Cifra Club

Biografia de Luan Santana: confira um raio-x completo do ídolo sertanejo

Conheça mais a vida e obra de Luan Santana, um dos principais astros da música brasileira popular!

Dia 13 de março é o aniversário de um dos maiores nomes da música brasileira dos últimos tempos! Por isso, o Cifra Club não poderia ficar de fora dessa data tão especial e, claro, preparamos a biografia de Luan Santana com todo carinho para você.

Luan Santana cantando no seu primeiro DVD
Luan Santana performando no Ao Vivo de 2009, seu primeiro álbum (Foto/Reprodução/Internet)

O cantor, inegavelmente, conquistou enorme sucesso no país inteiro, se tornando peça chave da música sertaneja atual. Portanto, venha com a gente e confira as principais curiosidades sobre Luan Santana.

Conheça a biografia de Luan Santana

Hoje você vai saber um pouco mais sobre a infância, o início da carreira e a trajetória completa desse artista tão amado pelos brasileiros. Enfim, vamos ao que interessa!

O nascimento, a família e as mudanças

Luan Rafael Domingos Santana nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, em 1991. Filho de Amarildo e Marizete, o garoto teve uma infância saudável e estável, cheia de carinho dos familiares. 

Por conta do emprego do pai, eles acabaram mudando várias vezes de cidade. Assim, morando em lugares como Manaus, Maringá, Assis e Ponta Porã, o guri teve que se adaptar em diversas situações. Isso incluía, por exemplo, passar por diferentes escolas e sempre fazer novas amizades.

O menino que queria sem cantor

Decidir “o que queria ser quando crescer”, nunca foi um problema para o pequeno Luan. Inclusive, aos 2 anos, já conhecia os detalhes das músicas sertanejas que o pai ouvia, de Milionário & José Rico a Bruno & Marrone. De acordo com ela, Luan ouvia as canções uma ou outra vez e já saia cantando as letras.

Viu só como Luan Santana começou se inspirando em referências diferentes da música sertaneja? Certamente, as batidas singulares do violão sertanejo cativaram o coração e a mente do pequeno Luan. Se você quer dominar esses fundamentos, o Cifra Club Academy é o teu lugar!

Curso focado em violão sertanjo do Cifra CLub ensina mais de 20 batidas.

O curso ensina mais de 20 batidas de violão sertanejo, sempre priorizando um repertório diferenciado. Quando terminar as aulas, você terá plenas condições de montar um repertório que envolva o que há de melhor na música sertaneja.

O início da carreira

Quase todo cantor ou músico começa sua trajetória enfrentando muitos desafios, e com Luan Santana não foi diferente. Aliás, naqueles tempos, ele nem tinha a ambição de se tornar um grande astro. Acima de tudo, seu objetivo era simplesmente ser cantor. Porém, gradualmente, a vida foi levando Luan para caminhos inesperados.

Certa vez, ainda desconhecido do público, o artista fez um pequeno show, quando cantou sucessos sertanejos e quatro músicas inéditas. No entanto, já em casa, ele ouviu a gravação da apresentação e, descontente com o resultado, chegou a quebrar o CD. De fato, a qualidade do áudio não era das melhores. Confira:

Mas o que o guri não sabia é que outras cópias haviam sido feitas. Mais do que isso, a música Falando Sério foi parar no YouTube e acabou viralizando. Em um ano, já eram mais de 300 mil acessos, número surpreendente para um cantor desconhecido, em um áudio de pouca qualidade.

Posteriormente, em outro show, o inexperiente garoto franzino de 17 anos já chamava a atenção, chegando até a distribuir autógrafos. Foi aí que Luan se apaixonou de vez pelos palcos e confirmou que queria seguir na profissão.

A partir daí, diante do ânimo do filho, Amarildo decidiu bancar a gravação de um CD de boa qualidade. Agora era distribuir a gravação nas rádios e torcer para que alguém colocasse no ar. Ouça esse disco a seguir:

Logo depois, o cantor se apresentou em Goiás. O contratante do local, Anderson Ricardo, se interessou pelo cantor e viu potencial nele. Finalmente, Luan Santana conseguia um empresário profissional.

Sorocaba: peça-chave na biografia de Luan Santana

Em uma ocasião, Luan foi convidado para abrir o show da famosa dupla sertaneja Fernando & Sorocaba e decidiu puxar conversa com “o primeira voz” da dupla. Como resultado, Sorocaba, que também é empresário, decidiu investir na carreira do jovem.

Aliás, a proposta era entrar não só com dinheiro, mas também com composições exclusivas para o artista. Meteoro, uma de suas melhores músicas, é um exemplo disso.

2009: o início do auge de Luan Santana

O ano de 2009 foi marcante na carreira do nosso artista. Já sócio de Sorocaba, gravou o DVD Luan Santana – Ao Vivo, e as rádios tocavam suas músicas constantemente. Além disso, o astro estava na gravadora Som Livre, sendo uma das principais estrelas do casting.

A essa altura, seus shows já reuniam mais pagantes que apresentações de artistas consagrados mundialmente, como Paul McCartney e Madonna

Com cachês cada vez maiores e dezenas de apresentações mensais, Luan já havia ganhado muito dinheiro. Ainda assim, é legal contarmos que o valor arrecadado de muitos shows foi integralmente convertido para causas sociais.

2010: o ano da afirmação do sucesso de Luan Santana

Para não perder terreno para outros artistas e manter sua popularidade em alta, a ideia era deixar a agenda de shows sempre lotada. Além disso, a essa altura, sua presença já era constante em revistas, programas de rádio e, principalmente, na TV.

Apesar de ter sido lançado no ano seguinte, o segundo disco ao vivo foi gravado no final de 2010 e também merece destaque. Somando todos os gastos, o Ao Vivo no Rio atingiu custo de R$ 4 milhões.

Entre as despesas, estavam até mesmo recursos que seriam usados no show de Michael Jackson, que ele estava ensaiando antes de sua morte, em 2009. Como se não bastasse, números de ilusionismo também fizeram parte da marcante apresentação e encantaram o público.

No show, Luan Santana dividiu o palco com artistas de destaque, como Ivete Sangalo e Zezé Di Camargo & Luciano. Assista à parceria com a Veveta no vídeo abaixo:

Os dias atuais e a evolução da carreira

Muitas águas rolaram de lá pra cá, e Luan Santana continua fazendo sucesso. Como consequência de sua notável evolução ao longo dos anos, o cantor acumula quatro indicações ao Grammy Latino. Além disso, o artista já apareceu várias vezes em listas da conceituada revista estadunidense Billboard.

Atualmente, o cantor faz parte do casting da gravadora Sony Music, rompeu com o ex-empresário Anderson e está em fase de divulgação de diversos trabalhos. Ao que tudo indica, a biografia de Luan Santana ainda tem muitos capítulos a serem escritos, não é? Então, nos resta torcer para que todos eles sejam repletos de sucessos!

Compartilhe a biografia de Luan Santana com os amigos!

Que tal comemorar essa data especial compartilhando esta biografia de Luan Santana com a turma? Assim, você presta a sua homenagem ao ídolo e todo mundo vai conhecer um pouco mais sobre esse artista tão importante da música brasileira!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK