Cifra Club

As melhores músicas sertanejas para tocar em barzinho

Precisa de músicas sertanejas para tocar nos bares da vida? Este artigo é a solução!

Você vai começar ou já toca na noite e está pensando em montar um repertório de músicas sertanejas para tocar em barzinho? Então, saiba que veio ao lugar certo, pois selecionamos 20 canções perfeitas para você!

Chitãozinho e Xororó cantando e tocando em show
Opções não faltam para você incluir no seu repertório de barzinho (Foto: Divulgação)

Certamente, as músicas de barzinho selecionadas aqui vão empolgar a galera e fazer com que todos cantem com você. Afinal, quem é que não gosta de um bom sertanejo no bar?

20 músicas sertanejas para tocar em barzinho

Nosso repertório de músicas sertanejas de barzinho foi feito pensando nas mais diversas variações do estilo. Portanto, essa também é uma ótima maneira de aprender mais sobre violão sertanejo e suas características.

Selecionamos tanto canções antigas quanto os mais recentes sucessos do ritmo. Saca só algumas delas:

  • O Menino da Porteira
  • Evidências
  • Boate Azul
  • Como um Anjo
  • De Quem é a Culpa?
  • Sorte a Nossa

Vamos lá aumentar o repertório sertanejo para tocar em barzinho?

1. O Menino da Porteira — Sérgio Reis

A principal dica para tocar O Menino da Porteira se refere ao solo da música. Para executá-lo, primeiramente estude e decore todas as posições dos dedos, pois cada frase do arranjo é tocada em mais de uma nota ao mesmo tempo. Além disso, a palhetada é sempre para baixo, dando um timbre bem parecido com o da viola caipira. No mais, são apenas 3 acordes, todos bem básicos: E, A e D.

2. Ainda Ontem Chorei de Saudade — João Mineiro & Marciano

A música Ainda Ontem Chorei de Saudade possui acordes fáceis, mas é preciso se atentar à batida no violão. A dica é deslizar o polegar sobre as cordas, para criar o efeito de um som mais arrastado. Dessa forma, sua execução sairá bem parecida à da versão original!

3. Evidências — Chitãozinho & Xororó

Para tocar Evidências, é preciso se ligar no tempo das mudanças de acordes, já que algumas são mais rápidas. Nas estrofes, experimente tocar somente uma vez para baixo em cada acorde – assim, a harmonia ficará sempre no tempo certo. Ademais, este hino sertanejo tem 25 acordes, o que vai exigir bastante dos iniciantes.

4. Boate Azul — Bruno & Marrone

O solo inicial de Boate Azul certamente é o grande charme dessa canção. Ele se divide em quatros partes e possui poucas notas, que se repetem por todo o arranjo. Ou seja, é bem fácil de executar! Os acordes da canção também são bem simples, porém atente-se à duração em cada shape.

5. Como Um Anjo — César Menotti & Fabiano

A grande dica para tocar Como Um Anjo é notar que o acorde C9 entra apenas no quarto tempo do compasso. Porém, além do shape já citado, outros dois acordes vão te exigir atenção redobrada: D#º e F9. Pratique bem antes de tocar a música para valer!

6. Se Eu Pedir, Cê Volta — Jorge & Mateus

Se Eu Pedir, Cê Volta tem 7 acordes que, no geral, são fáceis de tocar. É importante se atentar ao assustador DM7(9)/F#, mas que não é tão difícil quanto parece. Além disso, o solo inicial da música também possui poucas notas, sendo uma ótima maneira de estudar algumas técnicas de violão, como o slide.

7. Borboletas — Victor & Leo

A maioria dos acordes e a levada de Borboletas são simples. Contudo, preste atenção no shape de A/C#, que é um pouco mais complicado. O clássico solo é composto por notas que se repetem em cinco padrões de fraseados, sendo que não requerem uma técnica avançada.

8. Ciumeira — Marília Mendonça

A música Ciumeira é perfeita para treinar uma das batidas mais utilizadas no sertanejo atual, com um ritmo mais arrastado. Ademais, atenção redobrada nos shapes de E9 e F#m11, que são os mais chatinhos no meio de acordes fáceis de montar.

9. Dar Uma Namorada — Israel & Rodolffo

Dar Uma Namorada tem um grande diferencial: a mudança na batida durante a música. Na parte inicial, temos uma levada mais constante e cheia. Mas, a partir do refrão, a batida muda, passando a soar mais quebrada. Para conseguir realizar essa técnica, toque com a palma da mão sobre as cordas do violão entre as batidas da levada.

Já deu pra perceber a importância das batidas nas músicas sertanejas para tocar em barzinho, não é? Então, aqui vai uma dica especial para você: conheça o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy! Na nossa plataforma, você pode aprimorar seus fundamentos no instrumento de forma didática e prática!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

10. Bloqueado — Gusttavo Lima

Bloqueado originalmente é tocado com um capotraste na 2ª casa do braço do violão. Um ponto de atenção na música é o solo, que exige as técnicas de hammer on e pull off. Os acordes, por sua vez, não vão te complicar muito – somente o D/F# é um pouco mais complexo que os demais.

11. A Maior Saudade — Henrique e Juliano

Para tocar A Maior Saudade, é necessário mudar a afinação do violão para meio tom abaixo, para tocar na mesma tonalidade da versão original. Os acordes são fáceis de tocar, assim como a levada da música.

12. Vida Vazia — Bruno e Marrone

Uma das músicas mais icônicas de Bruno e Marrone, Vida Vazia tem alguns acordes que precisarão de atenção para serem tocados. É o caso de D/F#, G6 e G7M. Em todos esses, você vai precisar ter elasticidade nos dedos. Mas nada que um pouco de treino não dê conta.

13. De Quem é a Culpa? — Marília Mendonça

Os acordes de De Quem é a Culpa? são, no geral, bem fáceis de montar, incluindo o power chord D5. Na introdução e no solinho de passagem, mais uma vez você vai precisar das técnicas de hammer on e pull off.

14. Convite de Casamento — Gian e Giovani

O maior desafio de tocar Convite de Casamento é decorar todos os acordes. No total, são 15 shapes, sendo 4 deles com pestana. Atenção especial sobretudo ao G4, que tem uma montagem diferente.

15. Tocando em Frente — Almir Sater

Mais uma ótima música de barzinho, Tocando em Frente tem apenas 4 acordes. Mas atenção na hora de montar o shape de F9, único acorde com pestana e que necessita de certa elasticidade. Além disso, a música é toda tocada em dedilhado.

16. Telefone Mudo — Trio Parada Dura

Em Telefone Mudo, você terá apenas 3 acordes para tocar: D, A e E7. Preste atenção no solo de introdução. Embora ele pareça complicado, as notas se repetem bastante, e com um pouco de treino você conseguirá aprender sem muita complicação!

17. Termina Comigo Antes — Gusttavo Lima

Coloque o capotraste na 5ª casa para tocar Termina Comigo Antes. O acorde mais difícil da música é, novamente, o D/F#. Ademais, a faixa possui vários solinhos, sendo importante dominar a técnica de palm muting, indicada pela letra “x” na tablatura.

18. Estrelinha — Di Paullo e Paulino

Com 16 acordes, Estrelinha vai exigir um pouco mais, sobretudo dos iniciantes. Pelo menos os solos de introdução e do meio da música não são complexos. Em ambos os casos, são poucas notas para tocar e, quase sempre, apenas as duas primeiras cordas do violão são utilizadas.

19. Haja Colírio — Guilherme e Benuto

Haja Colírio é mais uma dessas músicas para tocar em barzinho que são simples, mas que ganham um ar diferente quando o solo é acrescentado. Ele é marcado por poucas notas, o que facilita a execução, e pelas cordas abafadas.

20. Que Sorte a Nossa — Matheus e Kauan

Para finalizar nossa lista, Que Sorte a Nossa tem acordes fáceis e uma batida simples, sendo fácil até para iniciantes. Ainda assim, é importante prestar atenção nas mudanças de acordes, que quase sempre acontecem de quatro em quatro tempos.

Agora que você aprendeu 20 músicas sertanejas para tocar em barzinho, que tal continuar evoluindo no violão? Se esse é o seu objetivo, não deixe de conferir o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy!

Com a nossa plataforma de ensino musical online, as aulas podem ser acessadas quando e onde você quiser. Além disso, a didática segue uma metodologia de primeira qualidade, pensada na sua evolução. Sua assinatura dá direito a vários outros benefícios incríveis! Por exemplo:


Então, venha fazer parte do Cifra Club Academy agora mesmo!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy
Foto de Guilherme Ferragut

Guilherme Ferragut

Jornalista, com mestrado em Divulgação Cultural e Científica pela Unicamp. Tem na música a grande paixão, por isso coleciona discos de vinil e está sempre aberto a novas experiências sonoras. Toca guitarra, baixo e violão. Escreve para o Cifra Club desde março de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK