Cifra Club

O que é tablatura e como ler uma?

Confira um guia completo com tudo o que você precisa para aprender a ler tablaturas de violão ou guitarra!

Entender como ler tablatura pode parecer um enigma, mas na verdade é uma forma simples e eficaz de aprender a tocar suas músicas favoritas no violão, na guitarra, no baixo ou em outro instrumento de cordas dedilhadas.

Estudante de música escrevendo em um caderno com um violão ao lado
Tablaturas são um dos sistemas de notação musical mais usados (Foto: Reprodução/Freepik)

Portanto, se você é iniciante no violão, por exemplo, a tablatura é um recurso valioso que pode acelerar sua aprendizagem. Pois, ao contrário da partitura, que pode parecer complexa para principiantes, as tablaturas oferecem uma representação visual das posições dos dedos nas cordas do instrumento.

Neste artigo, vamos te ensinar a ler tablaturas de violão e guitarra, começando pela estrutura básica da tablatura. Em seguida, vamos te oferecer uma lista de técnicas e seus respectivos símbolos neste sistema de notação musical.

Como ler tablatura?

A popular tablatura de violão ou guitarra, como conhecemos hoje, não é uma invenção recente. Ela já existia na Europa desde o século XVI e era usada para diversos instrumentos de cordas dedilhadas, como o alaúde 

Elas poderiam conter diferenças de símbolos usados, dependendo da região. Mas vamos nos basear nos elementos básicos para ler uma tablatura com foco nas tablaturas contemporâneas.

A estrutura básica das tablaturas é bem simples e direta. Ela é composta por linhas horizontais que correspondem às cordas do instrumento que será tocado. Dessa forma, é possível criar uma tablatura para qualquer instrumento de corda dedilhada (violão, guitarra, baixo, ukulele, cavaquinho etc.).

Tablatura de violão e tablatura de baixo

As cordas agudas estão representadas na parte superior da tablatura, e as cordas graves na parte inferior. Dessa forma, temos uma disposição invertida do que vemos no braço do instrumento.

Cordas do instrumento na tablatura

Outra vantagem da tablatura é que as linhas não representam notas fixas. Portanto, elas podem ter qualquer afinação. Nesse sentido, é necessário prestar atenção à afinação utilizada, geralmente localizada no lado esquerdo da tablatura, ao lado das linhas.

Um último elemento básico da tablatura são os números que ficam posicionados em cima das linhas. Esses números representam as casas que devem ser pressionadas pelos dedos da mão esquerda (ou direita para canhotos). O número 0 (zero) corresponde à corda solta.

Números na tablatura

Contudo, há uma crítica recorrente realizada à tablatura, que é a falta de uma referência do ritmo a ser executado. Nesse sentido, há uma expectativa de que a pessoa que for tocar já conheça a música previamente ou que tenha acesso a gravações para poder interpretar e aprender a batidaritmo da música.

Exemplo de tablatura
Que tal tentar praticar a leitura e a execução dessa tablatura e adivinhar a música?

Levando isso em conta, algumas tablaturas incorporam os símbolos rítmicos tradicionais das partituras (como mínimas, semínimas e colcheias), que ficam localizadas acima dos números.

Assim, a tablatura se torna menos dependente de gravações e é possível aprender músicas que você não conhece previamente. Importante notar que essa é uma prática que era comum em tablaturas antigas, como as dos séculos XVI, XVII e XVIII.

Tablatura
E essa aqui? Consegue descobrir qual é a música? Dica: é uma das mais famosas canções infantis

Símbolos na tablatura

Além da indicação das casas a serem tocadas, também podem aparecer símbolos na tablatura que indicam as técnicas que devem ser executadas.

A seguir, vamos apresentar uma lista de símbolos que aparecem em uma tablatura de violão ou guitarra:

Slide

O slide é uma técnica de mão esquerda que consiste em deslizar o dedo, ainda pressionando a corda, de uma determinada casa até uma outra casa alvo. Outro nome para essa técnica é portamento.

O símbolo é um / para slide ascendente ou \ para slide descendente, situado entre a casa em que se inicia o slide e a casa de chegada do slide. Esses símbolos também são usados para representar o uso do glissando nas tablaturas para slide guitar.

Técnica de slide na tablatura

Hammer on

O hammer on (ou ligado ascendente) é uma técnica de mão esquerda onde você toca duas notas com apenas um toque na mão direita.

A segunda nota será realizada por meio de um ataque (como uma “martelada”) de outro dedo da mão esquerda.

O símbolo em tablaturas de guitarra é um h na frente da nota a ser martelada.

Técnica de hammer on na tablatura de guitarra

Já nas tablaturas de violão pode ser apenas um arco ligando uma nota à outra. 

Técnica de hammer on na tablatura de violão

Pull off

O pull off (ou ligado descendente) é outra técnica utilizada pela mão esquerda onde você toca duas notas com apenas um toque na mão direita.

A segunda nota será realizada puxando (ou soltando) o dedo que está em uma determinada casa enquanto outro dedo da mão esquerda pressiona alguma casa anterior.

O símbolo em tablaturas é o p na frente da nota a ser martelada. Em tablaturas de violão também pode ser um arco ligando de uma nota à outra (igual ao do hammer on).

Técnica de pull off na tablatura

Tapping

O tapping é uma técnica de mão direita e pode ser considerada uma espécie de ligado de mão esquerda.

Ela consiste em utilizar um dos dedos da mão direita para atacar uma determinada casa, como um movimento de hammer on, e soltar essa casa em seguida, em um movimento como o pull off.

Essa técnica é muito utilizada em conjunto com os ligados da mão esquerda. Seu símbolo é um T localizado acima da casa indicada, seguido por um p do pull off.

Técnica de tapping na tablatura

Bend

O bend é uma técnica mais comum na guitarra elétrica e até no baixo elétrico. Ela consiste em elevar a altura da nota que está sendo tocada empurrando a corda para cima. Dessa forma, você tensiona mais a corda e a altura da nota se eleva.

O símbolo para o bend é um b entre a casa onde se faz o bend e a casa que corresponde ao número de semitons em que a nota será elevada com a técnica (meio-tom, tom ou tom e meio).

Técnica de bend na tablatura

Release 

O release é uma técnica que só pode acontecer depois de um bend. Isso pois ela consiste no retorno da corda onde foi realizado o bend à altura e à tensão originais por meio da liberação da pressão na corda. 

O símbolo é um r entre as casas onde se realiza o bend e o release. 

Técnica de bend release na tablatura

Há ainda aqueles casos onde a nota original do bend não é tocada, ou seja, a corda já está esticada e ouve-se apenas o efeito do release. 

Técnica de release sem bend na tablatura

Abafamento

Abafar as notas é uma técnica que é realizada com a mão direita, posicionando a palma da mão sob o cavalete. É preciso cuidado para não pressionar demais, pois é importante manter a definição da altura da nota.

O símbolo para essa técnica é . ou indicando o início do abafamento e o final dele. Na tablatura de guitarra, esse símbolo pode vir acompanhado de p.m., sigla para palm muting.

Técnica de abafamento (palm muting) na tablatura

Ghost note

Ghost notes são o resultado de outra forma de abafamento de cordas, mas, dessa vez, com a mão esquerda. Nessa técnica, você vai pressionar os dedos levemente sob as cordas buscando não definir o som da nota, mas um ruído percussivo.

O símbolo para essa técnica é x sob a corda que deve ser pressionada.

Técnica de ghost note na tablatura

Vibrato

O vibrato é outra técnica que altera a altura da nota sendo tocada. Contudo, não há necessidade de uma altura totalmente precisa – o importante é a oscilação constante da nota original por meio da vibração do dedo.

O símbolo é ~ ao lado ou acima da casa.

Técnica de vibrato na tablatura

Esse efeito também pode ser realizado na guitarra elétrica com o uso da alavanca. Nesse caso, o símbolo é uma linha em “V” com a indicação w/bar (indicando o uso da barra de whammy). 

A duração desse vibrato é indicada através do prolongamento do “V” (“VVVV”, por exemplo).

Indicação do uso da alavanca de guitarra na tablatura

Setas de direção

As setas de direção podem servir tanto para a direção de batidas quanto para a direção de palhetadas. Em ambos os casos, uma seta para cima indica um ataque para cima e, consequentemente, uma seta para baixo indica um ataque para baixo.

Setas de direção na tablatura

Além das setas, na tablatura de guitarra também é possível utilizar símbolos originados na notação de instrumentos de cordas friccionadas (violino e violoncelo, por exemplo), que são usados para indicar a direção da arcada. 

No caso, o primeiro símbolo indica o movimento para cima, e o segundo para baixo.

Setas de direção na tablatura para instrumentos de cordas friccionadas

Como não há uma convenção que unifique as tablaturas, há ainda outros símbolos que podem ser usados para as técnicas acima, então preste sempre atenção.

Também há outras técnicas que utilizam outros símbolos, mas esses citados são os principais quando o assunto é tablatura de violão e guitarra.

E aí? Curtiu apreder como ler tablatura? Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe com amigos e amigas que também estão começando na música!

E, se você quer desenvolver mais seus conhecimentos, além de expandir seu repertório, se liga no curso de Violão do Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino de música online, você terá uma jornada de aprendizado abrangente e gradual. Indo básico ao avançado, o curso aborda desde as partes do violão até técnicas avançadas, passando por noções de teoria e, claro, muito repertório.

Inscreva-se já!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Marco Teruel

Marco Teruel

Marco Teruel é músico e violonista, com mestrado pela USC Thornton School of Music (EUA) e doutorado em música pela UFMG. Seus interesses musicais incluem o repertório do violão clássico, a música dos séculos XVI e XVII, a música brasileira e o heavy metal.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK