Aprenda as 20 cifras mais tocadas de Noel Rosa
Quer aprender a tocar as músicas de Noel Rosa? Neste artigo, reunimos as melhores cifras para você praticar e se divertir!
Noel Rosa é um dos grandes protagonistas da história do samba. Sua obra conta com mais de 200 composições sobre os mais variados assuntos. Embora tenha vivido apenas 27 anos, o legado deixado por ele é notável até hoje. Sendo assim, no artigo de hoje, vamos elencar as melhores de Noel Rosa para você aprender a tocar!
“Carioca da gema” e personagem fundamental para o samba do século XX, Noel Rosa compôs canções riquíssimas musicalmente. Isso significa que as músicas que você vai aprender hoje contam com uma variedade harmônica e melódica incrível.
Portanto, prepare-se para evoluir no violão com um dos maiores sambistas do nosso país!
Quais as canções mais populares de Noel Rosa?
Ao tratarmos de samba, a complexidade dos acordes é algo bastante característico do gênero. Desse modo, a lista de hoje está em um nível avançado e, por isso, é dedicada a quem já possui certo domínio no violão.
Com isso, dê uma espiada em algumas músicas que vamos aprender:
- Último Desejo
- Conversa de Botequim
- Filosofia
- Feitiço da Vila
- Gago Apaixonado
- Com Que Roupa?
- Fita Amarela
1. João Ninguém
Para tocar João Ninguém, dê uma boa olhada em todos os 31 acordes da música. A maioria deles é desafiadora e merece uma atenção especial. Cuidado, principalmente, com os shapes de B6, D#7(b13), D#7(13), G#7/4(b9) e Em6. Todos eles apresentam uma digitação bastante peculiar. Por isso, tenha calma antes de começar a tocar.
2. Pierrot Apaixonado
Com “apenas” 14 acordes (é uma quantidade abaixo da média das cifras de Noel Rosa), Pierrot Apaixonado conta com shapes mais simples. No entanto, veja com calma os acordes B° e F/C, por conta da meia pestana, e E7/b9 e Gm/Bb, devido às digitações. Essa é uma das melhores canções de Noel Rosa para você aprender como tocar choro no violão.
3. Não Tem Tradução
Em relação aos 15 acordes de Não Tem Tradução, a dica é uma boa olhada nos shapes de D7M(9) e Dm6, que aparecem na 4ª casa, e também nos acordes C#7 e G°, devido às montagens. Fique ligado também nas mudanças de acordes.
4. Meu Barracão
Meu Barracão é um samba fácil de tocar no violão. Isso porque a música tem somente 9 acordes, e a montagem deles é mais simples. Porém, não se esquece de olhar com cuidado os shapes de A7+, E7/9-, Em7/5- e G#°.
5. Pela Primeira Vez
Pela Primeira Vez também conta com 9 acordes. A maioria é fácil de montar, mas aquela olhadinha em alguns shapes é sempre bem-vinda, não é mesmo? Pois bem, confira com atenção o Eb°, C7/9 e D7/9. Apesar desses acordes um pouco mais complicados, essa é considerada uma das cifras de Noel Rosa mais fáceis!
6. Pela Décima vez
Ouça Pela Décima Vez várias vezes e treine os acordes E6/9, F#7/13 e G#°(b13) antes de tocar a música toda. Além disso, por conta dos 27 shapes, separe a música em partes (estrofes e refrão) e estude cada uma separadamente. Assim, seu aprendizado dessa cifra será facilitado.
7. O ‘X’ do Problema
Com 25 acordes, O ‘X’ do Problema apresenta vários shapes que merecem ser olhados com cuidado. Alguns deles são: A7(b9), A7/4/(9), F#7/13 e F#m7(b5). Todos eles possuem uma digitação bem particular e, por isso, precisam ser vistos com atenção. Por fim, não deixe que a quantidade de acordes da cifra te impeça de evoluir no violão.
8. O Orvalho Vem Caindo
Uma das melhores músicas de Noel Rosa, O Orvalho Vem Caindo apresenta 25 acordes. Entre eles, há shapes que, apesar de muito parecidos, existem diferenças notáveis – por exemplo, C#7(13) e C#7(13-). Não se esqueça também dos acordes F#7(9-), F#m6 e Bb7(11+), todos com digitações próprias que merecem todo nosso cuidado.
9. Carinhoso
Composta por Pixinguinha e com letra de João de Barro, Carinhoso é muito interessante de aprender a tocar. Ela conta com 23 acordes no total, incluindo os shapes de C5+, C6, Eb7 e Em6, que vão te exigir um pouco mais. Além do mais, ouça a música várias vezes até pegar a batida certinha da canção.
10. Gago Apaixonado
Primeiramente, veja com cuidado os shapes de A7/C#, Cm6/Eb, D/C, D7/F# e E7/G# antes de tocar essa cifra de Noel Rosa. Todos os 20 acordes de Gago Apaixonado têm digitações bastante interessantes, que merecem todo cuidado. Além disso, não se esqueça de ouvir várias vezes a canção para saber onde acontecem as mudanças de acordes.
Quer evoluir ainda mais no seu instrumento favorito? Então, aqui vai um convite especial: conheça o curso de violão do Cifra Club Academy e desenvolva suas habilidades em todos os fundamentos primordiais nas seis cordas!
11. Feitio de Oração
Dos 20 acordes de Feitio de Oração, alguns devem ser olhados com atenção. São eles: Eb/Bb, porque aparece na 6ª casa, Eb, que aparece na 3ª casa e por causa da meia pestana, e Eb7, feito na 4ª casa. Além disso, ouça a canção repetidas vezes para memorizar as dinâmicas de cada parte da música.
12. As Pastorinhas
Apesar da maioria dos 14 acordes em As Pastorinhas ser mais tranquila para montar, alguns deles merecem a nossa atenção: Cm6/Eb, G/D e Gm6/Bb. Todos contam com uma digitação peculiar, que precisa ser observada com muito cuidado. Por fim, ouça bem a faixa original, para compreender cada mudança de acorde.
13. Três Apitos
Devido aos 41 acordes de Três Apitos, separe as partes da música e ouça o original com atenção, para se familiarizar com as particularidades da canção. Ademais, os acordes Abm7(9), Bb7(#9), F#7/Bb e F#m7(9) contam com uma montagem que requer atenção e cuidado.
14. Filosofia
Filosofia é uma das cifras de Noel Rosa mais fáceis de tocar! Ela conta com apenas 6 acordes, praticamente todos simples de serem montados. No entanto, uma olhadinha no shape de Em7(b5) não faz mal.
15. Palpite Infeliz
Uma dose de paciência é imprescindível para tocar Palpite Infeliz. Isso porque a canção conta com 32 acordes, sendo que alguns deles apresentam digitações muito próprias. Nesse sentido, foco nos shapes de Am7M(9), D7(b13) e C°. Além disso, para facilitar o aprendizado dessa cifra, ouça bastante a música antes de tentar tocar.
16. Feitiço da Vila
Com 29 acordes, Feitiço da Vila exige que você ouça com atenção a música e estude todos os shapes com calma. Cuidado especial com os acordes D7(b9), E7(b9) e B7(b13). Por outro lado, alguns outros shapes, apesar de terem nomes diferentes, são mais tranquilos de montar.
17. Com Que Roupa?
Com Que Roupa? conta com 31 acordes. Ou seja, estude os shapes e não deixe de ouvir a canção antes de tocar. Fique ligado especialmente nos acordes A7/9/13, por causa da sua digitação, Gm/Bb, que aparece na 3ª casa do violão, e E°/Bb, porque é montado na 11ª casa.
18. Fita Amarela
Fita Amarela contém somente 7 acordes, quantidade reduzida em relação à maioria das cifras de Noel Rosa. Logo, aproveite os poucos shapes para decorar mais rapidamente as mudanças de acordes. Além disso, reforce a atenção com o shape de F#m/C#, uma vez que ele é montado com uma meia pestana.
19. Conversa de Botequim
Uma das músicas mais famosas de Noel Rosa, Conversa de Botequim contém 25 acordes. Sendo assim, estude e ouça todos eles junto à gravação original. Isso vai te ajudar a aprender mais rapidamente a cifra como um todo. Ademais, cuidado com a digitação dos seguintes acordes: D7/F#, E7/G#, F#7/A# e Gm/Bb.
20. Último Desejo
Logo na introdução de Último Desejo, aparece um solinho super legal de fazer. Aproveite para praticar seu dedilhado e sua técnica de hammer on. Além disso, os shapes de Eb7 e F° merecem ser estudados separadamente.
Agora que você aprendeu a tocar as melhores de Noel Rosa, certamente pôde ampliar o seu repertório, bem como desenvolver ainda mais as suas habilidades no violão. No entanto, sempre é possível evoluir mais!
Nesse sentido, aproveite e conheça o curso de violão do Cifra Club Academy. Dessa maneira, você investe num aprendizado comandado por profissionais qualificados e que segue uma metodologia de ensino pensada no seu desenvolvimento musical!
Vai perder a chance de estudar violão com a gente?
Pablo Sathler
Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.