Pedaleiras de guitarra para iniciantes: confira os melhores modelos
Listamos as melhores pedaleiras de guitarra para quem está começando sua jornada musical!
Se você é guitarrista e está começando a tocar, é inevitável conversarmos sobre pedaleiras de guitarra para iniciantes. Afinal, esses dispositivos trabalham diretamente no som do seu instrumento.
A pedaleira de guitarra pode alterar, repetir ou transformar o som que você está fazendo. Por isso, trouxemos uma seleção com as melhores para você começar!
Confira as 6 melhores pedaleiras de guitarra para iniciantes
Quando se trata de pedaleiras de guitarra para iniciantes, alguns detalhes fazem a diferença.
É legal ter uma pedaleira com muitas funções, mas se não soubermos como utilizá-las, podem acabar não somando em nada no aprendizado.
Se você está começando a aprender o instrumento, o mais importante é ter em mãos as funções básicas (echo, delay, reverb, drive, etc) para conhecer e se familiarizar.
Por ser um produto caro, o investimento tem que corresponder às expectativas e potencialidades que serão desenvolvidas.
Pensando nisso, fizemos uma lista com algumas pedaleiras de guitarra recomendadas para iniciantes. Vem com a gente!
1. Zoom G1 Four
A Zoom G1 atinge mais de 70 efeitos, além de disponibilizar batidas de bateria e simulação de 13 amplificadores de grandes marcas, como a Fender, Marshall e Mesa/Boogie.
A interface dessa pedaleira é bem dinâmica e você pode baixar mais efeitos através do site da marca!
Ela é uma das pedaleiras de guitarra para iniciantes que pode ser incrementada ao longo do tempo e se adaptar ao desenvolvimento dos seus estudos.
2. JOYO GEM BOX II
O mecanismo principal dessa Gem Box são os botões Mode e Value, pelos quais você percorre o catálogo de efeitos e ritmos de bateria que acompanham a pedaleira.
São 8 módulos que, depois de acessados (delay, rhythm, echo, distortion, etc), permitem que você aprofunde cada um em configurações específicas. No total, ela garante 66 tipos de efeito!
A Gem Box II possui 80 bancos de fábrica e 80 para armazenamento personalizado do usuário: você salva seus ajustes e deixa guardado para práticas futuras.
3. VOX StompLab 2G
Um modelo que entrega bastante possibilidades, essa pedaleira possui 44 amplificadores e várias formas de efeitos clássicos: 8 tipos de delay, 3 tipos de reverb, 9 modulações e 18 drives.
Além de não deixar nada a desejar, a StompLab 2G possui um preço similar a outras pedaleiras que entregam até menos ferramentas.
A única ressalva é a sua dinâmica de uso, que não parece ser tão intuitiva quanto às anteriores. O painel de luz central mostra apenas dois caracteres, que vão guiando os ajustes de som.
4. MOOER GE100
A MOOER GE100 possui display de LCD, 8 módulos e 66 tipos de efeitos. São 23 simulações de drive e 7 simulações de amplificador, além do dicionário de escalas e acordes.
Acima do display, um dos botões orienta a passagem de um efeito para o outro: distorção, equalizador, amplificadores, delay, reverb, metrônomo e as batidas de bateria!
5. NUX – MG100
A MG100 oferece uma configuração padrão, com o eixo principal nas válvulas “Select” para selecionar o efeito desejado, e nas de volume e ganho para ajustar conforme sua preferência.
Seu diferencial é o painel de luzes que indica, por exemplo, o acionamento do pedal ou o uso de presets.
O pedal de expressão controla a intensidade do efeito, proporcionando uma dinâmica interessante para seu desempenho na guitarra.
6. BOSS GT-1
A GT-1, da BOSS, é uma pedaleira portátil e fácil de usar, com som profissional e uma variedade de simuladores de efeitos e amplificadores.
Ela é ideal para todos os estilos musicais, oferecendo operação intuitiva, pedal de expressão e integração com o BOSS Tone Central para baixar patches gratuitos.
Qual a diferença entre pedal e pedaleira?
Os pedais de guitarra costumam reproduzir apenas um determinado efeito, enquanto as pedaleiras possuem várias ferramentas.
Equipadas com instrumentos digitais, as pedaleiras de guitarra têm maior capacidade de armazenamento e processamento do que a tecnologia analógica dos pedais.
Vale a pena comprar uma pedaleira usada?
Pedaleiras usadas atraem pelo preço mais baixo, mas comprar sem garantia pode sair caro no futuro.
A melhor opção é testar as funções da pedaleira antes de fechar negócio. Visite o vendedor, faça o teste e tome sua decisão com base nisso.
Para compras online, essa possibilidade não existe, então é mais arriscado.
Contudo, algumas plataformas permitem verificar a reputação e as avaliações do vendedor antes da compra, o que pode ajudar na decisão.
Continue os estudos de guitarra com o Cifra Club Academy
Agora que você conferiu quais são as melhores pedaleiras de guitarra para iniciantes, é preciso combinar o potencial do equipamento com os estudos.
Por isso, chegou a hora de conhecer o Cifra Club Academy, a plataforma de ensino de música online preparada para guiar a sua jornada. Venha estudar com a gente!