Cifra Club

Quem é Herbert Vianna?

Conheça aqui tudo sobre quem é Herbert Vianna, conferindo todos os detalhes da biografia do vocalista e guitarrista dos Paralamas do Sucesso.

Herbert Vianna tocando guitarra e cantando em show dos Paralamas
Herbert Vianna é um nome essencial para o rock brasileiro (Foto/Reprodução/Internet)

A história sobre quem é Herbert Vianna envolve atitude rock and roll, superação e muito talento. Hoje, o líder dos Paralamas do Sucesso completa 61 anos e nada melhor do que recapitularmos sua relevante história para a música brasileira!

Seu legado impactou uma geração de fãs dos 80 e 90, tanto pelas habilidades como instrumentista quanto pela autenticidade enquanto letrista. Por isso, listamos quatro fatos para você conhecer mais sobre esse artista e se tornar um fã também.

Vem com a gente?

4 curiosidades sobre Herbert Vianna

Herbert Lemos de Sousa Vianna ORB nasceu em 1961 em João Pessoa. Porém, mudou-se para Brasília, ainda jovem, devido ao emprego de seu pai, que era militar. Depois disso, ele conheceu alguns parceiros que faziam parte da “turma de Brasília”, como os integrantes das bandas Capital Inicial, Legião Urbana e Plebe Rude.

Logo depois, ao se mudarem novamente, dessa vez para o Rio de Janeiro, fundou, com Bi Ribeiro, a banda que viria a ser os Paralamas.

1. Um dos quatro Paralamas

Inevitavelmente, sua história de vida passa a se entrelaçar com a história da banda. Após a saída do baterista Vital e a entrada de João Barone no grupo, Herbert compôs Vital e Sua Moto em homenagem ao amigo.

Como resultado, tornou-se o seu primeiro sucesso, sendo uma das músicas mais tocadas no verão de 83, ano de lançamento do disco de estreia Cinema Mudo. Além disso, a faixa rendeu a oportunidade de abrir shows de Lulu Santos no Circo Voador e de assinar um contrato com a EMI.

A partir do segundo disco dos Paralamas, O Passo do Lui, eles começaram a emplacar um hit atrás do outro. Assim, canções como Óculos, Me Liga, Meu Erro e Ska foram bem destaques.

Do mesmo modo, esses sucessos conduziram o grupo a tocar na primeira edição do Rock in Rio, com um show elogiado. Em seguida, as canções mais politizadas começaram a surgir, bem como as misturas de ritmos musicais e parcerias com outros artistas, como Gilberto Gil e Djavan.

Foi também nessa época que Herbert namorou Paula Toller, do Kid Abelha, e juntos, se tornaram um dos casais icônicos dos anos 80. Por consequência, eles compuseram diversas músicas colaborativas e, mesmo com o término, a amizade prevaleceu.

Ao longo do tempo, a banda continuou uma carreira bem-sucedida, sendo eleita duas vezes como Melhor Grupo pelo Prêmio Multishow. Além disso, eles são os segundos maiores vencedores do VMB.

Com o Acústico MTV, eles venderam cerca de 500 mil cópias e ganharam o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro. A apresentação contou com as participações especiais de Dado Villa-Lobos, guitarrista da Legião Urbana, e da cantora Zizi Possi.

Porém, mesmo no auge da carreira, a banda se viu em uma situação delicada e forçada a um hiato.

2. Acidente e recuperação: o renascimento de um rock star

Desde cedo, Herbert Vianna gostava de pilotar, seja helicóptero, ultraleves ou outras aeronaves. Assim, foi em um desses momentos de pilotagem que seu destino mudou de maneira brusca.

Em 2001, ele e sua esposa, a inglesa Lucy Needham, sofreram um acidente aéreo a caminho da festa de Dado Villa-Lobos. O ultraleve que o cantor pilotava caiu no mar, próximo a Angra dos Reis.

Dessa forma, a mulher faleceu e Herbert ficou internado durante 44 dias, transitando entre momentos de coma. Além da perda de sua amada, o músico ficou paraplégico e perdeu parte de sua memória depois do acidente.

Aqui, um fato curioso é que, como poliglota, Herbert se comunicava no hospital em inglês e francês, até que lembrasse do português novamente.

Ao mesmo tempo em que se recuperava, o guitarrista também recebeu uma visita ilustre. Seu amigo pessoal, o lendário Jimmy Page, do Led Zeppelin veio pessoalmente ao Brasil verificar como o amigo estava após o ocorrido.

Por fim, o seu processo de recuperação foi gradual, permitindo que ele voltasse aos palcos apenas no ano seguinte, retomando a carreira. Após o acidente, Herbert gravou mais cinco álbuns junto a banda e um solo, chamado Victoria.

É ou não é uma inspiração para todos nós? A sua trajetória pode ser vista no filme Herbert de Perto e as quase quatro décadas da banda no documentário Os Quatro Paralamas.

3. O talento que define quem é Herbert Vianna

Mais do que arrasar nas técnicas de guitarra e ser a voz dos Paralamas, faz parte de quem é Herbert Vianna o sucesso de suas composições. Dessa maneira, diversas canções de sua autoria ficaram marcadas em performances de outros artistas, como:

Além dessas, ainda há canções para Fernanda Abreu, Cidade Negra, Daniela Mercury, Marisa Monte, RPM e outros artistas.

4. A relação com outras bandas

A amizade de Herbert Vianna com outras bandas era comum, e talvez a mais próxima delas tenha sido com a Legião Urbana. Dessa maneira, a faixa Química, do primeiro álbum dos Paralamas, foi escrita por Renato Russo.

Logo, ao conhecer a canção, a EMI se interessou não só por seu autor, mas no que a banda tinha a dizer. Então, a Legião Urbana começava a tomar a forma que conhecemos hoje.

Como resultado disso, alguns shows dos Paralamas também contaram com performances de Herbert e Renato juntos. A parceria foi documentada em CD e DVD, intitulados de Legião Urbana e Paralamas Juntos.

Além do grupo de Renato Russo, Herbert batizou o quarteto do Biquini Cavadão, liderado por Bruno Gouveia. A banda de Vianna também realizou uma turnê com Jimmy Cliff, abrindo seu show pelas capitais do país com covers.

Dentre as canções escolhidas, estavam Inútil, Ainda É Cedo, músicas de Lulu Santos, Lobão e mais nomes de destaque do cenário brasileiro.

Celebre o aniversário de Herbert Vianna com os amigos

Agora que você descobriu mais sobre quem é Herbert Vianna, sabe que ele é um ícone do rock nacional oitentista que precisa ser celebrado sempre. Seja pela história de superação, seja pela atitude e técnica musical inquestionáveis.

Assim, ele merece ser aplaudido ano após ano não só pelos fãs, mas por todo mundo. Por isso, que tal compartilhar este post com seus amigos que são fãs dele e também com os que ainda não o conhecem tanto? Dessa forma, o legado dos Paralamas continua vivo geração após geração.

Parabéns, Herbert!

Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK