Aprender músicas católicas atuais para tocar no violão é uma forma prática de incluir a música no dia a dia e fortalecer nossa conexão espiritual.
Por isso, preparamos uma lista de músicas católicas para todos os níveis, com opções para você expandir seu repertório musical. Vamos?
Aprenda 6 músicas católicas atuais para tocar no violão
Escolhemos 6 músicas de diferentes níveis de dificuldade para você se desenvolver no violão enquanto fortalece a fé e aumenta o repertório para tocar na igreja.
1. Terra Seca – Fraternidade São João Paulo II
Além de ter uma bela letra, Terra Seca também é um bom recurso para aqueles que querem começar a aumentar seu vocabulário harmônico.
Entre os seus 16 acordes, você encontrará inversões (A/G, D/F#), tétrades (Bm7 e Em7), acordes com notas adicionadas (G6(9), D9/F#) e suspensões (A2 e D2).
São apenas 3 pestanas. A maioria das posições não apresenta dificuldade para quem já está no nível intermediário.
2. Cheiro de Rosas – Colo de Deus
Cheiro de Rosas é indicada se você está querendo fixar alguns shapes básicos e pestanas. São 7 acordes com alguns shapes bem acessíveis. Há apenas duas pestanas: Bm e F#m.
Você também encontra as tabs para o solo inicial para treinar técnicas como o slide e ligados.
3. Eu Seguirei – Frei Gilson
Eu Seguirei é uma ótima música para quem deseja aprender acordes com cordas soltas.
Eles permitem expandir seu vocabulário harmônico sem precisar de shapes muito difíceis.
Além disso, você tem acesso às tabs para os riffs que acompanham a canção, importantes para criar a atmosfera.
Para manter a articulação parecida com a da música, você precisa tocar as notas repetidas com uma palhetada para baixo. Assista também à nossa videoaula no YouTube!
4. Eu Descansarei – Padre Fábio de Melo
Eu Descansarei é indicada para iniciantes no violão. Essa música católica permite que você treine shapes básicos e sem pestana, como D, E e A.
O maior desafio é a mudança de acordes. Ouça bem a canção para entender o ritmo das mudanças harmônicas. A textura musical permite diferenciar os acordes na gravação.
5. Pra Descobrir – Rosa de Saron
Pra Descobrir é indicada para quem está aprendendo pestanas. São 4 acordes, com apenas uma pestana (F#m).
Esse acorde vai aparecer bastante durante a música, tornando um bom treino para a técnica das pestanas.
Treine devagar para se acostumar com o movimento de mudança entre os acordes que tem e os que não tem pestana. Lembre-se também de evitar usar força excessiva ao montá-la.
6. Maria Passa à Frente – Padre Marcelo Rossi
Maria Passa à Frente é indicada para quem já está no nível avançado, principalmente por seus 16 shapes.
Para tocá-la, você também deve se sentir confortável para fazer pestanas completas e meia-pestana, já que há 3 acordes com esses diferentes tipos.
Os demais acordes não são tão difíceis. É importante que você já domine a mudança de posição entre shapes mais básicos.
Continue evoluindo no violão com o Cifra Club Academy
Agora que você conheceu nossa lista de músicas católicas atuais, que tal continuar os estudos?
Se inscreva no Curso de violão do Cifra Club Academy e aprenda das técnicas básicas até as mais avançadas, com um conteúdo de qualidade criado por nosso time!