Cifra Club

Conheça os melhores modelos de violão para iniciantes

Preparamos uma seleção especial com dicas dos melhores violões para iniciantes e suas características.

Uma dúvida super comum para quem vai começar os estudos é: qual o melhor modelo de violão para iniciantes? É fato que são vários os fatores que vão determinar a sua compra final, mas é importante saber alguns pontos que facilitam essa decisão!

Vários modelos de violão pendurados em parede de loja de instrumentos
Opções não faltam para os iniciantes no violão (Foto: Reprodução/PxHere)

Então, antes de aprender como tocar violão, você precisa conhecer as características de alguns modelos disponíveis no mercado. É válido lembrar que o melhor instrumento será aquele que melhor atende suas necessidades para o momento e, claro, que cabe no seu orçamento!

Qual é o melhor violão para iniciantes?

A seguir, você vai conferir 11 modelos de violão para iniciantes. Listamos as principais características de cada um, neste guia completo para direcionar sua escolha. Venha com a gente!

1. Giannini Start N-14

Fabricado por uma das principais marcas brasileiras, o Giannini Start N-14 é uma boa opção para iniciantes que visam à tocabilidade. Além disso, ele conta com um tensor bidirecional no braço, que facilita a regulagem do instrumento.

Giannini Start N-14
O Giannini Start N-14 é uma das opções mais baratas para iniciantes (Foto: Reprodução/ Giannini)

2. Memphis AC-34

O Memphis AC-34 possui dimensões diferenciadas, sendo três quartos do tamanho de um instrumento padrão. Ele é ideal para crianças ou pessoas com baixa estatura, além de ser ótimo para viagens, pelo fácil transporte.

Memphis AC-34
O Memplhis AC-34 é uma boa opção para quem busca por um instrumento menor (Foto: Reprodução/Amazon)

Embora tenha tamanho reduzido, esse violão possui uma boa afinação em toda sua escala – tanto na parte grave quanto na aguda – e também é dos mais baratos.

3. Rozini RX-201

Esse é um violão acústico que se destaca por ter uma ótima projeção sonora. Ademais, o Rozini Rx201 é marcado por sua afinação e clareza das notas. Ele possui um bom acabamento e é feito com matéria-prima e mão de obra brasileiras!


Rozini RX-201
A fabricação brasileira é um dos destaques do modelo Rozini Rx201 (Foto: Reprodução/Rozini)

4. Michael VM-85E

Se um item indispensável para escolha do seu violão é a tocabilidade, dê uma atenção para o Michael VM-85E. Esse é um modelo com som equilibrado e que permite que você passe horas e horas tocando sem parar. Ou seja, é ótimo para quem está começando nos estudos!

Michael VM-85E
O modelo Michael VM-85E é voltado para quem deseja passar um longo tempo praticando (Foto: Reprodução)

Ele possui um acabamento simples, porém funcional. Um diferencial é o cavalete Double Hole Michael, sistema que garante maior pressão das cordas sobre o rastilho, permitindo uma dupla amarração das cordas.

5. Eagle DH-69

Se você pretende investir um pouco mais, o Eagle DH69 é um instrumento com foco no timbre, te permitindo explorar diferentes possibilidades sonoras.

Eagle DH-69
O Eagle DH69 é uma opção para quem está disposto a gastar mais um pouco (Foto: Reprodução/Eagle)

Dessa forma, ele pode te proporcionar um aprendizado mais amplo e diversificado. Possui também escala e cavalete em rosewood.

6. Yamaha F-310

O Yamaha F-310 possui preço um pouco acima da média, porém garante qualidade única. É indicado tanto para iniciantes quanto para músicos mais experientes.

Yamaha F-310
O modelo Yamaha F-310 também está na faixa dos mais caros para iniciantes (Foto: Reprodução/Yamaha)

Essa é uma opção com cordas de aço e em tamanho menor, ganhando em praticidade e conforto para tocar.

E-book

7. Harmonics GE-20

Para quem busca um instrumento mais completo e profissional, o Harmonics GE-20 é um violão eletroacústico com afinador embutido. Isso facilita para quem está aprendendo e ainda não sabe muito como afinar o violão.

Harmonics GE-20
O afinador embutido é uma das principais características do Harmonics GE-20 (Foto: Reprodução/Harmonics)

Essa também é uma boa e confortável opção para iniciantes que passam horas praticando. Ele possui encordoamento de nylon e é uma boa opção com cutaway.

8. Tagima Memphis MD-18

Como opção com corda de aço, o Tagima Memphis MD-18 é uma boa alternativa para quem curte rock, blues, pop e outros estilos. Isso porque ele possui um timbre encorpado e potente!

Além disso, já conta com afinador embutido, equalizador de graves, médios e agudos e ajuste de volume. É um violão versátil, com braço mais fino e escala em rosewood.

Tagima Memphis MD-18
A potência do timbre do Memphis MD-18 faz o violão da Tagima ser uma ótima opção (Foto: Reprodução/Tagima)

9. Tagima Dallas

Se você pretende tocar usando um amplificador, o Tagima Dallas é uma ótima escolha! Ele também já vem com afinador e equalizador embutidos e possui cordas de aço.

Além disso, possui cutaway e escala em rosewood, e um diferencial é sua versão para canhotos!

Tagima Dallas
O Tagima Dallas é um dos preferidos dos violonistas (Foto: Reprodução/Tagima)

10. Di Giorgio Estudante 18E-3B

Desenvolvido especialmente para iniciantes no instrumento, o Di Giorgio Estudante 18E-3B é um modelo bem confortável. Essa versão eletroacústica com equalizador e boa sonoridade permite que o violão seja usado também por músicos mais experientes.

Di Giorgio Estudante 18E-3B
Di Giorgio Estudante 18E-3B é mais uma opção de violão para iniciantes (Foto: Reprodução/Di Giorgio)

Por fim, o encordoamento é de nylon, também da Di Giorgio, e ainda conta com tensor bilateral para regulagem.

11. Michael Go Play VM15NY

O violão Michael Go Play VM15NY é um modelo também com cordas de nylon e com uma sonoridade bem equilibrada. Ele conta com um tensor Dual Action e braço em basswood.

Esse é um instrumento bastante confortável e de ótima tocabilidade, sendo uma boa opção pensando no custo-benefício.

Michael Go Play VM15NY
A Michael é uma fabricante que costuma agradar tanto iniciantes quanto músicos com um pouco mais de experiência (Foto: Reprodução/Michael)

Chegamos ao final da nossa lista de modelos de violão para iniciantes! Curtiu? Esses são apenas alguns dos muitos disponíveis no mercado. Lembrando que o melhor violão é aquele que irá suprir suas necessidades e que melhor se encaixa com o seu estilo musical!

Agora, a nossa dica de ouro: para garantir um bom aprendizado musical, é indispensável ter um ensino completo e consistente! Por isso, inscreva-se no curso de violão do Cifra Club Academy e aprenda com os melhores professores e com um método pensado na sua evolução!

Curso de violão do Cifra Club Academy

Na nossa plataforma de ensino musical online, você garante não apenas qualidade nos estudos, mas também outros benefícios. Saca só:

  • Estudar de onde e quando quiser, bastando ter acesso à internet;
  • Materiais de apoio;
  • Lives exclusivas para tirar dúvidas;
  • Canal no Telegram também exclusivo;
  • Possibilidade de assistir às aulas de todos os cursos da plataforma (são mais de 10) com apenas uma assinatura,
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro (inclui navegação sem propagandas no site e newsletter exclusiva).

Não tem como não aproveitar essa oportunidade única de fazer parte da nossa academia musical, não é mesmo?

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK