Cifra Club

Aprenda a tocar 10 solos do Herbert Vianna

Hoje você vai conferir como tocar os melhores solos de guitarra do lendário Herbert Vianna com dicas práticas e objetivas!

Você quer aprender a tocar na íntegra as músicas dos Paralamas do Sucesso no violão ou na guitarra? Então, é preciso aprender os solos do Herbert Vianna! Neste artigo, te ajudaremos nessa missão, já que reunimos dicas práticas e facilitadoras para tocar os melhores.

Herbert Vianna tocando guitarra em show dos Paralamas do Sucesso
O guitarrista e vocalista dos Paralamas é uma figura icônica da música nacional (Foto: Reprodução)

À frente da banda desde o início da carreira, Herbert Vianna é um nome central na história do rock brasileiro. Os solos tocados pelo músico são inspiradores e farão muito sucesso quando você passar a incluí-los em sua performance.

Para esta lista, buscamos uma certa variedade de solos, tanto em termos de dificuldade quanto em estilo, popularidade e fase da banda. Afinal, são 40 anos de estrada e de muita música!

Então, solte esses dedos e bora aprender alguns os melhores solos do Herbert Vianna na guitarra!

Os melhores solos do Herbert Vianna

Alguns solos fazem mais sentido na guitarra e dependem de um timbre ou uma boa distorção, enquanto outros caem bem no violão acústico mesmo.

Se liga só em alguns sucessos que você vai aprender aqui hoje:

  • Lanterna dos Afogados
  • La Bella Luna
  • Flores no Deserto
  • De Música Ligeira
  • Cuide Bem do Seu Amor
  • Vital e Sua Moto
  • A Dama e o Vagabundo
  • Saber Amar
  • O Beco
  • Alagados

1. Lanterna dos Afogados 

Um dos solos mais “rasgados” e marcantes de Herbert Vianna é o de Lanterna dos Afogados. É também uma das tablaturas mais longas e cheias de bends que você vai encontrar aqui. Tanto por sua popularidade quanto pela expressividade, vale demais o esforço de pegar essa sequência. Inclusive, boa parte da nossa videoaula dessa música é dedicada a explicar o solo. Então, “keep calm” e aperte o play:


2. La Bella Luna

O solinho de abertura de La Bella Luna é um daqueles inconfundíveis e que permitem identificar a música logo nas primeiras notas. Além disso, a melodia soa bem tanto na guitarra quanto no violão. A cifra tem apenas 2 acordes, e o solo não passa das três primeiras cordas, com alguns bends, slides e pull offs. Enfim, uma música fácil de tocar e que certamente vai encantar a sua audiência!

3. Flores no Deserto

Um bom som com momentos diferentes da guitarra, Flores no Deserto tem um solo de abertura e outro depois do refrão. O primeiro é basicamente um dedilhado, enquanto o outro puxa mais algumas notas e inclui um hammer on. Ótima sonoridade e pouca complexidade!

4. De Música Ligeira

Primeira versão brasileira da mesma música que originou À Sua Maneira, do Capital Inicial, De Música Ligeira tem um solo simples, com bem poucas notas. Inclui apenas dois vibratos e dois slides, mas não exige muito movimento nem entre as cordas, nem ao longo do braço da guitarra. Facílimo de pegar!

5. Cuide Bem do Seu Amor 

O grande sucesso Cuide Bem do Seu Amor tem um solo mais longo, com bastante uso de hammer on e alguns slides. É do tipo de solo que é melhor dividir em partes para praticar, antes de tocar inteiro. Originalmente tocado em uma guitarra sem muita distorção, este solo fica bem no violão também. Aprenda a música completa com a nossa videoaula:

6. Vital e Sua Moto

A versão original de Vital e Sua Moto inclui um solo iradíssimo em alta velocidade na guitarra. Conta com alguns bends, mas abusa mesmo é dos slides, incluindo um 2/3/2/3/2. Com dedicação e treino, você vai conseguir tocar esse solo incrível!

7. A Dama e o Vagabundo

O solo de abertura de A Dama e o Vagabundo é feito com as cordas abafadas e distorção na guitarra, repetindo-se em outros momentos. O instrumento ainda pontua toda a música com batidas representadas por tablaturas nas cifras. É um bom exemplo de uma mistura bem comum nas músicas da banda, em um som que vale a pena incluir no repertório.

8. Saber Amar

Mais um solo de abertura que nos coloca direto no clima da música. No caso, a belíssima Saber Amar. Não se trata de um solo muito difícil, pois é curto e tem só uns poucos slides, embora percorra bastante a extensão do braço. Mas nada que represente um desafio muito grande. Aliás, é um dos solos do Herbert Vianna mais fáceis de tocar!

9. O Beco

O solo de O Beco é, certamente, o mais fácil desta lista. São somente duas cordas em uma linha melódica que se repete bastante, variando apenas entre a 4a e a 8a casa. Executado originalmente por instrumentos de sopro, o solo é um desses que identificam a música e valem a pena aprender a tocar também no violão.

10. Alagados 

Mais uma canção com um tema de guitarra marcante e com solos em destaque, Alagados é um dos maiores sucessos do Paralamas. Tanto o tema quanto os solos percorrem pouco a extensão do braço, e as únicas técnicas que exigem são slide e hammer on. Em contrapartida, são solos bem longos. Para facilitar, você pode aprender tudo isso com uma videoaula, que, além de tudo, mostra como o som também cai bem tocado no violão. Confere aí:

É tanta música em 40 anos de história que não tinha como não ter deixado de fora alguns ótimos solos de Herbert Vianna! Mas certamente foi agregador para as suas habilidades na guitarra aprender esses trechos icônicos do músico do Paralamas.

Se você quer continuar evoluindo no instrumento, desenvolvendo ainda mais técnicas, aprendendo outros solos e aumentando seu repertório, aqui vai um convite: conheça o curso de guitarra do Cifra Club Academy!

Com a nossa plataforma de ensino musical online, você terá tudo o que é preciso para se tornar mestre nas seis cordas. Assim, você pode se inspirar nas linhas marcantes de Herbert Vianna e começar a praticar para tocar como ele!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK