Cifra Club

Conheça as músicas mais famosas do Brasil para tocar

Aumente seu repertório com nossa lista de músicas mais famosas do Brasil!

Será que pelo menos uma das músicas mais famosas do Brasil já está no seu repertório? Bom, com a imensa diversidade musical em nosso país, é fato que sempre temos algo a mais para conhecer.

Por isso, hoje você irá conferir uma lista de canções que estão em alta, e ainda aprender como tocá-las!

Então, bora se jogar nos ritmos brasileiros que vão do sertanejo à MPB. Fique com a gente e se aprofunde nessas cifras para arrasar em suas apresentações!

Aprenda a tocar as 8 músicas mais famosas do Brasil

Seja qual for sua vertente musical, na lista abaixo iremos dar dicas de músicas de diferentes gêneros e dificuldades.

Iniciante ou avançado, é importante que em seu repertório tenham algumas músicas mais famosas para que o público se identifique. Veja os hits que falaremos a seguir:

  • Boate Azul
  • Não Quero Dinheiro
  • Evidências
  • Tempo Perdido
  • Anna Júlia

E muito mais!

1. Boate Azul — Bruno e Marrone

Os solos de Boate Azul aparecem na introdução e após o primeiro refrão. Para tocá-los, procure treinar repetições para fixar a melodia e a técnica de slide.

O ritmo padrão durante toda a música é a guarânia, com 5 toques para baixo. Cuidado com os finais do refrão, onde há variação no ritmo, e são feitos apenas 2 toques para baixo em cada shape.

O número de acordes que compõem essa canção, famosa em barzinhos sertanejos, é igual a 9. Dentre eles há somente uma pestana, na primeira casa (F). De modo geral, os shapes não exigem grandes dificuldades de execução.

2. Não Quero Dinheiro — Tim Maia

Em Não Quero Dinheiro, o ponto de atenção está nas transições dos acordes. Há momentos em que o ritmo será tocado inteiro em apenas 1 acorde, e em outros, ele será dividido entre 2 ou 3.

No refrão, a levada sofrerá uma variação e, em seguida, na segunda parte, volte para a levada inicial.

São 3 acordes com pestanas: 2 na segunda casa (F#m e Bm), e 1 na quarta casa (C#m). O E/D pode ser uma novidade, dependendo da sua experiência, mas o shape é semelhante às posições de dedos do D duas casas à frente. Ao todo, aqui temos 10 acordes!

3. Evidências — Chitãozinho e Xororó

Uma das músicas mais ouvidas no Brasil, Evidências é uma boa oportunidade de evoluir no violão. A começar por seu grande número de acordes, que são 25 no total!

Alguns deles são mais simples, e outros mais complexos, mas vá com calma e sem desespero. Comece reparando nos padrões do ritmo, que contam com variações.

Dê atenção às nuances das levadas e nos momentos em que serão feitos apenas um toque para baixo em cada acorde.

4. Tempo Perdido — Legião Urbana

Em Tempo Perdido, você pode aprender tanto a parte do violão base, como também o violão que faz os solos.

Se for tocar sozinho, você pode optar apenas pelo violão base ou, ainda, mesclar a base com o solo na introdução e passagens.

O violão base seguirá a mesma levada do começo ao fim e, com exceção nas passagens, irá repetir a seguinte progressão: CAm7BmEm.

Já o violão solo conta com nuances a mais e irá exigir maior atenção, mas nada muito complicado. Treine uma estrofe por vez, vá reparando as semelhanças e diferenças entre elas. Ao todo, para tocar todas as partes da canção, serão utilizados 8 acordes.

5. Anna Júlia — Los Hermanos

A versão original de Anna Júlia é tocada meio tom abaixo e, sendo assim, a afinação do seu violão deve estar da seguinte forma: EbAbDbGbBbEb (sequência das cordas graves para as mais agudas).

A levada conta com uma base, mas há passagens com variações em diversos momentos. Por isso, sugerimos que confira uma parte por vez.

O solo da música surge após o segundo refrão e, para tocá-lo, você precisará praticar agilidade e a técnica de slide.

Além disso, essa é também uma boa oportunidade de treinar pestanas! Dentre os 6 acordes, apenas o E não está nessa forma.

6. Cheia de Manias — Raça Negra

Tocar Cheia de Manias é uma ótima maneira de praticar dedilhado, solo e batidas abafadas. Depois de conseguir tirar essa, com certeza você já estará em outro nível!

Em primeiro lugar, temos o dedilhado e prepare-se para treinar hammer on e pull off. Em seguida, entra o solo. Nessas duas partes, pratique quantas repetições precisar até conseguir atingir a agilidade necessária.

Junto dos versos, entram as batidas, com a levada padrão do começo ao fim. Ao todo temos 6 acordes, e note que a maioria deles está em forma de pestana.

Mas, se preferir, você pode deixar o dedilhado e o solo de lado, tocando somente as batidas em 2 acordes. Quer saber como? Confira a versão simplificada de Cheia de Manias!

7. Só Tu És Santo — Morada

Antes de tocar Só Tu És Santo, lembre-se de posicionar o capotraste na segunda casa, apenas nas 4 últimas cordas, deixando a Si e a Mizinha soltas.

A introdução e primeira parte são acompanhadas por um dedilhado padrão. A partir do pré-refrão entram as batidas, porém, no refrão há mudanças no padrão. Portanto, pratique bem cada levada.

Apesar da nomenclatura, os 8 acordes não exigem grandes dificuldades e não há shapes com pestanas.

Caso prefira tocar de maneira mais direta, com apenas um ritmo e 5 acordes, confira a versão simplificada de Só Tu És Santo!

8. Eva — Banda Eva

Tocar Eva é uma boa forma praticar uma levada mais solta e, assim, ter maior domínio sobre a mão direita (ou esquerda, para canhotos). Além disso, você também poderá colocar em prática as batidas abafadas.

O solo da introdução pode ser dividido em duas partes. Para tocá-lo, serão utilizadas as técnicas de hammer on, pull off e slide.

Quanto aos acordes, são 8 no total com apenas uma pestana entre eles. Aproveite para treinar junto do instrutor na videoaula!

Aprenda as melhores músicas atuais para tocar no violão

Curtiu aprender essas músicas mais famosas do Brasil? Elas são muito ricas de aprendizados e com certeza te ajudaram a evoluir seus conhecimentos. Continue sua jornada e amplie ainda mais seu repertório com músicas atuais para tocar no violão!

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK