Cifra Club

9 músicas sobre amizade para tocar agora

Aprenda a tocar músicas que falam sobre amigos para dedicar!

Talvez, o amor seja o tema dominante na maioria das músicas já feitas ao longo da história. Quem sabe? Mas, não podemos esquecer que existem milhares de músicas sobre amizade.

Portanto, resolvemos criar essa lista com dicas de como tocar músicas que falam sobre amizade, para quem quer expressar esse sentimento através do violão.

Não importa se você vai tocar em uma roda com os amigos, celebrando esse sentimento, ou em uma apresentação de voz e violão. Então, bora lá começar a tirar as músicas sobre amizade?

Músicas sobre amizade para tocar no violão

A amizade é tão marcante na nossa vida que até existe uma data reconhecida pela ONU para comemorá-la: dia 30 de julho. Por isso, é importante você incluir músicas que abordam o tema no seu repertório.

Nosso critério de elaboração foi fazer uma lista bem eclética, misturando músicas internacionais e nacionais. Além disso, estudantes de violão de todos os níveis encontrarão um ótimo material de estudo aqui.

1. With A Little Help From My Friends — The Beatles

Se você estiver precisando da ajuda dos seus amigos, para seja lá o que for, With A Little Help From My Friends é a música que vai sensibilizá-los.

Ela é indicada para quem está no nível intermediário, pois 5 dos seus 9 acordes são pestanas.

Por outro lado, a batida dela é bem simples, basta fazer 4 movimentos alternados para baixo e para cima. Dessa maneira, o primeiro e o terceiro são para baixo, e o segundo e o quarto para cima.

Ouça a música com atenção, acompanhando sua cifra para entender quantas vezes tocar essa batida por acorde.

2. A Amizade — Fundo de Quintal

Com toda a certeza, A Amizade figura entre as músicas para amigos especiais. Ela é recomendada para pessoas que já estão no nível avançado.

Isso porque ela possui 24 acordes, sendo que 6 deles são pestanas e 11 possuem dissonâncias que geram formatos difíceis de serem montados e trocados. 😲 

Além disso, ela também usa a batida de samba tocada de forma rápida, o que aumenta o grau de dificuldade nas trocas de acorde.

Por isso, é indicado que mesmo o pessoal de nível mais avançado comece treinando essa música em um andamento mais lento com a ajuda de um metrônomo.

3. Meus Bons Amigos — Barão Vermelho

Meus Bons Amigos, do Barão Vermelho, não poderia ficar de fora da nossa lista de músicas sobre amizade.

Se você já consegue tocar uma ou duas pestanas, e quer dar os primeiros passos para atingir o nível intermediário, essa é a música certa.

Ela tem 6 acordes, sendo que 3 deles são pestanas. Como o andamento dela não é muito rápido, sua prática se torna mais tranquila.

Por fim, ela fica super legal usando a batida de rock. Novamente, acompanhe a cifra para saber quantas vezes tocar essa batida em cada acorde.

4. You’re My Best Friend — Queen

Excelente pedida para os iniciantes que buscam montar um repertório de músicas sobre amizade é You’re My Best Friend, do Queen.

Entre seus 10 acordes temos a pestana de F. Além disso, o Fm7 é um acorde dissonante, bom para quem quer começar a se aventurar por esses territórios.

A batida de violão dela é a mesma de With A Little Help From My Friends, dos Beatles. Se preferir, comece treinando em um andamento mais lento.

5. Song For A Friend — Jason Mraz

Uma das mais belas músicas sobre amizade em inglês é Song For A Friend, do Jason Mraz. Ela é recomendada para quem já está ou quer passar para o nível intermediário, pois exige uma boa dose de dedicação.

Primeiro, essa música é um ótimo estudo de dedilhado. Essa técnica é feita em cima de acordes com pestana – como o Bm, G7 e F#m – e de dissonâncias, como o A6.

Por isso, indicamos que você comece treinando as trocas que envolvem esses acordes, em um andamento mais lento.

O que facilita bastante é que essa música tem praticamente a mesma progressão de acordes, com poucas variações. Dessa maneira, em pouco tempo, seu repertório de músicas sobre amizade vai incluir esse clássico.

6. Falou Amizade — Caetano Veloso

Falou Amizade, do Caetano Veloso, é uma boa pedida para treinar batida de violão de MPB.

Dentre seus 12 acordes, ela tem 3 pestanas e 3 dos seus acordes dissonantes possuem formato mais intricado.

Devido à toda sua complexidade, recomendamos que você treine essa música por partes.

7. Canção da América — Milton Nascimento

Uma lista de músicas sobre amizade para tocar que não tenha Canção da América, do Milton Nascimento, está incompleta.

Por ser uma das mais belas músicas de amizade brasileira, quem toca em barzinho precisa incluí-la no seu repertório.

Apesar de ter 14 acordes, ela é fácil de tocar, pois não tem nenhuma pestana e os acordes com formatos mais difíceis são indicados para iniciantes avançarem um pouco mais.

Por último, ela é um bom treino de acordes com inversão e dedilhado.

8. Waiting On A Friend — The Rolling Stones

Uma ótima música para os iniciantes é Waiting On A Friend, dos Rolling Stones, pois ela só tem 4 acordes, sendo o F sua única pestana.

Além disso, ela tem apenas duas progressões de acorde, facilitando mais ainda para que você consiga tirar essa música com mais rapidez.

9. Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos — Roberto Carlos

Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos, do Roberto Carlos, precisa estar em qualquer repertório de músicas sobre amizade. Além de mexer com o coração das pessoas, ela é fácil de tocar.

Primeiro, afine o instrumento meio-tom abaixo. Entre seus 4 acordes, apenas o Bm é feito na forma de pestana.

O grande lance dela é o seu treino de dedilhado. Por isso, recomendamos que você comece treinando em um andamento mais lento até que fique craque nele.

Está querendo aumentar seu repertório? Conte com o Cifra Club!

Agora que você teve dicas eficazes de como tocar músicas sobre amizade, queremos te convidar a ampliar seu repertório aprendendo as melhores músicas de amor.

Venha aprender novos acordes e técnicas. Não perca mais tempo!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK