Cifra Club

Como tocar arrocha no violão: dicas para dominar o estilo

Descubra os acordes, técnicas e dicas para dominar esse ritmo contagiante e arrasar no violão!

Influenciado por outros estilos, principalmente no sertanejo, o arrocha é presença constante nas playlists brasileiras. Por isso, elaboramos esse artigo ensinando como tocar arrocha.

Para tocar qualquer música de qualquer gênero musical, você precisa, primeiro, aprender suas particularidades. Então, quer saber tudo sobre como tocar arrocha? Continue com a gente! 🙂

Descubra como tocar arrocha no violão e aumente seu repertório

Ao contrário do que se pode pensar, esse ritmo brasileiro não teve origem em regiões do país onde a música sertaneja é mais forte, como no Centro-Oeste, por exemplo.

O arrocha surgiu no estado da Bahia, no final dos anos 1990, mas ganhou mais popularidade no começo deste século. Ele é o resultado da mistura da seresta com o axé e o forró.

O arranjo mais comum no arrocha trazia teclado, bateria eletrônica e saxofone. Há mais ou menos dez anos, o sertanejo sofreu a influência do arrocha, gerando o estilo sofrência.

Dessa forma, o violão se torna um instrumento muito utilizado no gênero, tendo como uma de suas principais características as batidas de mão direita.

Além disso, não chega a ser uma regra, mas o arrocha usa muito acordes com pestana.

Como fazer as batidas do arrocha

A princípio, temos que frisar que as variações do ritmo de arrocha no violão não são complexas, porém, exigem dedicação e paciência. Vamos ver uma delas.

Para assimilarmos melhor essa batida, vamos utilizar um metrônomo em 80 BPM, no compasso quatro por quatro, tocando o acorde de Bm.

Com o primeiro clique, faça um toque para baixo, com a palheta, mas tocando apenas a nota fundamental do acorde.

Entre o primeiro e o segundo clique, faça outro toque para baixo, mas deslizando a palheta por todas as cordas do acorde. Podemos chamar esse movimento de rasqueado.

Agora, temos mais três toques, todos eles são palhetados para cima e só tocam as cordas primas. Porém, eles são feitos no contra-tempo.

Ou seja, o primeiro toque é entre o segundo e o terceiro clique. O segundo toque está entre o terceiro e o quarto clique, e o último é tocado entre o quarto e primeiro clique.

Por último, esses três toques finais são seguidos de um abafamento feito com a mão direita. Largado Às Traças, da dupla Zé Neto e Cristiano, usa essa batida.

5 músicas de arrocha para tocar no violão

Agora, vamos aprender como tocar arrocha com cinco sucessos desse estilo.

1. Calma ― Jorge e Mateus

A versão original de Calma, da dupla Jorge e Mateus, utiliza o capotraste na primeira casa. No entanto, escolhemos uma cifra onde você não precisa desse acessório.

Essa música traz uma variação do ritmo de arrocha no violão que também engloba as técnicas que vimos no nosso exemplo. Além disso, ela só tem 4 acordes, sendo o F sua única pestana.

Assista nossa videoaula e avance no seu domínio de como tocar arrocha aprendendo esse grande sucesso do gênero.

2. Até Você Voltar ― Henrique e Juliano

Até Você Voltar, de Henrique e Juliano, é uma música um pouco mais detalhada. Portanto, treine-a se você já estiver com um bom domínio de pestana, pois ela tem 2, o Bm e Cm.

Outro fator primordial para tocá-la é a boa execução do rasqueado, sendo que aqui ela é feita de baixo para cima. Ou seja, das cordas primas para as mais graves do acorde.

Além disso, essa música é boa para quem quer começar a se aventurar pelo mundo dos solos.

3. Ciumeira ― Marília Mendonça

Não tem como fugir! Quem quer saber como tocar arrocha precisa estudar e incluir Ciumeira, da Marília Mendonça, no seu repertório. Além de ser um grande sucesso, essa música é um bom estudo.

Ela tem uma variação interessante do ritmo de arrocha, usando o rasqueado e o abafamento.

Entre seus 7 acordes, só o Bm é pestana. No entanto, recomendamos mais atenção com o acorde de E9. Temos um bom estudo de solo nessa música e a videoaula pode te ajudar.

4. Cobaia ― Lauana Prado (part. Maiara e Maraisa)

Um bom exemplo de como o ritmo de arrocha no violão é abrangente está na música Cobaia, da Lauana Prado com participação da Maiara e Maraisa.

O movimento da mão direita na batida da introdução é bem peculiar, pois traz alguns toques rápidos, que quebram uma possível linearidade da batida e a caracterizam, ao mesmo tempo.

Ela tem só 5 acordes, sem nenhuma pestana e também a indicamos para aqueles que querem estudar solo.

5. Porque Homem Não Chora ― Pablo

Quem quer aprender como tocar arrocha precisa estudar o repertório de um de seus maiores expoentes, o cantor Pablo. Por isso, indicamos seu grande sucesso Porque Homem Não Chora.

Ela tem apenas 6 acordes, sendo que nenhum deles é pestana. Existem duas batidas que podem ser feitas para tocar essa música.

Uma delas é mais simples e a outra tem mais elementos que a aproximam mais do arrocha. Por isso, recomendamos essa música para quem está se iniciando nesse estilo musical. Nossa videoaula é imperdível!

Quer aprender mais sobre violão sertanejo? O Cifra Club te ajuda!

Curtiu nossas dicas sobre como tocar arrocha? Então, queremos te convidar para ampliar mais ainda seus conhecimentos com o curso de violão sertanejo do Cifra Club!

Domine as batidas, os acordes e monte um repertório que vai fazer suas apresentações serem um sucesso absoluto! Tanto em barzinhos, quanto entre os amigos!

Não espere mais para se tornar um mestre do violão sertanejo!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK