Aprenda a tocar 10 músicas do Pixinguinha no violão
Se você é amante de violão e da música brasileira, este artigo é para você! Aprenda a tocar as mais belas composições de Pixinguinha com nossas dicas certeiras.
Fala, futuro mestre do violão! Pixinguinha é nada menos do que um dos maiores músicos e compositores da história da música brasileira. Então, você já sabe o que isso quer dizer, né? Que não podem faltar as faixas dele em seu repertório! Nesse sentido, hoje é o dia em que vamos te ensinar a tocar as melhores músicas do Pixinguinha.

Em outras palavras, listamos 10 sucessos do saudoso maestro carioca, com dicas preciosas para que você acerte a mão ao executar essas músicas.
Além disso, incluímos link para as cifras do Pixinguinha e vídeos de apoio. Ou seja, deixamos tudo mastigadinho para facilitar a sua vida!
Portanto, alongue os braços, afine o seu violão e venha aprender as músicas do Pixinguinha com a gente!
Melhores cifras do Pixinguinha para tocar
Antes de mais nada, cabe ressaltar que algumas músicas do Pixinguinha não são das mais fáceis. Porém, se você é iniciante, não desanime, pois estamos aqui para te ajudar nessa jornada.
Em seguida, confira as principais canções do artigo de hoje:
- Carinhoso
- Rosa
- Samba na Areia
- Naquele Tempo
- Yaô
- Batuque na Cozinha
Ok, chega de delongas. Bora aprender a tocar as cifras de Pixinguinha no violão!
1. Gavião Calçudo
As convenções são muito importantes em Gavião Calçudo. Então, o ideal é ouvir bem a música para tirar essas passagens. Porém, se você ainda é iniciante no instrumento, foque apenas na harmonia da música, que inclui 18 acordes. Nesse sentido, faça uma levada simples sem palheta, com o polegar nos bordões (cordas mais graves). Já as cordas primas (mais agudas) devem ser tocadas com os dedos indicador, anelar e médio.
2. Mundo Melhor
O samba Mundo Melhor é totalmente alto-astral. Essa característica se reflete na batida, que deve ser rápida. A cifra apresenta 6 acordes básicos no tom de Lá maior, sendo metade deles com pestana. Tenha atenção às mudanças de acordes. Uma dica é observar quais dedos estão próximos entre um shape e outro, facilitando a movimentação.
3. Um a Zero
O ritmo talvez seja o maior desafio de Um a Zero. Isso porque a música tem o andamento bem para frente, o que acelera as trocas de acordes. Ao mesmo tempo, os baixos são “vivos”, exigindo destreza e confiança. Não tem jeito: é preciso praticar bastante, começando mais devagar. Aos poucos, aumente a velocidade até chegar no andamento original da canção.
4. Ingênuo
Antes de tudo, já adiantamos que Ingênuo possui um vasto leque de shapes: são 49 acordes no total, para ser mais exato. Então, o primeiro passo é aprender os formatos e memorizar as progressões de cada parte. O violão mescla dedilhados com levadas, apresentando também as famosas baixarias. Não desanime, pois com estudo você chega lá!
5. Batuque na Cozinha
Continuando a lista de músicas do Pixinguinha, apenas 5 acordes compõem a cifra de Batuque na Cozinha. Então, sem sustos quanto à harmonia! Ao mesmo tempo, a batida não é das mais difíceis. Usando os dedos, intercale os bordões com as cordas primas. Se conseguir, faça as notas graves de passagem, que abrilhantam a linha de violão.
Sentindo que ainda tem muito a melhorar nas seis cordas? Então, não perca o curso de violão do Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online!
6. Yaô
A música Yaô possui 16 acordes no total, sendo alguns com baixos invertidos, sextas, sétimas e nonas. Trata-se de uma bela oportunidade para você evoluir no aspecto harmônico! Novamente, a levada deve ser executada com os dedos, marcando bem o ritmo e sem oscilar o andamento.
7. Naquele Tempo
A levada calma de Naquele Tempo facilita a execução no violão, pois dá para sempre mentalizar o próximo acorde. Porém, certifique-se de tirar as linhas nas cordas graves direitinho, pois fazem toda a diferença no arranjo. Além disso, fique ligado nas convenções, que são bem destacadas!
8. Samba na Areia
Embora Samba na Areia apresente apenas 6 acordes relativamente fáceis de montar, a canção esconde alguns macetes. O primeiro está nas passagens nos bordões, que exigem precisão e firmeza. O outro está na levada, que é bem agitada. Assim, você vai precisar de resistência para terminar a performance sem se cansar. Portanto, treine bastante!
9. Rosa
Esta gravação de Rosa não possui predominância do violão no arranjo, mas você pode adaptar facilmente. Olha só: já que a levada é em compasso ternário, execute o primeiro tempo tocando o bordão dos acordes. Já nos outros dois tempos de cada compasso, toque as cordas primas em conjunto. Tudo isso apenas com os dedos, sem palheta, combinado?
10. Carinhoso
Por fim, a tão aguardada cifra de Carinhoso! A música apresenta 47 acordes. Logo, tenha paciência para memorizar todos eles. Alguns shapes têm grandes aberturas, exigindo mais esforço e elasticidade. Nesse sentido, comece com um dedilhado padronizado. Em seguida, faça uma levada singela e não esqueça das baixarias. Para tocar esse clássico, confira nossa videoaula completa:
Como evoluir no violão?
E aí, curtiu as dicas de como tocar as músicas do Pixinguinha no violão? Definitivamente, ele foi um exímio compositor, com harmonias e melodias fora de série.
Agora, você pode honrar o legado de um dos maiores nomes da música brasileira ao tocar essas canções para seus amigos e familiares. Demais!
Por fim, deixamos aqui um convite especial: torne-se um aluno do curso de violão do Cifra Club Academy e evolua, de fato, no instrumento! A nossa plataforma online de estudo de música segue um método pensado totalmente no seu desenvolvimento musical.
Assim, você terá acesso a aulas de excelente qualidade, de onde e quando quiser, com materiais de apoio bastante completos. Ah, e o valor é acessível, viu? Portanto, inscreva-se agora mesmo!
Fernando Paul
Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

