Na imagem a seguir temos a localização das notas na pauta que possui como referência a clave de Fá (utilizada para instrumentos graves, incluindo o nosso contrabaixo).
Na primeira pauta temos a escala de dó no sentido ascendente (do grave para o agudo). Perceba que as notas variam dentro dos espaços e linhas do pentagrama. Já na segunda pauta a mesma escala é transcrita, porém desta vez no sentido descendente (do agudo para o grave). Na terceira e quarta pauta temos respectivamente as notas nos espaços e nas linhas.Na pauta a seguir exemplifiquei o uso de linhas suplementares, que são utilizadas quando a altura das notas ultrapassa o pentagrama, tanto para o grave quanto para o agudo.
Para facilitar a localização enquanto não são decoradas todas as notas, gosto de utilizar notas de referência, que fazem com que fique mais fácil lembrar onde estão algumas notas que já darão referência para as demais.
São cinco as notas referenciais:
Mi = que é a nossa nota mais grave em um contrabaixo de 4 cordas com afinação padrão (normalmente é chamada de “mizão”);
Lá = que está localizada no primeiro espaço do pentagrama e corresponde ao nosso Lá solto da terceira corda (ou preso na quinta casa da corda Mi);
Ré = localizada exatamente na linha central do pentagrama, e é referente ao Ré da segunda corda (solta);
Fá = deve ser referência constante pois a mesma é localizada em função da colocação da clave no início da partitura (perceba que o início do desenho da clave é justamente nesta linha e passa ao meio dos dois pontos que acompanham a clave). Este Fá pode ser executado na quarta casa do corda Ré ou nona da corda Lá;
Si = Nota localizada no espaço final da partitura que é referente ao Si da quarta casa da corda Sol ou nona casa da corda Ré.
No exemplo a seguir temos notas colocadas aleatoriamente no pentagrama para o maior estudo de suas localizações.
Aqui temos um exercício onde serão aplicados tanto os conteúdos desta aula quanto das aulas anteriores (leitura rítmica). Primeiro localize as notas baseado no conteúdo desta aula e depois tente adicionar a elas seus valores rítmicos (se necessário, repasse as anteriores).
Partituras (transcrições e edições): Rafael Zara
Espero que tenham aproveitado e até a próxima!
Comunidade: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=11290630
Abraços!
Rodrigo Brizzi
rodrigobrizzi@gmail.com