Cifra Club

Música católica recente: as melhores pra tocar no violão

A música católica recente é um capítulo importantíssimo da mensagem cristã, bem como é influente em vários segmentos religiosos. Afinal, a música é a linguagem universal que une o que muitas coisas por aí conseguem separar.

Dito isso, aproveito para informar que se continuar por aqui, você vai ouvir, louvar e tocar 7 clássicos da música católica recente.

8 bençãos da música católica recente

Como o conceito de tempo é bem relativo (o que é “novo” e o que é “velho”, afinal?), o recorte do papo hoje aborda canções lançadas entre os anos de 2015 e 2021. É uma conta justa, concorda? Prepare aí o violão, mentalize coisas boas e bora louvar!

A Fênix – Rosa de Saron

A veterana banda Rosa de Saron surgiu no movimento de Renovação Carismática Católica, em 1988. São mais de 30 anos fazendo rock com temáticas cristãs. O trabalho mais recente do grupo é o disco Lunação, que saiu em janeiro de 2020. Um dos destaques desse ótimo álbum é faixa A Fênix. Para tocar essa música, você usa quatro acordes simples e o capotraste.

Sara Brasil – Adriana Arydes e convidados

Em junho de 2018, a cantora Adriana Arydes lançou a música Sara Brasil. Contando com participações do Pe. Fábio de Melo, do cantor romântico Thiaguinho e do cantor evangélico Eli Soares, a canção é um dos feats mais ecumênicos da música cristã.

Emoldurado por interpretações que vem da alma, a letra desse hit da música católica recente fala entregar nosso país aos planos divinos. A cifra, por sua vez, é bem simples: três acordes básicos e uma pestana.

Maria Passa à Frente – Padre Marcelo Rossi e Gusttavo Lima

Lançada em 2019, a canção Maria Passa à Frente marca o feat. de Pe. Marcelo com o sertanejo romântico Gusttavo Lima. A música é uma ode às graças de Jesus por meio da intercessão de Nossa Senhora. Para tocar essa canção, você precisa de alguns acordes complexos. Logo, eis uma boa oportunidade para engatar uma elevação de nível no violão.

Reconciliar – Anjos de Resgate

A banda Anjos de Resgate surgiu em 2000, ou seja, já são duas décadas levando a palavra cristã pelos quatro cantos do Brasil. O disco Inspiração está entre os trabalhos de estúdio mais recentes deles. Esse trabalho registra a música Reconciliar, faixa cuja letra fala sobre a questão do perdão, uma das pedras angulares do cristianismo.

Com muitos acordes, a cifra de Reconciliar pode até assustar um pouco. Porém, com dedicação e persistência, você consegue tirar esse som numa boa.

Meu Alvo – Thiago Brado

Uma canção lançada em 2015 pode ser considerada antiga? Depende do ponto de vista e percepção de quem analisa. Para não avacalhar com as percepções de ninguém, vamos considerar que Meu Alvo, de Thiago Brado, é um clássico da música católica recente. Com temática bastante profunda, essa faixa fala sobre a perseverança diária que envolve a busca pela unção do espírito santo.

Acalma Minha Tempestade – Frei Gilson

O talentoso Frei Gilson faz parte do Som do Monte, iniciativa que busca levar a voz de Deus ao mundo. Em 2018, o sacerdote lançou a canção Acalma Minha Tempestade. A letra é um abençoado exercício em torno das dificuldades que encaramos no dia a dia, sempre com os cuidados de Deus. Para tocar essa música, você precisa só preparar seu capotraste! No mais, os acordes são bem tranquilos de fazer.

DNA – Ministério Missionário Shalom

Em 2018, o Ministério Missionário Shalom lançou a faixa DNA. Toda trabalhada em riffs poderosos, bem como numa sonoridade moderna, essa música é uma verdadeira amostra do rock cristão. E esse é o desafio: transpor todo esse vigor para violão. A vantagem, no entanto, é que são poucos acordes. Dessa forma, mantenha o foco em conseguir tocar a batida vigorosa no violão.

Retrovisor – Pe. Fábio de Melo e Ivete Sangalo

Os duetos do Pe. Fábio de Melo estão entre os trabalhos mais bem produzidos da música católica recente. Em 2020, por exemplo, o sacerdote gravou as músicas Quando o Sono Bater, com Luan Santana e Não Desisto, com a dupla Simone e Simaria.

Já em 2021, Pe. Fábio chamou Ivete Sangalo para um feat. O resultado é a belíssima Retrovisor, faixa cuja letra reflete sobre fé e amadurecimento. Contando com 20 acordes, e alguns relativamente complexos, essa canção é ideal para quem gosta de desafios. O clima acústico e ensolarado deixa tudo ainda melhor.

E com o pensamento elevado, e firme em oração, vou ficando por aqui. Inclusive, vou andando com fé, que a “fé não costuma faiá”. Por fim, mas não menos importante, que tal ajudar a espalhar essa mensagem cristã? É bem simples: basta compartilhar o link deste post e, claro, aprender a tocar obras da música católica recente.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK