Cifra Club

Tudo sobre o pedal de sustain para teclados

Na evolução natural de um tecladista, sempre chega o momento em que entra em cena o pedal de sustain. Portanto, preparamos um guia completíssimo para você conhecer esse importante equipamento!

Pedal de sustain de teclado com cabo
O pedal de sustain é um dos acessórios principais da turma das teclas (Foto/Reprodução/Internet)

Ninguém precisa apressar o momento de usar o pedal de sustain. Se você ainda está aprendendo a tocar teclado, é até melhor deixar esse recurso de lado mais um tempo. Mas, à medida que você estiver tocando melhor, ele vai se tornar um recurso realmente importante.

“Então, não pode tocar sem?” Poder, pode. Mas dificilmente você vai encontrar profissionais das teclas que abrem mão do sustain. Ele dá mais volume ao som, ou seja, deixa mais encorpado e preenchido. Em muitos casos, seu uso é até mesmo indicado nas partituras.

Então, vem com a gente entender melhor o que é o pedal de sustain e como ele funciona!

O que é pedal de sustain no teclado?

O pedal de sustain no teclado é um mecanismo externo, acionado com os pés e conectado ao instrumento por um cabo de som comum (P10). Em geral, qualquer tipo de teclado tem essa entrada para o pedal, indicada pela palavra “Sustain”.

Nos pianos acústicos, que costumam ter dois ou três pedais, o sustain é sempre o que está mais à direita. Já em teclados e pianos elétricos, nem sempre o equipamento vem junto com a compra, mas pode facilmente ser encontrado e adquirido separadamente.

Naturalmente, ele apenas simula o que nos pianos acústicos é um mecanismo analógico, mas o efeito é o mesmo. Assim, alguns pedais para teclados imitam os do piano até mesmo visualmente — embora também sejam bem comuns as caixinhas semelhantes a pedais de guitarra.

Aliás, vários teclados e pianos digitais apresentam um botão ou uma forma de ativar a função sustain sem a necessidade de um pedal.

Para que serve o pedal de sustain?

“Sustain”, em inglês, significa sustentar. Então, o pedal serve exatamente para isso, para sustentar uma nota. Isso significa que, com o pedal acionado, a nota vai continuar soando mesmo depois de você parar de pressionar a tecla. 

O tempo de sustentação varia conforme o instrumento e também de acordo com o tempo que se mantém a nota pressionada, podendo durar vários segundos. Enquanto o pedal estiver acionado, a nota continua soando, e deixa de soar no momento em que ele é desacionado. 

Neste ponto, os pedais de sustain para teclado, em geral, são diferentes dos pedais de pianos acústicos, que permitem ir silenciando a nota gradualmente. No entanto, também é possível encontrar modelos de teclados que permitem essa gradação.

O uso do sustain pode ser um aprendizado à parte dentro do aprendizado de como tocar piano ou teclado. Isso porque usá-lo demais ou de menos, assim como nos momentos errados, pode causar efeitos não muito interessantes, e até mesmo desagradáveis!

Como ativar o sustain no teclado?

A função de sustain que dispensa o pedal é encontrada em diversos teclados, e sua ativação varia conforme as marcas e modelos. Esse processo pode ser bem simples, com um botão chamado “sustain” que só precisa ser pressionado, ou mais complexo, exigindo uma configuração específica das funcionalidades.

Por isso, consulte o manual de instruções do seu modelo — e se você não tiver um, saiba que, geralmente, é possível encontrá-los na internet!

Porém, vale ressaltar que tocar com o sustain acionado o tempo todo pode acabar causando uma confusão de sons na música. Dependendo do que você for tocar, pode até funcionar — por exemplo, se você for fazer apenas os acordes em um acompanhamento. Mas em outros casos (muitos acordes em sequência, solos, etc.), pode ser um desastre!

Então, o ideal é poder controlar a função através do pedal mesmo

Em últimos casos, na ausência de um pedal e da função em um botão, é possível improvisar o sustain com um mecanismo de curto-circuito. Conecte um cabo de som (P10) na saída de sustain do seu teclado. Na outra ponta dele, enrole um fio de estanho (ou qualquer outro condutor de eletricidade) ligando a parte neutra à positiva.

Confira a seguir uma explicação sobre os pedais de piano que se dirige também a tecladistas e dá dicas valiosas de uso do sustain:

Como inverter o pedal de sustain?

A solução para o problema do pedal invertido também varia conforme as marcas e modelos, tanto do instrumento quanto do pedal. Em alguns casos, o próprio teclado oferece possibilidades de solução; em outros, o pedal já vem com uma chave para a inversão de polaridade.

Mais uma vez, aqui, o jeito é consultar os manuais de instruções dos seus equipamentos. Se você não tiver o manual físico à disposição, procure por ele online. Eventualmente, você consegue encontrar dicas específicas para a solução para seus modelos de teclado ou pedal.

Se você entende um pouco de eletricidade, pode se aventurar em uma pequena reforma no pedal. Para isso, é preciso entender bem como funciona a chave no interior dele e como reorganizar os fios para inverter as funções “acionado” e “desacionado”. Como isso exige um conhecimento extra e pode danificar o equipamento, use apenas como último recurso!

Naturalmente, o melhor mesmo é evitar esse tipo de problema antes que ele aconteça! Nesse sentido, procure se informar antes de comprar seus equipamentos e, de preferência, compre o teclado e o pedal da mesma marca!

O jeito certo de usar o pedal

Agora, você tem toda a informação que precisa para incluir o pedal de sustain com segurança na sua prática de teclado! Fazendo bom uso desse recurso, você dará mais personalidade às suas músicas, talvez até dando aquele brilhozinho extra que estava faltando.

E, para ganhar ainda mais segurança com um bom conhecimento do instrumento e seus recursos, procure sempre a orientação de profissionais capacitados.

Dessa forma, com o curso de teclado do Cifra Club Academy, você pode aprender sem sair de casa e com métodos simplesmente incríveis e eficazes! Acesse já a nossa plataforma de ensino!

Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK