Cifra Club

15 cifras simplificadas de Matheus e Kauan

Quer tocar os sucessos de uma das maiores duplas sertanejas do momento sem dificuldades? Separamos as melhores cifras simplificadas de Matheus e Kauan para você aprender!

Gosta de uma boa música sertaneja, mas ainda está dando os primeiros passos no violão? Tocar algumas canções pode ser desafiador para quem está começando, devido aos acordes, ritmo ou técnicas. Por isso, pensando em um repertório acessível para todos os tipos de músicos, hoje vamos te ensinar as cifras simplificadas de Matheus e Kauan!

Matheus e Kauan cantando em show
Os irmãos Matheus e Kauan são uma das principais duplas do cenário sertanejo atual (Foto: Divulgação)

A seguir, você poderá conhecer e se aprofundar nas músicas dos irmãos que colecionam hits e não saem das paradas de sucesso. Então, já ache sua palheta, não se esqueça de afinar seu instrumento e vem com a gente nessa!

As melhores cifras de Matheus e Kauan

Tudo pronto para se aprofundar em batidas e acordes característicos do violão sertanejo? Abaixo, separamos uma lista de músicas de Matheus e Kauan que você poderá tocar sem sufoco com as nossas dicas.

Nossa setlist de hoje traz hits como:

  • Que Sorte a Nossa
  • Vou Ter Que Superar
  • Quarta Cadeira
  • Te Assumi Pro Brasil
  • Nosso Santo Bateu
  • A Rosa e o Beija-flor

E muito mais!

1. Litrão

As duas primeiras estrofes de Litrão seguem a mesma levada, mas a partir de “Eu tenho certeza vai ser de primeira” faça apenas toques para baixo. Já no refrão, entram as batidas sertanejas clássicas. São apenas 4 acordes, sendo uma pestana, na primeira casa (F). Pratique cada parte separadamente e com calma para ir notando as diferenças e as semelhanças entre elas.

2. Tô Com Moral no Céu

Em Tô Com Moral no Céu, você precisa somente de um ritmo para tocar a música toda! As batidas são alternadas, e algumas delas são abafadas. Assim como na canção anterior, temos apenas a pestana de F, e ao todo são 6 acordes. Siga a cifra para saber o tempo exato em que as transições entre os shapes acontecem e assista à videoaula abaixo para mais detalhes:

3. Ao Vivo e a Cores

Para tocar Ao Vivo e a Cores, você precisa de 4 acordes, e nenhum deles está em forma de pestana. Durante toda a canção, os shapes são tocados na mesma sequência (CDEmG), o que facilita a memorização das trocas. O ritmo possui duas variações, uma para a introdução e para a primeira parte e outra para o refrão. Veja a videoaula a seguir e confira a explicação completa:

4. Gatilho

Da introdução até o pré-refrão de Gatilho, a levada segue o mesmo padrão. Porém, a partir do refrão, entram as clássicas batidas sertanejas. Em algumas passagens, são feitos apenas toques para baixo. No total, são 5 acordes, incluindo 2 pestanas, na segunda e na terceira casa (Bm e Gm, respectivamente).


5. Nem Doeu

Antes de tocar Nem Doeu, lembre-se de colocar o capotraste na segunda casa, para subir um tom. As duas primeiras estrofes podem ser tocadas com a mesma levada. A partir do primeiro refrão, toque uma levada mais característica do sertanejo, marcada pelos toques abafados. São 4 acordes ao todo, com apenas uma pestana entre eles (Bm), na segunda casa.

6. Antídoto

Nessa versão de Antídoto, o capotraste vai na terceira casa, eliminando algumas pestanas. Assim, dos 6 acordes da cifra, somente o Bm tem pestana, enquanto o restante dos shapes não exige grandes dificuldades. O ritmo conta com algumas variações entre as primeiras partes e o refrão. Além disso, há passagens em que são feitos toques só para baixo.

7. Oitava Dose

Em Oitava Dose, temos 2 pestanas (G#m e C#m), ambas na quarta casa do violão, e mais 4 acordes: A, A9, Am e E. Será necessário somente um ritmo para tocar a música toda, com batidas alternadas. Por fim, não deixe de seguir a cifra da canção para saber o tempo exato das trocas de acordes. Veja mais dicas e a explicação detalhada dessa versão na videoaula abaixo:

Se você tem interesse em evoluir nas técnicas da música sertaneja, não fique de fora do curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy! Na nossa plataforma de ensino musical online, você terá acesso a aulas completas e de qualidade, que te auxiliarão no seu progresso no instrumento.

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

8. A Rosa e o Beija-flor

A Rosa e o Beija-flor é composta por somente 4 acordes, sem nenhuma pestana. O ritmo da introdução e da primeira parte é tocado da seguinte forma: 3 toques para baixo e 1 para cima. Já no pré-refrão e no refrão, são tocadas batidas alternadas, com toques abafados entre elas. No encerramento, há uma variação, com a volta da primeira levada. Assista à videoaula a seguir e veja na prática como fica cada parte:

9. Decide Aí

A cifra simplificada de Decide Aí conta com 3 acordes. São eles: G#m, E e F#. Você precisa saber apenas um ritmo para tocar a música toda. A versão principal da canção não exige tantas dificuldades, mas recomendamos tocar apenas a base do solo. Além disso, para eliminar a pestana do shape de C9, você pode utilizar a ferramenta de variar acorde.

10. Nosso Santo Bateu

Nosso Santo Bateu tem duas variações na levada. Durante a primeira parte e o pré-refrão, o acompanhamento é com toques para baixo. Já no refrão e no restante da música, seguimos com o ritmo de reggae. Portanto, pratique toques alternados e batidas abafadas. Em relação aos 5 acordes da música, só há uma pestana entre eles. Confira a explicação detalhada na videoaula a seguir:

11. Nessas Horas

Na cifra simplificada de Nessas Horas, é preciso posicionar o capotraste na quarta casa, para subir dois tons. Dessa forma, você elimina algumas pestanas. Durante toda a música, será utilizada uma única levada, sem variações. Quanto aos 4 acordes, há apenas uma pestana (Bm), na segunda casa.

12. Te Assumi Pro Brasil

Em Te Assumi Pro Brasil, o mesmo ritmo seguirá do começo ao fim da música. Note que alguns grupos de acordes se repetem em determinadas estrofes, o que facilita na hora de fixar a ordem dos shapes. Ao todo, são 4 acordes: A9, D9, E e F#m7(11). Embora esse último pareça complicado, ele é bem simples, fora que nenhum shape possui pestana. Veja mais detalhes na nossa videoaula:

13. Vou Ter Que Superar

Vou Ter Que Superar conta com 5 acordes, e um deles está em forma de pestana, na segunda casa: Bm. O restante dos shapes é bem tranquilo. O ritmo é um só para toda a música, e as batidas podem ser divididas em três grupos, para facilitar o entendimento. Acesse a videoaula a seguir para saber mais e aproveite para treinar junto com o instrutor:

14. Quarta Cadeira

Quarta Cadeira é composta por 4 acordes, sendo 3 deles bemóis. Para descomplicar, você pode utilizar a ferramenta de variar acordes e tocar na forma que achar melhor e mais fácil. A levada é a mesma para toda a canção, com variação apenas no refrão, em “Aqui já tem três enganados por ela”. Treine essa passagem entre os shapes de Ab, Eb e Fm.

15. Que Sorte a Nossa

A cifra simplificada de Que Sorte a Nossa possui 4 acordes, todos sem pestanas: C, D, Em e G. O ritmo é o mesmo do começo ao fim, mas, para facilitar, separe a música em estrofes. Outra dica é tocar junto da versão original, para ficar bem alinhado com a levada e saber o tempo certo das transições de acordes.

Conseguiu tocar todas as cifras simplificadas de Matheus e Kauan? Esperamos que nossas dicas tenham te auxiliado nessa jornada e que você tenha aprimorado suas habilidades!

Para continuar aprendendo, aproveite o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy para aprofundar seus conhecimentos no instrumento tocando esse estilo musical icônico.

Nas aulas da nossa plataforma, você evoluirá em batidas, acordes, técnicas e muito mais sobre o universo sertanejo. E tudo isso por um preço acessível!

Mas, antes de conferir o curso, que tal dar uma olhada no nosso e-book gratuito sobre fundamentos essenciais do violão sertanejo? Será um ótimo complemento para os seus estudos!

E-book de violão sertanejo do Cifra Club Academy
Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK