Um dos ritmos mais históricos e importantes do Brasil, o forró surgiu em meados da década de 1930 e faz sucesso até hoje. Por isso, listamos 7 cifras de forró para você tocar no violão.
Além de ter influenciado diversas vertentes da MPB, o forró é um dos ritmos brasileiros mais ensinados até mesmo nos cursos de dança pelo país afora.
Então, pegue seu violão e venha se aprofundar nesse estilo musical. Bora lá?
7 cifras de forró para você dominar no violão
Na nossa lista, você vai encontrar um repertório de diferentes épocas, com um rico material de estudo para violonistas iniciantes, intermediários e avançados.
O forró é um gênero tão amplo que até guitarristas vão ter o que estudar com a nossa lista. Vamos nessa! 🙂
1. Oh Chuva! ― Falamansa
Se o seu objetivo é dominar acordes com pestana, uma das cifras de forró que você precisa estudar é Oh! Chuva, do Falamansa.
Ela tem 4 acordes nesse formato e, apesar de parecer um número elevado de pestanas para iniciantes, as trocas entre elas são facilitadas pelos shapes parecidos e próximos uns dos outros.
A batida de violão dela é um ótimo estudo para fixar bem o ritmo de forró, pois não basta assimilar o movimento da mão direita.
É preciso desenvolver uma pegada bem swingada para que esse estilo musical fique o mais dançante possível.
2. Tropicana (Morena Tropicana) ― Alceu Valença
Por ser um clássico, Tropicana (Morena Tropicana) é uma das cifras de forró das antigas que você precisa saber para enriquecer seu repertório musical.
Entre seus 9 acordes, temos 3 pestanas e 2 acordes com formatos mais difíceis de serem montados, como o Bm/F# e o C#m7(5-).
Por isso, recomendamos que você comece seus estudos praticando as mudanças desses acordes.
Não se esqueça de treinar também o desenvolvimento de uma batida de mão direita bem swingada.
Para o pessoal que toca guitarra e está começando a tirar solos, essa música traz um bom estudo da técnica de bend.
3. Casca de Bala ― Thullio Milionário
Para quem deseja aprofundar no nível intermediário e caminhar rumo ao avançado, Casca de Bala é uma das cifras de forró indicadas para atingir esse objetivo.
Ela tem só 4 acordes, sendo que: 2 deles são pestanas; uma meia-pestana com um formato menos confortável; e o último com sétima, trazendo um shape mais desafiador para iniciantes.
Por outro lado, essa música tem apenas uma progressão de acordes do começo ao fim, ajudando você a tocar com perfeição em menos tempo.
O andamento dessa música é bem rápido. Por isso, sugerimos que você a treine de forma mais lenta com a ajuda de um metrônomo.
4. Um Sonho de Amor ― Limão com Mel
Um Sonho de Amor é uma cifra de forró excelente para quem quer começar a treinar pestana.
Ela tem 9 acordes, sendo F e Fm suas duas pestanas. Como são quase idênticas, o estudo desse tipo de acorde fica bem mais fácil.
Comece treinando as trocas que envolvem essas pestanas em um andamento mais lento.
5. Inquilina ― Aviões do Forró
Inquilina é uma cifra dos Aviões do Forró indicada para quem está no nível iniciante e busca novos desafios.
Assim, comece tirando o solo inicial dela, por ser fácil de tocar e um bom treino de slide. Depois que você estiver legal nesse solo, pratique as progressões de acorde da música.
Como são apenas 5 acordes sem pestana, vai ser tranquilo tirá-la. Em pouco tempo, essa será mais uma das cifras de forró incluídas no seu repertório.
6. Riacho do Navio ― Luiz Gonzaga
Sabemos que começar a estudar um gênero musical que apresenta mais complexidades é algo difícil. Nesse caso, é bom iniciar os estudos de forró com cifras simplificadas.
Por isso, escolhemos o clássico Riacho do Navio, do Luiz Gonzaga, por ser um forró com 3 acordes em uma versão mais descomplicada.
Lembra que falamos que é preciso ter um bom swing para tocar um bom forró?
Com uma música em que as trocas de acordes são tranquilas, você tem mais espaço para se dedicar ao treino da batida de forró.
Ainda assim, recomendamos que você treine essa música em um andamento mais lento.
7. Morango do Nordeste ― Frank Aguiar
Uma das músicas mais famosas do forró, Morango do Nordeste é indicada para violonistas que estão no nível iniciante e querem passar para o intermediário.
Todos os seus acordes são pestanas. Contudo, essa música só tem uma progressão de acordes, facilitando o aprendizado para tocar com mais rapidez.
Por outro lado, o andamento dela é bem rápido, o que dificulta a prática das trocas de acorde e a execução da batida de mão direita (esquerda para os canhotos).
Por isso, a melhor forma de começar a treinar essa música é com a clássica redução do andamento.
Caso você sinta necessário, fragmente a sequência de acordes. Ou seja, treine as mudanças de acorde a cada dois.
Comece praticando a troca do primeiro para o segundo; depois, do segundo para o terceiro e assim por diante.
Aprenda a tocar diferentes estilos musicais com o Cifra Club
Já tirou todas as músicas da nossa lista de cifras de forró? Então, está na hora de você dominar outro estilo musical. Por isso, está na hora de aprender a tocar as melhores músicas do piseiro.
Além de ficar mestre em diferentes batidas de violão, você vai deixar suas apresentações maravilhosas, com todo mundo querendo te ver tocar.
Está esperando o quê?