Cifra Club

Dicas para tocar Lanterna dos Afogados em todos os instrumentos

Quer aprender a tocar a música Lanterna dos Afogados na guitarra, no violão, no baixo, no teclado ou na bateria? Confira as melhores dicas para todos os instrumentos!

Os Paralamas do Sucesso são donos de alguns dos maiores hits do pop rock brasileiro. Além das letras reflexivas, o grupo costuma caprichar na parte instrumental, com arranjos belos e criativos. Nesse contexto, hoje você vai descobrir como tocar Lanterna dos Afogados, um dos maiores sucessos dos caras!

Herbert Vianna tocando guitarra e cantando em show do Paralamas do Sucesso
Herbert Vianna e companhia compuseram uma das mais belas faixas do rock nacional (Foto: Reprodução)

Porém, se você está imaginando que vamos só ensinar a tocar a base de violão de Lanterna dos Afogados, muito calma nessa hora! Aqui, daremos dicas de execução para vários instrumentos presentes nesta canção de significado icônico. Se liga só:

  • Guitarra
  • Violão
  • Baixo
  • Teclado
  • Bateria

Ok, chega de delongas. Bora aprender a tocar Lanterna dos Afogados!

Como tocar Lanterna dos Afogados na guitarra?

Em primeiro lugar, trazemos dicas para os guitarristas de plantão. Afinal, as seis cordas elétricas têm o protagonismo no arranjo de Lanterna dos Afogados.

Para se aproximar do timbre da base de guitarra da gravação original, opte por um som limpo com a adição do efeito de chorus, combinado?

No tom de Si maior, a canção inicia com um dedilhado dos acordes B9, B9(11+), A#m e D#m7. Após a terceira repetição da sequência, surge o shape de E9.

Acima de tudo, certifique-se de que as pestanas estão prendendo as cordas corretamente, sem abafar o som. Esse padrão se repete até o solo de saxofone, cuja base apresenta power chords com distorção.

Então, o dedilhado se repete, até que chega o clímax da música com um dos melhores solos de Herbert Vianna. O trecho é bastante expressivo, com direito a várias técnicas interessantes, principalmente bends e vibratos. Tenha bastante atenção à afinação das notas e à pegada, que devem ser precisas.

Como tocar Lanterna dos Afogados no violão?

Agora, um passo a passo de como tocar Lanterna dos Afogados no violão. Na versão simplificada da música, o tom passa para Dó maior. Então, a maior parte dos acordes é feita com cordas soltas. Em outras palavras, só há uma pestana em toda a faixa (Bm), o que facilita um bocado o nosso trabalho.

Comece tocando uma batida com apenas palhetadas para baixo, abafando as cordas com a lateral da mão direita (a esquerda, no caso dos canhotos).

Tenha cuidado para manter o andamento constante, com uniformidade entre as batidas. Porém, no acorde F7M/C, você deve soltar as notas e mudar ligeiramente a levada (confira os detalhes na videoaula mais abaixo).

Novamente, cabe ressaltar que esta é uma versão simplificada da música, indicada para quem está começando no violão.

Se você já possui alguma experiência e acredita que consegue tocar o arranjo original, basta se basear nas dicas para tocar Lanterna dos Afogados na guitarra, ok? A lógica é a mesma para violão. Ou seja, não deixe de incluir o dedilhado em sua execução.

Como tocar Lanterna dos Afogados no baixo?

Chegou a hora de aprender a tocar Lanterna dos Afogados no baixo! Antes de mais nada, tenha em mente que o instrumento não se faz presente na introdução, mas sim entra junto com a batida de bateria, combinado?

Já adiantamos que a linha de baixo é bem simples e minimalista, mas conta com alguns detalhes importantes.

Olha só: o baixo começa no contratempo. Portanto, tenha muita atenção na entrada. Em seguida, o instrumento dobra as tônicas dos acordes em colcheia, gerando a pulsação tão marcante da canção.

Na tablatura, repare que ele se mantém sempre firme no andamento, sem firulas (com exceção de uma nota ou outra de passagem).

No fim do solo de saxofone, o baixo executa um slide na corda Mi, que parte da casa 2. Atenção para não se afobar na aplicação dessa técnica, ok? Já na terceira parte da faixa, a dinâmica geral cai, mas o baixo segue marcando o pulso. O mesmo ocorre durante o solo de guitarra.

Como tocar Lanterna dos Afogados no teclado?

Outro instrumento muito presente em Lanterna dos Afogados é o teclado. Assim, ele não se limita apenas a segurar a harmonia, mas executa melodias muito bonitas, que complementam a guitarra.

Em relação à sonoridade, você pode selecionar um timbre clássico de piano para se aproximar do som da gravação original, beleza?

Como você já sabe, a faixa está no tom de Si maior. Dessa forma, com a mão esquerda, você deve executar os acordes – a sequência principal é: B9, B9(11+), A#m e D#m7.

Note que cada acorde soa durante um compasso, com duas variações. A primeira se dá na cabeça do primeiro tempo, enquanto a outra, mais aguda, ocorre no contratempo do terceiro. Essa é a base principal.

Já na parte do teclado da introdução, a mão direita realiza um tema melódico bem importante para o arranjo. Nesse sentido, procure priorizar a sensibilidade de cada nota, pois é importante que o trecho não soe “robotizado”, mas sim bem natural. Comece tirando a melodia em um andamento lento e vá aumentando aos poucos.

Como tocar Lanterna dos Afogados na bateria?

Por fim, vamos às dicas para a turma das baquetas. Lanterna dos Afogados não é das músicas mais difíceis, mas suas particularidades precisam ser destacadas – principalmente no que se refere às variações de dinâmica.

Primeiramente, a introdução da música é tocada, originalmente, com elementos mais percussivos. Porém, uma alternativa é executar o trecho no prato de condução e no chimbal.

Ademais, atente-se para os bumbos da célula principal da música, que quase sempre são marcados duas vezes seguidas. Outro ponto importante é no solo de saxofone, que reduz a quantidade de toques no bumbo e prioriza a interação chimbal + caixa.

Por fim, durante o solo de guitarra, vá para o prato de condução, já que é um momento onde a dinâmica da música cresce.

Chegamos ao final do artigo de hoje! Temos  a certeza de que você curtiu essas dicas para tocar Lanterna dos Afogados em todos os instrumentos.

Portanto, não deixe de compartilhar o link deste texto com seus amigos músicos. Assim, vocês poderão tocar juntos este incrível hit composto por Herbert Vianna!

Além disso, o que acha de investir na sua evolução musical, com um apoio profissional de primeira qualidade? Para isso, conheça o Cifra Club Academy, independentemente do instrumento que você toque!

A nossa plataforma de ensino online possui diversos cursos (são mais de 10 no total), seguindo um método focado no seu desenvolvimento. Dessa forma, você pode progredir no seu instrumento no conforto do seu lar, por um valor bastante acessível.

Portanto, não perca tempo e faça a sua assinatura agora mesmo! Assim, você se tornará um músico completo em muito menos tempo.

Cursos do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK