Tipos de guitarra: conheça 8 modelos desse instrumento
Descubra as inúmeras variedades de guitarras disponíveis no mercado e suas principais características!
Você já se perguntou por que Jimi Hendrix fez história com a Fender Stratocaster, assim como Angus Young só tocou com Gibson SG a vida inteira? Existem diversos tipos de guitarra, cada uma delas com suas características próprias em relação a timbre, peças e tamanho.
Portanto, é imprescindível que quem está aprendendo a tocar guitarra, se aprofunde nas características de cada modelo, além de estudar técnicas, escalas e solos.
Pensando nisso, trouxemos uma lista com 8 tipos de guitarra para te ajudar na escolha do seu instrumento. Bora conhecer o universo das seis cordas?
Conheça os diferentes tipos de guitarra para iniciantes e profissionais
Nem sempre um músico vai tocar o mesmo modelo de guitarra pela vida toda. Esse foi o caso do Angus Young, como falamos na introdução, mas isso é mais difícil de acontecer.
Certos modelos são mais indicados para quem quer melhor resposta ao usar um timbre mais sujo e agressivo.
Da mesma forma, existem guitarras que se adequam melhor aos timbres mais limpos e claros. Por isso, cada guitarrista opta por um instrumento que proporcione o som que ele busca.
À medida que você vai evoluindo no instrumento e a descoberta de novos timbres, por exemplo, podem te fazer necessitar de um tipo de guitarra diferente da que você usa.
Então, quer saber mais sobre os tipos de guitarra mais indicados para iniciantes e profissionais? Continue com a gente!
1. Stratocaster
Lançada pela Fender em 1954, a Stratocaster possui um timbre mais estalado com um pique maior de frequências, batizado de Quack.
Isso acontece por ela ter, tradicionalmente, três captadores de bobina simples, conhecidos como single-coil. Um deles fica próximo ao braço, outro próximo à ponte com outro entre esses dois.
Além disso, as Stratocaster possuem uma chave seletora de cinco posições, possibilitando o uso de ou apenas um, ou dois captadores ao mesmo tempo. Por isso, ela oferece um bom leque de timbres.
Apesar de ter uma ótima resposta ao som limpo (clean), a Stratocaster também casa muito bem com distorções menos agressivas, como overdrive ou fuzz. Por isso, ela é muito usada no blues, rock, country e funk. Também foi a marca registrada de Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaughn e David Gilmour.
Vale ressaltar que existem Stratocasters com captadores humbuckers, que são de bobina dupla, e mini humbuckers.
Por último, a Stratocaster tem vários fabricantes pelo mundo, como a Ibanez, a Strinberg e a Tagima, sendo um dos mais indicados tipos de guitarra para iniciantes.
2. Telecaster
A Telecaster foi a primeira guitarra elétrica de corpo sólido fabricada na história, lançada no início dos anos 50 como o nome original de Broadcaster.
As guitarras de corpo sólido são formadas por um pedaço de madeira maciço, ou seja, não é um instrumento oco como o violão.
A Telecaster tradicional possui dois captadores single-coil – um no braço e outro na ponte –, e uma chave seletora de três posições, permitindo usar apenas um captador.
Hoje em dia, existem Telecasters com captadores humbuckers, como a Jim Root Signature, cuja captação é ativa.
Apesar de ter menos recursos de timbre, a Telecaster é uma guitarra bem versátil, graças à sua sonoridade estalada e limpa.
Por isso, ela é usada no country, blues e tipos de rock que não se apoiam muito em distorções carregadas. No entanto, existem modelos alternativos em diferentes vertentes de heavy metal.
Ela também é outra excelente opção de guitarra elétrica para iniciantes, por ter casas maiores facilitando o treino de quem está começando a tirar solos.
Além disso, ela tem fabricantes espalhados pelo planeta, destacando-se novamente a Ibanez, Strinberg e Tagima.
3. Les Paul
Qual o modelo de guitarra mais conhecido? Impossível responder essa pergunta, mas a Les Paul é uma séria candidata a esse posto.
Inúmeros guitarristas usaram ela ao longo de suas carreiras, como Jimmy Page e Slash.
A Les Paul é um dos tipos de guitarra que casam bem com distorções mais carregadas. Além disso, a clássica combinação da Les Paul com um Marshall JCM 900 gerou um timbre histórico.
Isso se deve ao fato da Les Paul ter dois captadores humbuckers. Por isso, ela é muito usada em vertentes de blues e rock que têm um som mais agressivo.
Uma das guitarras para iniciantes baratas é a Shelter Memphis, o modelo Les Paul da Habro.
4. SG
No começo dos anos 60, a Gibson percebeu que a Les Paul estava vendendo bem menos que a Fender Stratocaster. Por isso, a companhia decidiu criar uma guitarra mais leve, fina e barata para competir de igual para igual com a Fender. Assim, surge a SG.
Além dessas diferenças, a SG possibilita um acesso mais fácil às últimas casas do braço do que a Les Paul e um equilíbrio de peso melhor distribuído pelo seu corpo.
Isso acontece devido a um dos pinos de encaixe da correia se localizar na parte de trás do instrumento, acima do braço, e não na lateral.
Apesar de possuir a mesma captação, a SG tem um timbre em que as frequências graves se destacam graças ao seu corpo mais fino.
Além de Angus Young, outros nomes que se destacaram usando SG foram Tony Iommi e Frank Zappa.
Por fim, as marcas SX e Shelter são boas opções de guitarra SG para iniciantes com preço acessível.
5. Double Neck
Essa é a famosa guitarra de dois braços. O de cima possui 12 cordas, que estão na afinação padrão: E, A, D, G, B, E.
Cada uma delas tem uma corda extra bem fininha, afinada uma oitava acima, com exceção do Si e do Mizinho, cujas cordas extras estão em uníssono.
A função desse braço é a mesma do violão de 12 cordas, ou seja, causar uma sensação de som oitavado.
Por sua vez, o braço de baixo tem as mesmas 6 cordas das guitarras tradicionais.
6. Guitarra Acústica e Semi-Acústica
As guitarras acústicas possuem uma caixa de ressonância para projetar o som, sem uso de captadores, semelhante ao violão.
Na verdade, ele está entre os tipos de guitarra acústica, mas aqui no Brasil é chamado de violão.
Já as guitarras semi-acústicas trazem um sistema de captação, mas também podem ser tocadas sem o uso de amplificador.
7. Guitarra de 7 cordas
Apesar de ser um dos tipos de guitarra muito usados no nu metal, guitarristas como Steve Vai e John Petrucci também usaram guitarras de 7 cordas.
No entanto, o guitarrista de jazz, George Van Eps, é considerado o pai desse tipo de guitarra.
Ela amplia a gama de frequências graves da guitarra tradicional, por ter sua sétima corda mais grossa que a sexta e, geralmente, afinada como um “Sizão”. Por isso, esse modelo de guitarra é indicado para quem busca sonoridades bem mais agressivas.
8. Guitarra baiana
Criada em Salvador nos anos 40 pelo técnico em eletrônica Dodô, da dupla Dodô e Osmar, a guitarra baiana pode ter 4, 5 ou 6 cordas.
A ideia era projetar mais o som do violão, através de um sistema de captação em um instrumento de corpo maciço. Para isso, Dodô usou como base o cavaquinho, o bandolim e o próprio violão.
Dessa forma, surgiu a guitarra baiana, inicialmente chamada de pau elétrico ou cavaquinho elétrico. Sua afinação é igual a do bandolim: G, D, A, E do grave para o agudo.
A guitarra baiana é muito usada em ritmos nordestinos, como o frevo, e até no rock, por exemplo.
Aprenda mais sobre guitarras com o Cifra Club
Agora que você conhece alguns tipos de guitarra, bateu aquela vontade de se aprofundar mais ainda no universo das 6 cordas, não é? Inscreva-se no CifraClub Academy e aprenda a tocar como um verdadeiro guitarrista, independente do modelo que escolher.
Carlos de Oliveira
Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.