deles estão em formas diferentes das mais habituais.

5. Onde Anda Você — Tiago Nacarato

Para tocar Onde Anda Você lembre-se de colocar o capotraste na segunda casa, para subir um tom. A introdução conta com um solo e uma sequência de pull offs. Comece praticando mais devagar e aumente a velocidade conforme conseguir.

A partir da introdução, o ritmo é tocado dedilhado, em uma levada de bossa nova. Fique de olho na tablatura para saber como ficará a dinâmica em cada parte. No refrão final há uma variação, com um efeito diferente para tocar o ritmo.

Aqui o número total de acordes é igual a 20. Dentre eles, algumas formas são mais simples e outras mais complexas de executar. Confira a videoaula completa e fique por dentro de todos os detalhes dessa canção.

Músicas difíceis de tocar na guitarra

Então, como foi enfrentar as músicas difíceis de tocar no violão? Esperamos que tenha aproveitado para curtir esses sons incríveis e evoluir seus aprendizados.

E agora que você já está craque no violão, amplifique ainda mais seus conhecimentos e confira nossa lista de músicas difíceis de tocar na guitarra!

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK