Cifra Club

Biografia de Nelson Gonçalves: a história do Rei do Rádio

Passeie por toda a trajetória de Nelson Gonçalves e conheça sua importância para a música brasileira, assim como seus grandes sucessos.

A biografia de Nelson Gonçalves é marcada por números expressivos e muitos recordes. Assim, considerado o segundo maior vendedor de discos da história do Brasil, ele ainda acumula o título de Rei do Rádio.

Nelson Gonçalves segurando dois violões cruzados e sorrindo
Nelson Gonçalves era conhecido com O Boêmio (Foto: Reprodução)

Mais do que artista, Nelson foi jornaleiro, mecânico, engraxate, polidor e até lutador de boxe antes de seguir pela música. Seu legado permanece até hoje, sendo revisitado em musicais e documentários, e com homenagens em solenidades oficiais em prefeituras e câmaras.

Quer saber mais sobre a biografia de Nelson Gonçalves? Acompanhe o texto abaixo e confira algumas curiosidades sobre a vida do Boêmio!

Qual foi a música mais famosa de Nelson Gonçalves?

Nelson Gonçalves acumulou diversos sucessos ao longo da carreira. Um deles, talvez o maior de todos, é a canção A Volta do Boêmio, composta em 1957 por Adelino Moreira.

Assim, quando foi lançada, ela alcançou a marca de um milhão de cópias vendidas, sucesso pouco comum para a época.

Mas sua carreira conta com mais sucessos. Dentre eles, Maria Bethânia, que inspirou Caetano Veloso a nomear a sua irmã. Além disso, Normalista e Renúncia embalaram os anos 40, assim como Caminhemos, Última Seresta e Meu Vício é Você foram marcos nos anos 50.

Naquela Mesa, música lançada em 1974, também está entre as obras mais conhecidas de Nelson Gonçalves, sendo uma das faixas do álbum Passado E Presente.

Sua carreira musical começou ao lado do pai, cantando no bar do irmão mais velho, onde tanto sua família quanto portugueses se apresentavam. Apesar das dificuldades, decidiu deixar os ringues e seguir na música, reprovado em programas de calouros e com curto período de atuação na rádio PRA-5.

Com o apoio da primeira esposa, Elvira Molla, e com sugestão de Sônia Carvalho, mudou o nome de Antônio Gonçalves Sobral para Nelson Gonçalves.

Além disso, ela o recomendou à Rádio de São Paulo, onde permaneceu até culminar a Segunda Guerra Mundial, período de incertezas que assolou executivos e artistas. Mas isso não o impediu de ir atrás dos sonhos.

Quantos discos Nelson Gonçalves vendeu?

Nelson Gonçalves vendeu mais de 75 milhões de cópias até o ano de 1998, ficando atrás apenas de Roberto Carlos. O cantor gravou mais de 183 discos, sendo 78 rpm e 128 álbuns, acumulando duas mil canções. Assim, conquistou 38 discos de ouro e 20 de platina.

A princípio, para atingir esse patamar, Nelson teve que se mudar de São Paulo para o Rio, para ter uma vida melhor. Apesar de diversas negativas, que o fizeram até voltar a atender no bar do irmão, o destino mudou ao conhecer os compositores Orlando Monello e Osvaldo França.

A partir daí, eles ofereceram as canções Se Eu Pudesse um Dia e Os Anos Carregam, gravadas para serem oferecidas às lojas de discos e gravadoras. Assim, o relacionamento com a RCA Victor começou, durando nada menos do que 59 anos.

Em 41, ele entrou em estúdio para gravar as faixas Se Eu Pudesse um Dia, Sinto-me Bem, Formosa Mulher e A Mulher dos Meus Sonhos.

Em seguida, foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga, iniciando a carreira não só como cantor, mas como ídolo do rádio nos anos seguintes.

É verdade que Nelson Gonçalves era gago?

Apesar de ter sido considerado gago durante a vida, Nelson era taquilálico, ou seja, sua fala tinha respiração curta e acelerada, não acompanhando seus pensamentos.

Por isso, sofreu dificuldades ao se apresentar para a gravadora e até ganhou o apelido de “Metralha” na juventude.

Além dos apelidos, Nelson sofreu com as palmatórias de sua professora pela dificuldade de falar. Porém, em uma ocasião, ele se vingou de um dos castigos e acabou sendo expulso do colégio.

Nelson nasceu em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, bem na fronteira com o Uruguai. Além disso, seus pais eram imigrantes portugueses e recém-chegados ao Brasil. Eles transitaram em moradias no Sul e em São Paulo.

Após a expulsão da escola, passou a ajudar o sustento da casa, cantando com o pai em feiras e praças enquanto ele tocava violino.

Além de músico, seu pai transitava como vendedor de frutas e pedreiro, mas arriscou a carreira musical em bares. Da mesma forma, Nelson teve diferentes empregos e tornou-se lutador, ganhando até o título de campeão paulista de luta.

Qual o tipo de voz de Nelson Gonçalves?

O tipo de voz de Nelson Gonçalves é barítono, destacado em seus boleros e sambas-canção. Apesar do talento, suas músicas chegaram a ser consideradas bregas, levando à sua rejeição pelo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro.

Na época, apenas cantores como Pixinguinha e Ataulfo Alves eram considerados da velha-guarda e ligados à tradição. Além da voz marcante, as canções do Rei do Rádio retratavam a mágoa de amores, a vadiagem nos cassinos e nos bares e a boemia de sua vida.

Nelson também chegou a gravar canções com nomes como Ângela Ro Ro, Kid Abelha, Lulu Santos e Legião Urbana. Além disso, realizou um dueto com Chico Buarque na clássica Valsinha.

Nelson seguiu gravando durante os anos 70, 80 e 90, mantendo recordes, mas teve problemas com drogas. Seu vício o acompanhou de 1956 até 1973, após separações amorosas, prisão por porte de drogas, internação em casa de saúde e dois infartos.

O artista faleceu devido ao segundo infarto, em 1998, enquanto visitava a sua filha.

O que Frank Sinatra falou sobre Nelson Gonçalves?

Frank Sinatra chegou a declarar que a voz de Nelson Gonçalves era a mais bonita que ele já tinha ouvido. A declaração aconteceu quando Nelson realizou uma turnê internacional, cantando no Uruguai, na Argentina e nos Estados Unidos, na década de 50. Incrível, não é?

Por fim, a biografia de Nelson Gonçalves foi representada em um documentário protagonizado pelos atores Alexandre Borges e Júlia Lemmertz e dirigido por Elizeu Ewald. Além disso, a produção executiva foi de Margareth Gonçalves, a caçula do casamento dele com Lourdinha Bittencourt.

Agora que você conheceu as curiosidades da biografia de Nelson Gonçalves, que tal mantê-la viva tocando os seus sucessos? Para isso, confira as cifras de músicas de Nelson Gonçalves e compartilhe este artigo com a sua galera. Assim, vocês aprendem a tocar juntos e mantêm o legado desse grande artista vivo!

Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK