Cifra Club

Música para “Dios”: relembre 8 canções sobre Diego Maradona

Diego Maradona ouvindo escutando músicas em fones de ouvido

Um jovem Maradona curtindo seus vinis, não quer guerra com ninguém (Foto/Internet)

Na tarde do dia 25 de novembro de 2020, o mundo recebeu a triste notícia da morte do ex-jogador de futebol Diego Armando Maradona. Craque dentro das quatro linhas, Maradona desfilou incontáveis dribles e fez gols que são verdadeiras obras de arte. Como não pensar naquele golaço, contra a Inglaterra, quando até Sir Paul McCartney foi driblado?

As traquinagens do já saudoso craque, como não poderia ser diferente, encantaram artistas de rock, cuarteto (gênero musical comum na América Latina) e reggae. Seja pela irreverência ou pelo talento com a bola nos pés (y “na mano de dios”), o nosso Barrilete Cósmico inspirou a criação de várias músicas. Como você já pode imaginar, essas canções são os temas desta nossa conversa de hoje.

Diego era muito ligado em música, sobretudo ao rock. Em um episódio musical memorável, Maradona subiu ao palco com o Queen e ainda foi tietado por Freddie Mercury e companhia. Numa outra oportunidade, atendeu ao pedido do Oasis para uma foto. Além disso, era amigo bem próximo de vários roqueiros argentinos.

Diego Maradona e Charly García, em momentos de irreverência

Diego curtindo a companhia de amigo Charly García, ícone do rock argentino (Foto/Internet)

Este post é um misto de sentimentos, sobretudo porque Além de homenagem póstuma a um dos melhores jogadores da história do futebol, iremos ter um contato com alguns ícones da cena musical argentina. Bora ter contato com uns sons tão próximos, mas que inúmeras barreiras levam para tão longe? Vamos prestar nossas reverências a um ídolo universal?

Vem comigo, e no caminho eu te explico…

1. Maradona Blues – Charly García e Claudio Gabis

Charly García é o principal nome do rock argentino. Compositor brilhante, músico sagaz, letrista genial e carisma em forma de gente. Por sua vez, Claudio Gabis é um dos guitarristas mais lendários da cena portenha. De dois ídolos para outro, Charly e Claudio fizeram do Maradona Blues uma reflexão sobre os altos e baixos colecionados por Diego.

Não vou dizer que Charly García é o Maradona do rock, pois, talentos verdadeiros não precisam ser validados por meio de comparações.

2. La Mano de Dios – El Potro Rodrigo

Natural de Cordoba, província Argentina, o falecido El Potro Rodrigo foi um astro do estilo cuarteto. Na música La Mano de Dios, o artista assume um tom de exaltação e faz uma recapitulação da trajetória de vida de Maradona.

3. Capitán Pelusa – Los Cafres

A banda de reggae Los Cafres foi formada em Buenos Aires, no ano de 1987. Na faixa Capitán Pelusa, os regueiros também enalteceram a aguerrida história do camisa 10. Detalhe: essa canção foi lançada em 1997, ano em que Pelusa fez sua última partida oficial.

4. Maradona – Andrés Calamaro

Andrés Calamaro também é um gigante do pop rock argentino. Amigo próximo de Diego, Andrés fez a faixa Maradona, em 1999, para contar, cantar e refletir sobre a biografia do jogador.

5. Maradó – Los Piojos

Com influências que vão do folclore riopratense, passam pelo rock dos Rolling Stones e flertam com blues de B. B. King, Los Piojos é uma das bandas mais importantes da geração “anos 90” lá na Argentina. Na música Maradó, os caras descreveram a maneira como Maradona desmontava qualquer defesa com seus dribles e toques rápidos na bola.

6. Para Siempre Diego – Ratones Paranoicos

Entre idas e vindas a banda Ratones Paranoicos está na estrada desde 1983. Quando Diego se despediu do Boca Juniors, os caras adaptaram a canção Para Siempre [uma das mais populares do repertório deles] de modo que ela se enquadrasse na situação envolvendo o jogador e o clube. Resultado: a música ganhou sua versão definitiva.

7. Santa Maradona – Mano Negra

Liderada por Mano Chao, Mano Negra foi uma banda franco-espanhola de world music. É sério: o som deles ia do rock, passava pela música francesa, tinha elementos de música latina, reggae e tudo mais que quisessem. Fato é que esses caras nunca esconderam a devoção por Diego. Na faixa Maradona, a letra versa sobre o impacto sociocultural que o jogador provocou quando foi atuar na Europa.

8. La Vida Es Una Tómbola – Mano Chao

Anos após sair do Mano Negra, Mano Chao voltou a homenagear o seu ídolo. Com direito aos versos “Si yo fuera Maradona/Saldría en mondovision/Para gritarle a la FIFA/Que ellos son el gran ladrón! – (“se eu fosse Maradona, siaria na Mondovision [canal de TV] para gritar para FIFA que eles são os grandes ladrões”)”, a canção La Vida Es Una Tómbola foi apresentada ao craque no documentário Maradona By Kusturica.

Com bastante ritmo, melodias e letras interessantes, fica aqui uma singela homenagem a um dos jogadores que mudaram a história do esporte número 1 do planeta. Falando em bom “futebolês”, Diego Maradona jogava por música…

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK