Cifra Club

Como tocar choro no violão: 7 dicas fundamentais para iniciantes

Olá, nobre colega musical! Hoje, nós vamos te mostrar que é possível tocar choro no violão de seis cordas, mesmo sendo um músico iniciante! Fique atento para absorver e pôr em prática todas as dicas a seguir, pois elas são fundamentais e vão te ajudar no seu desenvolvimento musical.

Violonista tocando choro
O choro exige alguns fundamentos específicos para ser tocado (Foto/Reprodução/Internet)

Antes de continuar, há duas questões importantes que você precisa saber sobre o choro: Não é um estilo musical exclusivo do cavaquinho ou do violão de 7 cordas. Além disso, os iniciantes também são capazes de tocar, desde que se dediquem a esse estilo musical brasileiro.

O que você precisa saber para começar a tocar choro no violão

Para início de conversa, é importante destacar que o choro é um dos estilos musicais mais emblemáticos da música brasileira. Ele é o resultado da soma entre as músicas africana, indígena e europeia.

Assim como outros ritmos brasileiros, ele também tem suas particularidades rítmicas, harmônicas e melódicas. Dessa forma, as dicas a seguir vão te ajudar a como tocar choro no violão, de fato.

1. Escolha um violão de nylon

A princípio, essa dica pode soar um pouco estranha. No entanto, a primeira geração de compositores de choro tocou com violão de aço. Entre eles, podemos destacar Dilermando Reis, Américo Jacomino e João Pernambuco.

Contudo, o choro se adaptou ao violão de nylon. Nos dias de hoje, o instrumento é  indispensável nos conjuntos regionais e ainda é excelente para os solistas. Além disso, ele é o mais indicado para iniciantes.

2. Treine o dedilhado

Agora, você pode direcionar o seu foco para desenvolver o dedilhado. Portanto, procure não pensar na sua palheta quando for tocar choro no violão. Ao dedilhar as cordas, você será capaz de aperfeiçoar uma das técnicas mais bonitas da linguagem musical: os arpejos.

Neste ponto, é importante frisar que o arpejo ascendente faz parte do choro. No entanto, o sentido descendente também é muito utilizado. Treine os dois e, em pouco tempo, você se surpreenderá com os resultados.

3. As escalas devem estar na ponta dos dedos

As escalas são fundamentais, não só para o choro, mas para qualquer estilo musical. Assim como o dedilhado, elas são capazes de enriquecer o seu vocabulário. Além disso, são muito utilizadas nas baixarias, que também podem ser executadas no violão de seis cordas.

Sobre as baixarias, elas geralmente acontecem em sentido descendente e vão ao encontro do acorde de chegada. Por exemplo, pegue a tríade de Am. Agora, toque a nota Lá na segunda casa da terceira corda e execute a escala menor natural em sentido descendente, até chegar na nota Lá da quinta corda. 

Pronto, você tocou a escala em sentido descendente. Ao tocar a nota alvo, o Lá da quinta corda, já está preparado para tocar o acorde de chegada, o Am. Em outras palavras, você acabou de tocar sua primeira baixaria!

4. Clichês harmônicos & Acordes

Assim como em qualquer estilo musical, o choro também tem suas trivialidades harmônicas. São progressões de acordes que aparecem com frequência. Sendo assim, é muito importante estudar as estruturas que compõem os clichês.

No choro, é muito comum aparecerem acordes invertidos, principalmente os de primeira e segunda inversão. Mas não se espante, alguns clichês dispensam a pestana.

Treine a progressão com os acordes invertidos Am/C – E7/B – Gm/Bb – Dm/A, pois esse é um dos clichês harmônicos do choro. Nesse sentido, repare que o primeiro e o terceiro acorde da sequência estão na primeira inversão, enquanto o segundo e o quarto estão na segunda. É uma cadência coerente e familiar, não acha?

5. Ritmo e metrônomo

Bom, já vimos a importância do violão de nylon, bem como do dedilhado, das escalas e dos clichês harmônicos. Agora, é hora de pensar no ritmo. Apesar das variações, o choro é uma música em ritmo binário.

Nesse sentido, cada compasso tem dois tempos fortes e, na maioria das vezes, cada tempo é subdividido em quatro partes. Ajuste o seu metrônomo para 50 BPM com quatro subdivisões por pulso. Agora, execute aquela mesma sequência harmônica da seguinte forma.

Com o polegar, você ataca a nota mais grave do acorde na cabeça do tempo, enquanto o indicador, o médio e o anelar tocam as cordas agudas nas três subdivisões restantes. Execute um acorde por compasso, ou seja, ele deve soar duas vezes antes de seguir ao próximo. Com isso, você dá seus primeiros passos para melhorar o ritmo com a ajuda do metrônomo.

6. Escute muito choro, mas também aprenda a ler

Sendo assim, é indispensável ouvir muito choro para assimilar a linguagem desse estilo musical tão rico. No entanto, escutar não basta. Em outras palavras, é importante aprender a ler partituras e tablaturas.

A leitura é fundamental para melhorar os conhecimentos em teoria musical, bem como para desenvolver as suas habilidades. Pode parecer complicado, mas, a longo prazo, você pode interpretar qualquer música.

7. Choro não é samba

Apesar da semelhança, o choro é um estilo mais instrumental, com desenvolvimento de improviso e uma estrutura simples com até três partes. Em contrapartida, o samba é uma vertente que valoriza o canto, tem pouco espaço para a improvisação e, em alguns casos, sua forma pode ser mais elaborada.

Dica bônus: desenvolva a sua musicalidade no Cifra Club Academy

Pode parecer complicado, mas é fácil começar a tocar choro no violão. Difícil é persistir. Neste caso, quem continua chega a tocar grandes clássicos, como Carinhoso, do mestre Pixinguinha. 

Nesse sentido, nós podemos te ajudar a persistir, a sair do básico para aprender a tocar choro com perfeição. Faça parte do Cifra Club Academy. Por um preço acessível e no conforto da sua casa, você tem aulas de dedilhado, escalas, teoria musical, acordes invertidos e muito mais! 

E aí, o que você achou das 7 dicas fundamentais para iniciantes de como tocar choro no Violão? Elas foram úteis? Então junte-se a nós e compartilhe o texto para ajudar os apaixonados pela música brasileira!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK