Cifra Club

Biografia de Lulu Santos: um astro que sempre vê a vida melhor no futuro

Neste artigo, você descobre os principais fatos da biografia de Lulu Santos, um dos grandes artistas da música nacional!

Lulu Santos tocando guitarra em show
O mestre Lulu em ação com sua guitarra (Foto/Reprodução/Internet)

Você provavelmente já viu Lulu Santos nos programas de TV, seja como jurado, seja apresentando algumas de suas músicas. Mas você sabe o que está por trás da biografia de Lulu Santos?

Mais do que virar a cadeira do The Voice há anos, Lulu Santos é cantor, compositor, produtor musical e multi-instrumentista. Como resultado de tanto talento, conduz mais de 40 anos de carreira, marcada por hinos atemporais da música brasileira. E, como hoje é seu aniversário, vamos celebrar relembrando alguns momentos marcantes de sua vida.

Preparados? Então, aumenta o som e vem!

Tempos modernos desde sempre

Luiz Maurício Pragana dos Santos nasceu no Rio de Janeiro, em uma família de classe média. Seus dons artísticos começaram cedo, pois, aos doze anos, já tocava em uma banda inspirada nos Beatles, a Cave Man.

Apesar de seu pai idealizar que ele também fosse militar, Lulu escolheu seu próprio destino. Assim, antes de completar o colegial, fugiu de casa e percorreu o Brasil com hippies. Logo depois, aos 19, o jovem entrou para o grupo Veludo Elétrico. Um ano depois, o músico se uniu a Ritchie e Lobão para formar a banda Vímana.

Mas, devido às divergências na condução da banda, Lulu resolveu seguir carreira solo e diversificar sua atuação. Após alguns anos trabalhando em gravadoras, revistas e tocando guitarra para outras pessoas, lançou seu disco de estreia. Assim, em 1982, o álbum Tempos Modernos ganhava o mundo, com grandes canções duradouras.

Embora não tenha sido o estouro esperado, a obra certamente mudou o curso de sua vida. Isso porque garantiu a Lulu aparições em programas de TV – como o do Chacrinha -, execução em rádios e shows pela cidade.

Após lançar mais dois álbuns, O Ritmo do Momento e Tudo Azul, ele colecionou repertório suficiente para participar de festivais como o Rock in Rio. Assim, assumia outro patamar na indústria.

Mergulho em diferentes sons: a ousadia que marca a biografia de Lulu Santos

Amadurecendo junto com o rock nacional dos anos 80, em um período pós-ditadura militar, Lulu se viu mais à vontade para ousar na guitarra. Como resultado, as faixas Toda Forma de Amor, A Cura e Satisfação foram responsáveis por embalar a época.

Porém, a vontade de misturar ritmos chegou e falou mais alto. Dessa forma, nos anos seguintes, além da guitarra, o artista acrescentou à sua música ritmos dançantes, percussões e movimentos de quadris. A ordem era dançar!

Nesse sentido, o resultado de suas experimentações pode ser visto nos trabalhos Popsambalanço e Outras Levadas, Honolulu e Mondocane. Esses álbuns contêm faixas marcantes, como Samba em Berlim, Papo Cabeça e E então? (Boa pergunta).

Mas foi a partir da parceria com o DJ Memê que Lulu parecia finalmente ter encontrado a veia dançante que buscava. Nesse sentido, a união da dupla resultaria em faixas como Assim Caminha a Humanidade e a regravação de Descobridor dos Sete Mares. Logo, o álbum Eu e Memê, Memê e Eu continha traços de dance music, funk, soul, R&B e música eletrônica.

Assim, nessa mesma leva de experimentações, Sábado À Noite se tornava um hino. O hit contém versos que traduzem o que todo mundo realmente espera de um sábado (ou esperamos por culpa da música, jamais saberemos!).

Em 2000, surge o Acústico MTV, com uma mistura de sucessos e inéditas, jogando luz sobre Apenas Mais Uma de Amor. Além disso, o mesmo projeto contou com Como Uma Onda e Aviso Aos Navegantes.

O começo de uma nova era

Com a chegada dos anos 2000, a sua presença passou a ser mais constante na TV e em outras mídias, redefinindo a biografia de Lulu Santos.

Assim, em 2010, ele assumiu seu posto como técnico do The Voice Brasil, ao lado de artistas de peso, como Carlinhos Brown e Claudia Leitte. Inclusive, ele ocupa o lugar de único jurado a estrelar as dez temporadas do programa até agora, de 2010 a 2021.

Ao mesmo tempo, ele também lançou o álbum Lulu Canta & Toca Roberto e Erasmo, sua primeira obra totalmente dedicada a outros artistas. Nesse sentido trabalho conta com interpretações de Festa de Arromba e Emoções, por exemplo.

Os anos 2000 também trouxeram uma era de lançamentos de álbuns e DVDs interessantes. Em 2014, Lulu lançou o álbum Luiz Maurício, novamente embasado na música eletrônica.

Depois disso, Lulu lançou novo DVD ao vivo e acumulou aparições no programa Tá no Ar. Já em 2017, o álbum Baby Baby!, em homenagem a Rita Lee, chegou à mídia, para comemorar os 70 anos da cantora.

Não bastasse homenagear suas referências, a biografia de Lulu Santos também conta com tributos a ele próprio. Assim, o álbum O Funk Canta Lulu foi produzido pelo DJ Sany Pitbull e conta com grandes nomes do gênero, como Buchecha e Valesca Popozuda.

Ultimamente, também tem interagido com nomes mais novos da música nacional. Com isso, firmou parcerias com Melim, Luísa Sonza, Vitor Kley e Fresno, entre outros.

Assim caminha Lulu Santos

As novas eras de Lulu sempre acompanharam também gente fina, elegante e sincera! Assim, alguns outros nomes foram importantes em sua carreira, como o do jornalista Nelson Motta e o do produtor musical Liminha, dos Mutantes.

Já na vida pessoal, o artista sempre prezou pela transparência e pela autenticidade. Nesse sentido, ele foi casado com a jornalista Scarlet Moon por 26 anos, separando-se em 2006.

Depois disso, em 2018, ultrapassou os preconceitos e declarou-se bissexual, após um longo namoro com um empresário. Ainda no mesmo ano, conheceu Clebson Teixeira, com quem é casado atualmente.

Celebre o aniversário de Lulu Santos!

Agora que você já sabe mais sobre a biografia de Lulu Santos, que tal comemorar seu aniversário compartilhando este post com a galera? Assim, juntos, vocês vão espalhar todas as formas de amor pelo mundo, além de celebrar a importante história desse personagem da música brasileira.

Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK