Cifra Club

História do Skank: músicas, álbuns e a evolução como banda

Acompanhe este material especial para conhecer a história da icônica banda Skank de uma forma diferenciada!

Integrantes da banda Skank em sessão de fotos
O Skank é uma das bandas mais respeitadas do cenário nacional (Foto/Reprodução/Internet)

Para contar a história do Skank, nós precisamos voltar até o distante ano de 1983. Naqueles tempos, Samuel Rosa e Henrique Portugal faziam parte de uma banda de reggae chamada Pouso Alto, junto com os irmãos Dinho e Alexandre Mourão.

Dando um salto para 1991, chegamos ao momento em que o grupo estava com um show marcado para o AeroAnta, em São Paulo. Por motivo de força maior, a banda precisou substituir dois membros: saíram os irmãos Mourão e entraram o baixista Lelo Zaneti e o baterista Haroldo Ferretti.

Na mesma época, o grupo mudou seu nome para Skank, inspirado na música de Bob Marley, Easy Skanking.

Foi nesse cenário que o quarteto estreou nos palcos, no dia 5 de junho de 1991, diante de 37 pessoas. Apesar de pouco público, os músicos curtiram tocar juntos e decidiram continuar com a banda.

Desde então, claro, muita coisa aconteceu. Das dificuldades que giram em torno do lançamento de um álbum independente, aos palcos dos maiores festivais de música do mundo, o Skank experimentou de tudo.

Ao longo de sua prolífica produção musical, a banda soube se inovar, se redescobrir e construiu um DNA sonoro que é ímpar. Como resultado, veio um caminhão de hits e um público cativo fiel e acostumado a esgotar ingressos de shows ao redor do país

Enfim, são quase 30 anos de uma história vitoriosa, inspiradora e única no cenário do pop rock nacional. Ao longo deste artigo, você vai conhecer mais da história do Skank pela discografia e as melhores músicas da banda. Então, partiu!

A discografia do Skank

Ao longo de seus quase 30 anos de estrada, o Skank lançou um total de 15 trabalhos. São 9 discos de estúdio, 5 álbuns ao vivo e 4 coletâneas. Essa produção toda rendeu 36 singles, 6 DVDs e 31 participações em trilhas sonoras.

Agora, você verá uma rápida análise de cada um dos álbuns gravados em estúdio pela banda. Portanto, passearemos pelos seguintes discos:

  • Skank
  • Calango
  • O Samba Poconé
  • Siderado
  • Maquinarama
  • Cosmotron
  • Carrossel
  • Estandarte
  • Velocia

Skank

O homônimo disco de estreia foi lançado de forma independente em 1992. Porém, o sucesso da banda na cena underground despertou o interesse da poderosa Sony Music.

Capa do álbum Skank

O álbum apresentava uma sonoridade que unia o dancehall jamaicano com as tradições do pop brasileiro. Entre os destaques deste trabalho estão as faixas In(Dig)Nação, Baixada NewsGentil Loucura e Homem Que Sabia Demais (trilha sonora de novela da Globo). Outro ótimo momento é a música Tanto, versão de I Want You, de Bob Dylan.

Calango

A famigerada síndrome do segundo disco passou longe do quarteto. Dessa forma, Calango, lançado dois anos depois de seu antecessor, carimbou o passaporte do Skank rumo ao panteão dos gigantes do pop rock nacional.

Capa do álbum Calango

A sonoridade é mais reggae, muito mais pop e com direito a inspiradíssimos arranjos de metais. Entre os grandes sucessos estão as músicas Jackie Tequila, Esmola, O Beijo e a Reza, Te Ver e Pacato Cidadão. Além disso, ainda se destaca no disco a regravação de É Proibido Fumar, de Roberto Carlos.

O Samba Poconé

Apesar de não ter o mesmo tanto de hits do seu antecessor, O Samba Poconé (1996) colocou o Skank em um patamar ainda mais elevado. Com a força da MTV e de ótimas canções, este terceiro disco definitivamente deixou a banda na boca do povo.

Capa do álbum O Samba Picolé

A partir deste álbum, a banda meio que aposentou a pegada reggae e surfou mais nas ondas do pop. Entre outras boas canções, a obra nos deu os mega hits É Uma Partida de Futebol, Garota Nacional e Tão Seu.

Siderado

Produzido pelo galês Paul Ralphes e gravado nos estúdios Abbey Road, Siderado representa o ápice da transição no som do Skank. Isso porque investiram muito mais em guitarras e teclados, e menos instrumentos de sopro. O quarto disco colocou os dois pés da banda no terreno do pop rock (mais pop do que rock, diga-se de passagem).

Capa do álbum Siderado

Os grandes sucessos foram Mandrake e os Cubanos, Saideira e a inconfundível balada Resposta, parceria com Nando Reis. Aliás, ele viria a ser um dos parceiros fixos da banda nas composições dos discos posteriores.

Maquinarama

O Skank dos anos 2000 trocou a regueira pelas influências de Beatles e Clube da Esquina. Apesar de ter sido bem recebido pela crítica, o quinto álbum da banda vendeu menos do que seus antecessores.

Capa do álbum Maquinarama

Maquinarama rendeu os hits Três Lados, Balada do Amor Inabalável e Canção Noturna. Curiosamente, cada uma dessas canções mostram diferentes faces da musicalidade proposta pelo quarteto.

Cosmotron

Eis o disco que marcou o auge da maturidade artística na história do Skank. Bastante influenciada pelo britpop do Oasis, a banda mergulhou fundo na fase mais psicodélica dos Beatles e reivindicou o título de herdeiro do Clube da Esquina.

Capa do álbum Cosmotron

O disco de 2003 tem os sucessos Amores Imperfeitos, Dois Rios e Vou Deixar. Recheado de guitarras mais densas e envolventes, Cosmotron rompeu barreiras e abriu caminhos para que a banda caminhasse na MPB setentista.

Carrossel

Embora seja um bom disco, Carrossel pagou o pato por suceder Cosmotron. Mesmo que não ouse muito no conceito das composições, este álbum é inventivo a ponto de inserir vários instrumentos incomuns na obra da banda. Por exemplo, banjo, violino, tímpano, cravo e xilofone.

Capa do álbum Carrossel

Entre erros e acertos, a obra deu ao cancioneiro da música brasileira canções do naipe de Uma Canção É Pra Isso, Mil Acasos e Seus Passos.

Estandarte

Neste álbum, a banda decidiu corrigiu o erro de percurso visto e ouvido em Carrossel. Nesse sentido, a receita foi simples: a busca pelo equilíbrio entre o britpop e o sons mais dançantes, assim como nos álbuns Calango e Samba Poconé.

Capa do álbum Estandarte

Como resultado, os sucessos Ainda Gosto Dela, Pára-Raio, Sutilmente e Noites de um Verão Qualquer. Ou seja, canções que conduziram as paradas de sucesso dos anos 2008, 2009 e 2010.

Velocia

Sucedendo três projetos revisionistas (Multishow Ao Vivo – Skank no Mineirão (2010), Skank 91 (2012) e Rock in Rio (2012), Velocia poderia revolucionar a história do Skank. Afinal, em 2014, eles estavam longe dos estúdios havia seis anos. Sendo assim, parte-se do pressuposto de que as ideias estavam fervilhantes.

Capa do álbum Velocia

Acontece, porém, que o disco apresentou poucas inovações. Assim, este trabalho flerta com as as texturas sonoras das duas reconhecidas fases do grupo: antes e depois de Maquinarama. Descansando nas costas de sua inconfundível riqueza pop, esse “mais do mesmo” do Skank rendeu os sucessos Ela Me Deixou e Esquecimento.

As melhores músicas do Skank

Ao longo das últimas três décadas, os mineiros emplacaram incontáveis hits nas paradas de sucesso e no coração dos fãs. Por isso, chegou a hora de conferir as melhores músicas da banda. Selecionamos tanto faixas que são unânimes entre o público quanto canções importantes para a história do Skank.

1. Sutilmente

Eis a canção da banda que alcançou um melhor resultado no Top 100 Brasil, a parada de sucesso da Billboard. Com um honroso 9º lugar, Sutilmente foi a música de pop rock mais tocada nas rádios brasileiras daquele ano.

2. Dois Rios

Dois Rios representa a guinada psicodélica do som da banda. Além disso, a música tem um arranjo calcado no experimentalismo, mostrando que o pop rock nacional também pode ser de vanguarda.

3. In(dig)Nação

Lembra da época em que o pop rock nacional fazia músicas de protesto e conscientização? Pois é, até mesmo o Skank achou um jeito de encaixar uma canção desse naipe no meio de seu repertório festeiro.

4. É Uma partida de Futebol

Formada por dois cruzeirenses e dois atleticanos, o Skank tem no futebol um dos elementos de seu DNA. Em 1996, com a faixa É Uma Partida de Futebol, eles transformam esse sentimento em música. Ademais, deram uma cutucada na crônica esportiva do eixo Rio-São Paulo, pois o clipe foi gravado durante um clássico no Mineirão, em Belo Horizonte.

5. Vamos Fugir

Originalmente lançada por Gilberto Gil, em 1984, Vamos Fugir meio que se tornou uma música do Skank. É inegável que esta canção fez um bem danado! Além de manter o pop rock vivo nas paradas de sucesso, a faixa ajudou o grupo a conquistar uma nova geração de fãs.

6. Acima do Sol

Carro chefe do MTV ao vivo – Skank (2001), Acima do Sol é mais uma daquelas pérolas reflexivas que a banda sempre fez tão bem. A letra parece ser de uma canção de amor, mas é uma espécie de conselho a quem não se atenta para as oportunidades que a vida dá. Por consequência, acaba perdendo o bonde da felicidade.

7. Resposta

Depois de dois discos cheios de música festeiras, em 1996, o Skank lançou uma canção mostrava seu lado mais romântico. Com a belíssima Resposta, a banda inaugurou a era das baldas inconfundíveis, incomparáveis e inesquecíveis.

8. Ainda Gosto Dela

Quem foi que disse que banda de pop rock não sabe o que é sofrência? E a coisa fica ainda melhor quando rola um encontro de gerações e de estilos. Na sensacional Ainda Gosto Dela, a banda contou com a participação especial de Negra Li.

9. Vou Deixar

Vou Deixar é uma das músicas mais alto astral já lançadas! Desde que chegou aos ouvidos dos fãs, essa canção passou a ser obrigatória nas playlists de tudo que é tipo de festa e ou de comemoração.

10. Algo Parecido

Por fim, o relativamente recente single Algo Parecido. Por mais que não tenha o glamour das outras canções aqui citadas, trata-se de uma música à altura dos grandes momentos românticos da banda. Apesar de todos os outros grandes hits dos caras, pode ser que esta música demore algum tempinho para ter o valor que tanto merece.

A pausa na carreira do Skank

No dia 3 de novembro de 2019, uma notícia nocauteou a música brasileira popular: após 30 anos de estrada, o Skank decidiu dar um tempo na carreira. Os integrantes deixaram claro que não houve brigas e nem fracassos.

Eles haviam anunciado uma turnê de despedida para 2020. No entanto, por conta da pandemia de Covid-19, os últimos shows foram adiados. Dessa forma, só foi possível realizar a turnê em 2022.

Se você curtiu conhecer vários pontos interessantes da história do Skank, não deixe de compartilhar este material especial com a sua galera! Dessa forma, mais pessoas se interessam por um grupo que é tão importante para a música brasileira.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK