Cifra Club

Tudo sobre o pedal duplo de bateria

Um guia completo para você que deseja evoluir na bateria!

Se você sempre quis aprender sobre o pedal duplo de bateria e não sabe por onde começar, separamos algumas dicas que vão te ajudar!

Primeiro, é importante entender o básico de como tocar bateria e a função que cada parte do instrumento exerce. Vamos lá?

Aprenda como usar o pedal duplo de bateria

O pedal de uma bateria é um equipamento que, quando acionado pelo toque do pé, entra em contato direto com o bumbo do instrumento, produzindo o som da peça.

Um sistema de molas que compõe sua estrutura é pressionado ao ser acionado. Assim, o batedor faz um movimento de ataque, mas retorna à sua posição inicial logo depois.

O apetrecho fica posicionado, no caso de um pedal simples (que é mais comum), em frente ao bumbo, próximo à perna direita do músico (para os destros).

Ele é composto, principalmente, por duas peças: a sapata, onde o pé do músico pressiona, e o batedor, ativado pela sapata e parte que toca a pele do bumbo.

A estrutura do pedal duplo

o pedal duplo é composto por dois pedais independentes, ligados por um extensor que sustenta o batedor. Um dos pedais continua posicionado próximo ao bumbo e outro fica perto do chimbal.

O segundo pedal adicionado não possui um batedor. A extremidade que entra em contato com o bumbo é fixada no pedal principal.

A função de um pedal duplo

A sonoridade que o pedal duplo produz é muitas vezes associada ao som frenético de uma metralhadora.

Isso acontece devido às notas graves do bumbo que são tocadas alternadamente, seja em viradas ou não. O equipamento possibilita que o músico toque em um ritmo mais acelerado.

Além disso, permite que componha subdivisões de tempo mais complexas em levadas que não são necessariamente rápidas. Ele proporciona um som duplicado do tambor sem que seja preciso adicionar outro bumbo.

Inicialmente, o pedal duplo era utilizado por bateristas de jazz, mas ganhou popularidade através do rock, principalmente nos estilos com muita velocidade, peso e dinâmica diferentes.

O metal e seus subgêneros são os que mais fazem uso do equipamento hoje em dia. Entretanto, o pedal duplo também pode ser utilizado em outros estilos musicais.

3 dicas de como tocar bateria com pedal duplo

Antes de iniciar a prática de pedal duplo de bateria, é necessário possuir o domínio total do pedal simples.

Pois, às vezes, é possível tocar de forma rápida ou reproduzir mais notas no bumbo, apenas com uma boa técnica e precisão no pedal simples.

Mas se a velocidade e sonoridade do pedal duplo for sua meta, separamos algumas dicas de como desenvolver e treinar essa técnica.

1. Escolha bem o seu pedal

Os pedais duplos podem ter 4 tipos de mecanismo de acionamento: o direto, por correia, corrente simples e corrente dupla.

Os acionados por correntes são mais resistentes à velocidade e possuem maior durabilidade. Eles também apresentam movimento de rebote (ataque e retorno à posição original) mais moderado.

Cada modelo oferece alguma vantagem que pode atender às mais diversas necessidades dos bateristas.

2. Pratique exercícios para começar

Com o auxílio de um metrônomo, defina um BPM que seja confortável para você – de preferência, não tão rápido.

Após achar o melhor andamento, acompanhe os toques com as duas pernas, cada uma pressionando um pedal.

Comece intercalando o movimento entre as pernas: 8 batidas com a direita, 8 com a esquerda, por exemplo. Depois, diminua a contagem do movimento pela metade. 

Quando o movimento já estiver fluindo instintivamente, duplique as batidas que cada perna irá executar dentro do compasso. O chimbal também pode ser inserido nessa brincadeira. 

O próximo passo é adicionar a caixa, que pode entrar no terceiro tempo do compasso, criando um groove.

À medida que o movimento do exercício for ficando mecânico, aumente a velocidade do andamento. Confira uma videoaula para te ajudar na resistência:

3. Evite alguns erros

Não sustente o pé com a parte superior da perna. Utilize mais a força da panturrilha para dar impulso suficiente para tocar o bumbo.

Outra dica é não travar os músculos da perna. A coxa é o músculo que menos trabalha no movimento necessário para pressionar os pedais da bateria.

Tente ficar sempre com eles relaxados para evitar possíveis lesões e não dificultar o processo de desenvolver uma boa velocidade no pedal duplo.

Recomendamos não posicionar o joelho muito à frente, próximo ao corpo da bateria. Assim, sua canela não será forçada e não trará prejuízos ao alcance das mãos nos tambores superiores.

Por isso, mantenha sempre os joelhos e os pés alinhados a uma distância confortável do instrumento.

E, sempre que possível, procure a ajuda de um profissional. Com toda certeza, isso já será um avanço para alcançar seus objetivos com as baquetas nas mãos.

Aprenda a tocar bateria com o Cifra Club Academy!

Agora que você aprendeu mais sobre os pedais duplos, que tal continuar os estudos? Então conheça o Curso de Bateria do Cifra Club Academy e melhore suas habilidades no instrumento!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK