Cifra Club

Aprenda o melhor da MPB para tocar no barzinho

Aprenda o melhor da MPB para tocar em barzinho!

A MPB é um estilo musical rico em sonoridades e influências, o que a torna muito apropriada para apresentações. Por isso, hoje você irá conferir algumas cifras de MPB para barzinho que te ajudarão a subir alguns degraus em seus aprendizados no violão.

Venha com a gente se aprofundar nas belas melodias da MPB, colocar suas técnicas em prática e, ainda, ampliar seu repertório com sucessos atemporais!

MPB para barzinho: 8 canções para incluir no seu repertório

Chegou a hora de aprender as cifras de canções inesquecíveis que te farão arrasar em suas apresentações. Veja nossa setlist de MPB para barzinho:

  • Aquarela
  • Admirável Gado Novo
  • Chega de Saudade
  • País Tropical

E muito mais! Vamos lá?

1. Aquarela – Toquinho

Logo na introdução de Aquarela temos um solo que pode ser dividido em 2 partes.

Essa canção é uma ótima forma de praticar dedilhado, que segue o mesmo padrão do começo ao fim. Por isso, treine bastante a levada e fique de olho nos baixos respectivos de cada acorde.

O número total de acordes é igual a 11, e dentre eles há somente uma pestana (B7), na segunda casa. Repare que alguns acordes, como G e Em estão em formas diferentes das mais conhecidas.

Para saber mais detalhes, acompanhe a nossa videoaula e fique por dentro de cada parte da música!

Caso prefira tocar batidas, com apenas um padrão de levada e sem nenhuma pestana, confira a versão simplificada de Aquarela!

2. Admirável Gado Novo – Zé Ramalho

Antes de começar a tocar Admirável Gado Novo, lembre-se de posicionar o capotraste na terceira casa, para subir um tom e meio.

A levada segue o mesmo padrão durante toda a música, sendo tocada com batidas alternadas. Para facilitar seus estudos, repare que cada parte segue uma progressão. Os acordes são 9 ao todo, e 4 deles estão em forma de pestana.

3. Chega de Saudade – João Gilberto

Para tocar Chega de Saudade é importante que você consiga primeiro dominar a levada. Assim, facilitará as transições que são dinâmicas e com acordes mais complexos. Fique de olho nas tablaturas e pratique verso por verso com calma para notar cada nuance.

Essa canção conta com uma grande variedade de acordes, prepare-se para adicionar novos shapes ao seu repertório. Ao todo, são 39, alguns mais simples e outros que irão exigir maior empenho.

4. País Tropical – Jorge Ben Jor

A introdução de País Tropical é um pouco diferente da levada do resto da canção, e conta uma passagem em que é utilizada a técnica de slide.

Essa é uma boa oportunidade de praticar acordes com pestanas, já que todos os 6 estão nessa forma. Então, prepare-se para treinar a resistência da mão esquerda (ou direita, para canhotos)!

A levada rítmica segue o mesmo padrão do começo ao fim da música, com variação apenas no final do refrão, no acorde G7. Confira a videoaula e veja com mais detalhes como fica cada parte!

Mas se você ainda não tem tanta prática com pestanas e prefere evitá-las, toque a versão simplificada de País Tropical!

5. Vambora – Adriana Calcanhotto

Vambora é tocada meio tom acima, por isso coloque o capotraste na primeira casa. A levada segue a mesma base na maior parte do tempo, mas conta com pequenas variações. Além disso, há momentos em que ele será dividido entre 2 acordes.

Ao todo, temos 8 acordes e, tirando as 2 pestanas, o restante dos shapes não exigem grandes dificuldades.

Caso prefira tocar de maneira mais prática, com apenas 4 acordes, e sem nenhuma pestana, confira a versão simplificada de Vambora!

6. Oceano – Djavan

Oceano é uma ótima forma de praticar uma levada diferente, puxando as cordas mais agudas e tocando nos baixos de cada shape. O ritmo é praticamente o mesmo, mudando apenas as posições conforme cada acorde.

Essa é também uma ótima oportunidade para ampliar seu repertório de acordes. Ao todo, são 24!

7. All Star – Nando Reis

A introdução, primeira e segunda parte de All Star contam com apenas 2 acordes: A7M/E e E7M. Sendo assim, o restante dos 8 acordes aparecem no refrão da canção. Dentre eles, há somente 2 pestanas.

A levada é padrão, com toques alternados o tempo todo. Preste atenção, principalmente no refrão, em que há passagens onde o ritmo será tocado dividido.

8. Ela Une Todas As Coisas – Jorge Vercillo

A introdução de Ela Une Todas As Coisas pode ser dividida em 6 partes e, para executá-la, você precisa saber as técnicas de pull off e hammer on. Comece mais devagar, e vá aumentando conforme conseguir.

Assim como a introdução, a primeira parte também pode ser dividida em 6 partes. Nessa etapa da canção, o dedilhado segue um padrão, que se prolonga até o pré-refrão. Já no refrão, temos uma pequena variação na levada.

Os acordes são 18 ao todo e para entender o passo a passo de cada estrofe, confira a videoaula abaixo!

Aprenda outras músicas para tocar no barzinho

Conseguiu tocar todas as músicas de MPB para barzinho? Esperamos que essa tenha sido uma fonte de muitos aprendizados! Continue ampliando seus conhecimentos e repertório e confira nossa seleção de músicas para tocar no barzinho!

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK