Cifra Club

6 dicas de como aprender tocar violão sozinho

“Como aprender tocar violão sozinho?” é o primeiro pensamento que surge quando um instrumento como esse cai nas mãos de quem ainda não sabe tocar, concorda? Afinal, dar voz ao lado autodidata é um hábito comum e constante na vida de qualquer um.

Mas, será que realmente é possível aprender a tocar sozinho? A resposta é que “sim”. Porém, serão necessárias doses de dedicação, persistência e concentração durante o caminho, pois há vários erros e vícios que comprometem a eficiência dos processos de aprendizagem. 

Rapaz negro usa o computador para aprender a tocar violão
É possível aprender tocar sozinho, mas é prudente pensar num curso de música online (Foto/Pexels)

Ficou confuso agora de como situações assim podem acontecer? Então, separe um caderno e suas palhetas e vem com a gente!

Qual é o jeito mais fácil aprender tocar violão sozinho?

Antes de tudo, saiba que para aprender a tocar violão sozinho e do zero, é preciso desenvolver uma saudável metodologia de estudos. Além disso, há certos fundamentos e conteúdos que devem constar em sua rotina de estudos. Parece complexo, mas é mais fácil do que parece. Logo, continue por aqui e confira algumas dicas que te ajudarão nessa caminhada.

1. Cuidado com conteúdos aleatórios na internet

A internet, de maneira incontestável, é um manancial de conteúdo. Porém, nem tudo que está publicado na web é realmente confiável. Nesse sentido, é prudente evitar investir seu tempo em materiais que prometem fórmulas milagrosas e aprendizado em curto espaço de tempo.

Por mais que seja uma infinita base de material, a internet pode ser uma prateleira desorganizada. Por isso, evite estudar os conteúdos de forma aleatória e fique livre de uma sequência pedagógica sem sentido. Caso contrário, seu o conhecimento será armazenado de forma incompleta e ineficiente. Consequentemente, você fará parte do grupo de pessoas que só sabem reproduzir acordes ou tocar trechinhos de músicas.

2. Estude teoria musical

É normal que a ansiedade por tocar rápido apareça, mas é imprescindível conhecer seu instrumento e nota por nota, até aprendê-las de cor. Mais do que os diferentes tons, os conceitos básicos ajudam no ritmo, posição dos dedos, dedilhados, formação de acordes e afinação. Assim, somente após aprender o básico de teoria, é possível evoluir para diferentes padrões e batidas. Ou seja, evite queimar etapas e dispensar as bases teóricas do aprendizado!

3. Cuidado com a postura correta do violão

Você sabia que o violão tem mais de uma posição correta de segurar? Quando você aprende a tocar de maneira errada, afeta não só a sua sonoridade, mas a sua saúde, com dores nas mãos, punhos, braços e costas. Portanto, invista em aprender o modo correto de fazer cada acorde e qual a força aplicada durante a execução.

4. Aprenda a ler cifras

Para leitura das canções, existem as partituras, as tablaturas e as cifras, que indicam por meio de letras, números ou desenhos a execução dos acordes. Você pode escolher qual delas é mais fácil para memorizar com as técnicas, fazendo com que execute as notas de maneira natural. Porém, aprender a ler essas indicações apenas não é o suficiente, pois, sozinhas elas não representam o ritmo e demais detalhes da canção.

5. Aprenda a tocar acordes com pestana

É normal enxergar a pestana como um obstáculo na hora de aprender tocar violão sozinho. Mas, evitar músicas que contenham esse tipo de acorde pode atrasar o seu aprendizado, diminuir o seu repertório e dificultar o fortalecimento das suas mãos. Mesmo que o som não saia tão bonito no começo, o importante é continuar tentando! 

6. Trabalhe na sua evolução técnica

Se você passou por todos esses passos, é hora de investir em sua evolução técnica para tocar solos e canções mais elaboradas, com técnicas aprofundadas. Para perceber como evoluir, é preciso saber em que estágio seu aprendizado está, solucionar dúvidas e contar com auxílio profissional para conduzir no seu desenvolvimento. 

Mas, como saber o seu nível, o quanto você aprendeu e o quanto ainda falta para aprender? Nesse sentido, um curso de música pode ser a melhor opção para solucionar essas perguntas. 

Quando é a hora de procurar curso para aprender a tocar violão?

A princípio, um dos sinais de que você deve fazer um curso de violão é o tempo em que você deseja alcançar tal meta. Assim, quando não há professor ou prática constante, aprender pode levar meses e até anos dependendo da sua rotina.

Além de ensinamentos mais profundos, ter alguém que te oriente ajuda a manter a constância e organização da aprendizagem. Não dá para aprender muito tocando apenas uma vez por semana, não é? Estabelecer o compromisso com seu professor, mesmo que online, é imprescindível para manter a disciplina e motivação quando houver obstáculos. 

Logo depois, outro sinal de que você precisa de um curso é o aumento das dúvidas em relação às execuções de acordes mais elaborados. Mas calma! Isso não significa que você não aprendeu nesse tempo, e sim que já consegue detectar onde pode melhorar e que, com ajuda, conseguirá rápido.

Por fim, independente se você é iniciante ou intermediário, investir em um curso online ajuda a não desistir do sonho de ser músico. E o melhor: hoje em dia é possível fazer isso sem sair de casa. Ou seja, não há desculpas para não começar hoje mesmo a tirar esse projeto do papel.

Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK