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Percepção musical: dicas para treinar e desenvolver o ouvido relativo

O nosso assunto de hoje é sobre como desenvolver sua percepção musical! Você vai conferir explicações conceituais e dicas práticas para evoluir seu ouvido relativo.

Ilustração que demonstra uma pessoa com ouvido relativo
Aprender músicas de ouvido é o sonho de muita gente (Foto/Reprodução/Internet)

Você já deve ter visto alguém tirar uma música de ouvido com a maior naturalidade. Da mesma forma, acompanhou uma pessoa cantando sem conhecer direito a música que está tocando.

Primeiramente, vamos deixar claro que esse músico não é um ser vindo de outro planeta ou um super-herói dotado de poderes especiais. Isso é resultado de estudo de percepção musical, ou seja, treinamento do seu ouvido.

Portanto, qualquer um pode atingir esse nível. No entanto, este é um processo longo, que vai te acompanhar por toda sua trajetória. Então, bora lá saber mais sobre como desenvolver a percepção musical?

Confira todos os assuntos que serão abordados neste material:

  • O que é percepção musical?
  • Diferença entre ouvido absoluto e ouvido relativo
  • Como desenvolver percepção musical?
  • Aplicativos de ear training
  • Reconhecendo os intervalos em uma melodia
  • Identificando os acordes
  • Progressão de acordes
  • Ouça e analise músicas

O que é percepção musical?

Percepção musical é definida como a capacidade de perceber e identificar as diferentes ondas sonoras como as partes que formam uma linguagem musical.

Por analogia, podemos dizer que fazer um estudo de percepção musical é como estudar uma segunda língua.

Na prática de um novo idioma, você aprende o significado das palavras e suas classificações (se é verbo, substantivo etc.). Depois, você aprende as conjugações verbais e estruturas gramaticais.

Com o tempo, você alcança um bom domínio gramatical e adquire um repertório de palavras. Desse modo, é possível se expressar e entender o que outras pessoas estão dizendo nessa língua.

No estudo de percepção musical é a mesma coisa. Em primeiro lugar, você assimila os intervalos entre as notas. Em seguida, o som das escalas, dos acordes isolados, das progressões de acordes e assim por diante.

Quando seu ouvido estiver bem acostumado com esses sons, você vai conseguir tirar qualquer música de ouvido.

Mas, como já dissemos, este é um estudo que vai te acompanhar por toda a vida, exigindo paciência e dedicação. Logo, tenha em mente que esse processo vai fazer parte da sua rotina como músico.

Diferença entre ouvido absoluto e ouvido relativo

Para saber como desenvolver percepção musical, temos que entender a diferença entre ouvido absoluto e ouvido relativo.

Quem tem ouvido absoluto consegue reconhecer com perfeita exatidão a frequência de qualquer nota. Isso significa que essa pessoa consegue dizer o nome da nota ou do acorde que está sendo tocado sem precisar recorrer a outros parâmetros sonoros.

No entanto, os portadores de ouvido relativo (que é o foco deste artigo) conseguem identificar uma nota relacionando-a com outras. Desse modo, esse tipo de músico precisa escutar as notas que estão juntas da que ele quer identificar.

Como desenvolver percepção musical?

Existem diversas maneiras de abordar o estudo de percepção musical. Vamos começar aprendendo como desenvolver percepção musical melódica.

Se você ainda não conhece os intervalos musicais, assista a esta aula:

Primeiramente, vamos tocar os intervalos ascendentes, ou seja, do grave para o agudo.

Comece memorizando os intervalos simples. Por exemplo: escolha uma nota e toque a nota que está meio tom acima dela (um intervalo de segunda menor).

Desse modo, repita esse processo com todos os intervalos simples (segunda maior, terça menor, terça maior, quarta justa, trítono, quinta justa, sexta menor, sexta maior, sétima maior, sétima menor e oitava justa).

O segundo passo é começar a praticar também os intervalos compostos (nona menor, nona maior, décima primeira justa e aumentada e décima terceira menor e maior).

Faça o mesmo procedimento tocando os intervalos descendentes, ou seja, do agudo para o grave.

Agora que você consegue reconhecer os intervalos, o próximo passo é percebê-los dentro de uma escala. Começando pela escala maior, que tem os seguintes intervalos:

Intervalos da escala maior

Toque a escala completa, tanto na forma ascendente quanto na descendente. Fixe na sua memória o som que cada intervalo produz quando tocados sucessivamente.

Ademais, aplique tais exercícios nos intervalos de todas as escalas que você for aprendendo no futuro. Além disso, cante os intervalos ao mesmo tempo em que você toca no seu instrumento.

Aplicativos de ear training

Atualmente, a tecnologia facilita o estudo de percepção musical com os aplicativos de ear training. Eles apresentam maneiras eficazes de desenvolver percepção musical.

Com o uso dessas ferramentas, você consegue alcançar os resultados dos exercícios de intervalo citados mais rapidamente. Além disso, eles serão muito úteis com os outros treinamentos que citaremos neste artigo.

Confira alguns aplicativos de ear training interessantes. 

  • Tenuto
  • Teoria
  • Good ear
  • Ear master
  • Quiztones
  • Soundgym
  • Earplugins
  • Train your ears

Reconhecendo os intervalos em uma melodia

Uma dica para memorizar os sons de cada intervalo, assim como o das escalas, é saber os intervalos encontrados nas melodias de músicas que você conhece bem.

Por exemplo, o intervalo de quarta justa ascendente está presente nas duas primeiras notas do Hino Nacional Brasileiro. Bem como o intervalo de quinta justa ascendente aparece nas duas primeiras notas da música Can’t Help Falling In Love, de Elvis Presley.

Nesse sentido, a melodia de Parabéns Pra Você é excelente para reconhecer o intervalo de segunda maior ascendente e outros intervalos melódicos, tanto ascendentes quanto descendentes.

Identificando os acordes

Agora, vamos aprender como desenvolver percepção musical harmônica.

Em primeiro lugar, vamos abordar os intervalos harmônicos, ou seja, você deve memorizar a sonoridade entre duas notas tocadas simultaneamente. Os intervalos utilizados serão os mesmos que você praticou melodicamente.

Após fixar bem a sonoridade de cada intervalo harmônico, é hora de estudar as tríades, os acordes de três notas.

A estrutura mais comum das tríades é formada pelos intervalos de tônica, terça e quinta. Sendo assim, as tríades que você deve praticar são:

  • maior (tônica – terça maior – quinta justa);
  • menor (tônica – terça menor – quinta justa);
  • diminuta (tônica – terça menor – quinta diminuta);
  • tríade aumentada (tônica – terça maior – quinta aumenta).

Para memorizar esses acordes, você pode começar por um acorde maior que você tenha facilidade de tocar, memorizando o som dos intervalos dele. Use seu instrumento para tocar e cante esses intervalos ao mesmo tempo.

Repita esse mesmo procedimento com um acorde menor.

Depois que você memorizar os intervalos que estão dentro dos dois acordes, toque e cante alternadamente. Dessa maneira, você vai começar a reconhecer a diferença do acorde maior para o acorde menor.

Do mesmo modo, toque e cante os intervalos da terça maior para a quinta e terça menor para a quinta. Utilize os apps de ear training para te ajudar no reconhecimento das tríades tocadas.

Após se familiarizar com as tríades dos acordes maiores e menores, comece o estudo de percepção musical com os acordes formados por tétrades. Porém, tenha calma, pois são muitos tipos de tétrades para você aprender a reconhecer. Quando você chegar nesse ponto, comece com os acordes maiores e menores com sétima.

Progressão de acordes

Até aqui, vimos como desenvolver percepção musical fazendo uma relação entre notas. Agora, vamos aprofundar nosso estudo de percepção musical relacionando acordes.

Existem vários tipos de progressões de acordes. Antes de tudo, vamos começar estudando progressões com dois acordes no campo harmônico de Dó maior.

Por exemplo, toque um acorde de Dó maior no seu instrumento fazendo um ritmo qualquer. Logo depois, toque um acorde de Fá maior fazendo o mesmo ritmo.

Neste caso, temos uma progressão de acordes de quarto grau. Nesse sentido, Dó maior é o tom e Fá maior é o quarto acorde (ou quarto grau) deste campo harmônico.

Depois que você tiver memorizado bem o som dessa progressão, toque uma progressão de quinto grau (Dó maior e Sol maior).

Comece treinando progressões de dois acordes. Depois, aprofunde seu estudo de percepção musical treinando as de três acordes. Porém, não tenha pressa em aumentar a quantidade de acordes. Nesse sentido, é mais importante você memorizar bem o som de cada progressão.

Com o tempo, você vai perceber que existem progressões que se repetem, e, por isso, será mais fácil reconhecê-las em diversas músicas.

Ouça e analise músicas

Estar sempre ouvindo música vai te fazer obter resultados mais rápidos no seu estudo de percepção musical. No entanto, essa audição tem que ser mais analítica.

Dessa forma, você deve começar a analisar uma canção musicalmente. Antes de tudo, entenda sua estrutura: saiba diferenciar verso, ponte e refrão. Entenda quais são as principais características de cada parte da música.

Melhore seu foco auditivo buscando identificar quantos e quais instrumentos tocam na música. Aprenda a cantarolar as partes de cada instrumento.

Por fim, conheça bem as frases musicais, escalas e progressões de acordes típicas dos estilos que você quer tocar.

Essa audição mais rebuscada é tão essencial para você saber como desenvolver percepção musical quanto tocar seu instrumento e saber identificar notas e acordes.

Aprofunde seu estudo de percepção musical no Cifra Club Academy

Agora que você já teve algumas dicas de como desenvolver percepção musical, venha intensificar seus estudos no Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino online, você pode aprender a identificar o som das nota e acorde com facilidade. Portanto, não perca essa oportunidade e inscreva-se já na nossa academia!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

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