Conheça os principais artistas de choro
Desde já, vale considerar que a música brasileira é uma grande obra prima. Nesse sentido, nós, brasileiros, inventamos estilos musicais alegres, dançantes e até intimistas. Hoje, para ampliar o seu repertório sobre as nossas sonoridades, nós vamos te apresentar os principais artistas de choro!
Aliás, o choro é um dos primeiros estilos musicais nascidos no Brasil. Foi influenciado pela música europeia e africana e inspirou a bossa nova, o samba e o pagode.
Os 10 principais artistas do choro
Em síntese, a história do choro conta que o gênero começou a amadurecer no século XIX. Desde então, muitos músicos enriqueceram o seu ritmo, harmonia e melodia. Agora, enfim, vamos te mostrar os principais artistas de choro!
Joaquim Callado
Em primeiro lugar, Joaquim Callado é conhecido como o “Pai dos Chorões”. Com a sua genialidade, ele inventou temas inesquecíveis da música brasileira. O compositor tinha um grupo chamado O Choro de Calado, onde tocava a melodia com a flauta, enquanto os violões e o cavaquinho os acompanhavam.
Além disso, ele compôs belos choros, como Ai, Que Gozos, Caprichosa, Carnaval de 1867 e a icônica Flor Amorosa. E mais, firmou uma parceria com a histórica Chiquinha Gonzaga.
Chiquinha Gonzaga
Certamente você já ouviu alguma música da primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Chiquinha Gonzaga é, sem dúvida, uma das principais artistas da história do choro. Como se não bastasse, é considerada a primeira pianista a tocar o estilo. Ela soube criar melodias alegres em um ritmo dançante!
Ademais, compôs a famosa marcha carnavalesca Ô Abre Alas e também a revolucionária Corta Jaca. Para homenageá-la, o Dia da Música Popular Brasileira é comemorado no seu aniversário (17 de outubro)!
Ernesto Nazareth
Chegou a vez de te apresentar outro pianista, que também foi um dos principais artistas do choro. Estamos falando de Ernesto Nazareth, compositor de imortal Odeon, Brejeiro, Apanhei-te, Cavaquinho, Carioca e A Flor de Meus Sonhos. As suas canções foram gravadas por músicos espetaculares!
Durante a carreira, ele tocou em recitais e cinemas. Na ocasião, sua grande obra, a já citada Odeon, animava os espectadores enquanto sonorizava filmes mudos.
Pixinguinha
Agora, o mestre dos chorões, o grande Pixinguinha! Ele foi responsável por definir a linguagem do choro.
Além disso, marcou época com o grupo Os Oito Batutas, inclusive fazendo turnê internacional. Como se não bastasse, o compositor também era arranjador, flautista, saxofonista e maestro. Não só criava os temas, mas também improvisava em cima deles.
Uma das suas canções mais famosas é Carinhoso, que revolucionou o choro. Pixinguinha também compôs Um A Zero, Vou Vivendo, Naquele Tempo, Sofres Porque Queres e Lamentos.
Waldir Azevedo
Se você gosta do som do cavaquinho, certamente já se deliciou com as músicas de Waldir Azevedo. A partir de sua técnica, ele destacou o instrumento e inovou com as suas melodias e também nos improvisos.
Dessa forma, Waldir é considerado um virtuoso do choro. A sua música mais conhecida é Brasileirinho, um clássico que quebrou as barreiras do cavaquinho.
Ademais, compôs os sucessos Pedacinhos do Céu e Choro Novo em Dó. Assim, ele teve a oportunidade de tocar em outros países da América do Sul e na Europa.
Benedito Lacerda
Não há como falar dos principais artistas de choro sem mencionar o flautista Benedito Lacerda. Para surpresa de alguns, ele foi um dos parceiros de composição do mestre Pixinguinha.
Além disso, Benedito tocou com Noel Rosa, Canhoto, Dino 7 Cordas, Carmen Miranda, Sílvio Caldas e outros artistas. Foi um dos grandes compositores de choro!
A parceria com Pixinguinha rendeu obras inesquecíveis, como as já faladas Um A Zero, Naquele Tempo e Sofres Porque Queres. A dupla gravou mais de 40 canções!
Jacob do Bandolim
Jacob do Bandolim foi não apenas um ícone do choro, mas também de toda a música brasileira! Nesse sentido, inovou ao adicionar novos instrumentos ao gênero musical, como o acordeom e o vibrafone.
Uma das suas composições mais famosas é Noites Cariocas, gravada por Gal Costa, Hamilton de Holanda, Altamiro Carrilho e Eliane Elias. Além de criar melodias lindas, Jacob também era um instrumentista virtuoso. Assim, foi capaz de destacar o bandolim no choro e em outros estilos musicais.
Paulinho da Viola
Paulo César Batista de Faria, também conhecido como Paulinho da Viola, é mais um dos principais artistas de choro. Além do mais, também é compositor de samba, violonista, bandolinista, cantor, toca cavaquinho e violão.
Nesse sentido, Paulinho foi parceiro de ilustres músicos brasileiros, como Cartola, Candeia, Aracy Cortes e Elton Medeiros. Logo cedo ele chamou a atenção do público com a música Pode Ser Ilusão e, posteriormente, se destacou com Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida, Timoneiro, Perdoa e muitas outras!
Hamilton de Holanda
O bandolinista Hamilton de Holanda é destaque tanto da música brasileira quanto do cenário internacional! Não é à toa, afinal, já chamava atenção aos seis anos de idade como um prodígio.
Dessa forma, se firmou como um dos grandes nomes da música nacional. Como resultado disso, acumula um Grammy Latino com o álbum Canto da Praya.
Além de ser um exímio improvisador, ele é um ótimo intérprete. Suas gravações de grandes clássicos são uma referência para artistas contemporâneos.
Yamandu Costa
Por fim, temos o violonista Yamandu Costa, outra referência também internacionalmente. Assim como Hamilton de Holanda, ganhou um Grammy Latino, com o álbum instrumental Bachianinha, lançado em parceria com Toquinho.
No início da carreira, o músico se interessava pela música folclórica gaúcha. No entanto, ele expandiu o seu repertório após conhecer o trabalho do compositor e arranjador Radamés Gnattali.
Atualmente, Yamandu Costa é considerado um dos melhores em seu instrumento. Seu estilo musical é influenciado por ritmos genuinamente latinos. Confira Choro Loco no vídeo abaixo:
Compartilhe os principais artistas de choro com a turma da música
A música brasileira é linda, não acha? Nossas melodias são incríveis, as harmonias impressionam e os ritmos nos tiram do chão. Porém, ela precisa ser mais divulgada.
Portanto, compartilhe este post com a sua galera. Dessa forma, mais pessoas vão conhecer os principais artistas de choro, este ritmo sensacional e histórico!