Quem foi Jimi Hendrix? Conheça a história do gênio das guitarras
Em 2025, completam-se 55 anos da morte de Jimi Hendrix. Conheça o legado do guitarrista que mudou o rock para sempre!
Considerado por muitos o maior guitarrista de todos os tempos, Jimi Hendrix foi um ícone cultural dos anos 1960 cujo legado segue vivo até os dias atuais.

E se você deseja saber quem foi Jimi Hendrix e conhecer sua importância para o mundo da música, então continue com a gente!
Entenda quem foi Jimi Hendrix, o ícone que marcou gerações
Nascido em Seattle, Jimi Hendrix começou a se interessar por música aos dez anos ao ouvir o que seu pai escutava, especialmente blues.
Artistas como Muddy Waters e Howlin’ Wolf foram a base de sua formação; o interesse cresceu tanto que, aos 11 anos, ganhou seu primeiro violão.
Já com uma guitarra em mãos, aos 12, começou a formar bandas escolares e a desenvolver sua identidade como instrumentista.
O início da carreira
Após um breve período no exército como paraquedista, Hendrix decidiu seguir integralmente a carreira de músico.
Ele iniciou sua jornada como guitarrista de apoio para grandes nomes do soul e do R&B, como Little Richard, The Isley Brothers e Wilson Pickett
Mais tarde, formou sua própria banda, Jimmy James and The Blue Flames, e passou a se apresentar em um bar em Nova Iorque.
The Jimi Hendrix Experience
Em 1966, a vida de Jimi mudou ao ser descoberto por Chas Chandler, baixista do The Animals, que se tornou seu empresário e o convenceu a se mudar para Londres.
Lá, foi formado o trio The Jimi Hendrix Experience — com Noel Redding no baixo e Mitch Mitchell na bateria.
O sucesso da banda foi imediato, e seus primeiros shows atraíram grandes nomes como Eric Clapton e Paul McCartney, que se tornaram fãs de Jimi.
O sucesso foi consolidado com os singles Hey Joe e Purple Haze, e com o álbum de estreia, Are You Experienced (1967), um dos mais importantes da história.
Festival de Monterey
Em 1967, a cena musical ainda era bastante dividida, mas a chegada de Jimi Hendrix no festival de Monterey mudou tudo.
Sua apresentação conquistou o público com a mesma força que os Beatles, quebrando barreiras na música.
De repente, Hendrix não era apenas um músico genial, mas também a voz do sonho de paz, amor e igualdade; graças ao seu talento como guitarrista, compositor e arranjador.
O auge da carreira
A Jimi Hendrix Experience lançou mais dois álbuns de sucesso, Axis: Bold as Love (1967) e Electric Ladyland (1968), com clássicos como Little Wing e Voodoo Child.
Contudo, o sucesso trouxe pressões de grupos ativistas e divergências musicais internas, que levaram ao fim da banda em 1969.
Após a separação, Hendrix se apresentou no icônico Woodstock Festival e formou o trio Band of Gypsys.
Qual foi a causa da morte de Jimi Hendrix?
Em 18 de setembro de 1970, Jimi Hendrix morreu aos 27 anos, asfixiado após misturar comprimidos para dormir com álcool, e não por overdose de drogas ilícitas, como muitos acreditam.
Por que Jimi Hendrix é considerado o melhor guitarrista do mundo?
Os fraseados criados por Jimi Hendrix e como os tocava, principalmente com as escalas pentatônicas, foram algo totalmente inovador.
As técnicas de guitarra utilizadas por Jimi eram carregadas de personalidade. Ele tinha uma maneira única para usar a alavanca de tremolo, além de se destacar fazendo bends, slides e vibratos.
Jimi também elevou o feedback à categoria de nota musical e não mais a um ruído inconveniente. Ele ainda usava com maestria os pedais de octavia e wah-wah.
Por isso, Jimi se tornou referência na guitarra, influenciando várias gerações de músicos.
Aprenda a tocar guitarra com o Cifra Club Academy!
Você conferiu quem foi Jimi Hendrix e conheceu todo o seu legado para a música. E se o seu sonho é tocar guitarra, além de aprender os maiores sucessos de Hendrix, o momento é agora!
Assine o Curso de guitarra do Cifra Club Academy e tenha acesso às aulas completas, com material elaborado para um aprendizado progressivo e no seu tempo!
Carlos de Oliveira
Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.