As ghost notes são notas musicais com valor rítmico, mas sem altura definida, funcionando como um efeito percussivo que adiciona dinâmica à música.
Quem tem o costume de tirar música usando tablatura ou partitura, já se deparou com notas escritas com a letra “X” ou entre parênteses, quase inaudíveis. Quer saber mais sobre as ghost notes? Então, fica com a gente!🙂
O que são ghost notes?
Também chamadas de notas fantasma, as ghost notes são tocadas com volume muito baixo, ou completamente abafadas, contrastando com as notas acentuadas e preenchendo os espaços da música.
Um músico deve estudar dinâmica em um contexto rítmico, desenvolvendo noção das subdivisões e percepção da pulsação.
Por exemplo, um guitarrista precisa saber palhetar uma nota com força e tocar a nota seguinte para ela ficar quase imperceptível.
Assim como um baixista precisa dominar essa dinâmica na técnica de pizzicato, um baterista nas baquetadas e um tecladista ou pianista ao pressionar as teclas.
Além disso, é preciso saber como ler as ghost notes nos diferentes tipos de notação musical.
Na partitura, elas são representadas pela letra “X”, localizada no lugar da cabeça da nota, ou usando o parêntesis para indicar a nota tocada com menor intensidade.
Vale lembrar que a escolha do “X” ou do parêntesis depende do contexto musical ou do instrumento.
Por isso, é sempre essencial verificar se a partitura é específica para um determinado instrumento, ou se tem alguma indicação específica para os símbolos.
Por fim, nas tablaturas, as ghost notes são indicadas pelo número da casa que está entre parênteses.
Como fazer ghost notes?
Vamos ver agora como as ghost notes funcionam em diferentes instrumentos, já que a aplicação da técnica varia em cada um.
Violão e guitarra
Para aprender como fazer ghost note no violão e na guitarra, encoste levemente os dedos da mão esquerda (direita para os canhotos) sobre uma casa de alguma corda, sem a pressionar.
Depois, toque com a mão direita (esquerda para os canhotos) como faria normalmente. O som resultante será abafado, sem altura definida, parecendo uma nota “seca”.
Essa nota fantasma ajuda a definir o ritmo de uma base ou de uma melodia, que pode ser tanto um solo quanto um riff.
Pratique alternando ghost notes e notas normais. Mantenha um ritmo constante para desenvolver dinâmica e melhorar sua expressividade no violão ou na guitarra.
Baixo
No baixo, as ghost notes são feitas da mesma forma que no violão e na guitarra. Por isso, elas podem ser praticadas de maneira semelhante.
No entanto, muitos baixistas não usam palheta e tocam em pizzicato. A técnica usa a alternância dos dedos indicador e médio (da mão direita) para tocar o baixo.
Recomendamos aos estudantes de baixo que pratiquem tanto em pizzicato quanto com palheta.
Bateria
Para fazer uma ghost note na bateria, toque a caixa de forma bem leve, usando apenas o movimento dos dedos e do pulso, sem levantar a baqueta.
Essa batida deve soar bem mais fraca que as baquetadas principais. Mantenha o controle dinâmico: a força da ghost note deve ser sentida, não destacada.
Pratique tocando grooves simples, alternando entre batidas fortes e ghost notes, explorando todas as peças da bateria.
Piano
É preciso um pouco mais de paciência e dedicação para aprender como fazer um ghost note no piano.
Pressione uma tecla com o mínimo de força possível, o suficiente para gerar um som muito discreto. Isso exige controle do toque e sensibilidade nos dedos.
Assim como nos outros instrumentos que vimos, toque uma melodia simples, alternando notas normais com ghost notes. Você vai perceber a diferença de dinâmica entre as notas.
Teclado
Para fazer ghost notes no teclado, é preciso ter um instrumento sensível à dinâmica, os chamados teclados touch sensitive. Sem eles é impossível treinar essa técnica.
Em um teclado touch sensitive, a forma de treinar ghost notes é idêntica ao piano.
Aumente seus conhecimentos musicais no Cifra Club Academy!
Agora que você sabe o que são e como funcionam as ghost notes, queremos te convidar para aprender mais técnicas. Para isso, inscreva-se nos Cursos do Cifra Club Academy!
Seja qual for o instrumento, você vai aprender tudo o que precisa para evoluir na sua jornada musical. Então, não perca mais tempo e comece agora!