Cifra Club

15 cifras simplificadas de Gabriela Rocha

Mesmo sendo iniciante no violão, dá para tocar vários louvores famosos! Aprenda os sucessos da cantora Gabriela Rocha de uma forma facilitada.

Tem vontade de aprender louvores de sucesso, mas ainda não possui tanta prática no violão? Sem problemas! No artigo de hoje, você irá conhecer as melhores cifras simplificadas de Gabriela Rocha, uma das maiores representantes da música gospel atual!

Gabriela Rocha cantando sentada com os braços abertos
Gabriela têm encantado o cenário gospel com seus sucessos (Foto: Divulgação)

Assim, você poderá aumentar seu repertório com músicas que têm uma quantidade menor de acordes complexos, pestanas e levadas com variações. Além disso, separamos dicas valiosas para conseguir tocá-las com maior facilidade.

Vamos lá? Ache sua palheta, afine seu violão e venha com a gente nessa!

Músicas de Gabriela Rocha com cifras simplificadas

Embora as cifras que veremos a seguir sejam simplificadas, não deixe de treinar frequentemente e com muita dedicação. Assim, você logo estará tirando essas e muitas outras canções de letra. Confira um pouco da nossa setlist:

  • Lugar Secreto
  • Me Atraiu
  • A Ele a Glória
  • Atos 2
  • Aleluia (Hallelujah)
  • Eu Navegarei
  • Vida Aos Sepulcros

E muito mais!

1. Senhor Formoso És / Ele é exaltado (pot-pourri)

Em relação à versão completa, a cifra simplificada do pot-pourri Senhor Formoso És / Ele é exaltado conta com uma quantidade bem menor de acordes. Além disso, é necessário posicionar o capotraste na segunda casa, o que também ajuda a diminuir as pestanas (dos 13 acordes, somente 3 possuem o fundamento). A batida segue um padrão, mas atente-se às pausas e aos momentos em que a levada é dividida entre mais de um acorde.

2. Uma Hora É Pouco

Sem os solos e com menos pestanas, Uma Hora É Pouco conta com 6 acordes. Lembre-se de colocar o capotraste na terceira casa, para subir um tom e meio. Na primeira parte, faça apenas toques para baixo e toque as batidas padrão a partir do refrão. Em alguns momentos, o ritmo será dividido entre mais de um acorde. Então, estude essas passagens com atenção.

3. Hino da Vitória

Em Hino da Vitória, temos somente 2 pestanas, ambas na segunda casa. Além desses 2, ainda há mais 6 acordes, que são bem tranquilos. O ritmo pode ser tocado apenas com toques para baixo até o primeiro refrão, e depois entram as batidas. Tome cuidado com as passagens, em alguns finais dos versos, em que uma sequência de batidas terá mais de um acorde. Na versão completa, são 5 pestanas e 17 acordes ao todo.

4. Pra Onde Iremos?

Na cifra simplificada de Pra Onde Iremos, não há o solo da introdução, e são 2 shapes a menos do que a versão original. Portanto, são 7 acordes, com apenas 1 pestana entre eles (Bm), na segunda casa. A levada segue o mesmo padrão do início ao fim da música. Tente praticar enquanto ouve a canção, para ficar bem alinhado com o ritmo.

5. Meu Respirar / Meu Prazer (pot-pourri)

Para tocar o pot-pourri Meu Respirar / Meu Prazer, coloque o capotraste na segunda casa, para subir um tom. Dos 6 acordes, 5 têm pestana! Então, prepare-se para treinar a resistência da mão esquerda (ou direita, para canhotos), para conseguir tocar até o final. Caso não consiga logo de início, comece devagar e pratique diariamente. Quanto ao ritmo, comece tocando apenas para baixo, e depois faça batidas.

6. Diz (You Say)

A cifra de Diz simplificada não possui o dedilhado que aparece na versão completa. Sendo assim, toque a levada padrão em toda a música. Ao todo, são 4 acordes, e apenas 1 deles é feito com pestana. Repare que os acordes seguem a mesma progressão do começo ao fim, sem variações: GBmEmC.

7. Teu Santo Nome

Em Teu Santo Nome, não é preciso tocar o solo da introdução. Em vez disso, faça a levada da música nos acordes C e G. Na primeira parte, toque uma vez para baixo em cada acorde, e, a partir do pré-refrão, faça batidas. Nessa versão, não há pestanas, e a cifra conta com um total de 5 acordes. Não deixe de seguir a cifra para saber o tempo exato das transições entre os acordes.

Para sair do básico e evoluir nas seis cordas, explorando a sonoridade gospel, não perca o curso de violão gospel do Cifra Club Academy! Na nossa plataforma de ensino de música online, as aulas estão disponíveis quando e de onde você estiver e seguem um método pensado totalmente no seu desenvolvimento musical.

Curso de violão gospel do Cifra Club Academy

8. A Ele A Glória / Porque Ele Vive (pot-pourri)

Para tocar o medley A Ele A Glória / Porque Ele Vive, você precisa posicionar o capotraste na quarta casa, para subir dois tons. Nessa versão, não há os solos da introdução e do meio da música. Então, nesses momentos, toque apenas a levada base. Quanto aos 7 acordes, são 10 a menos em relação à versão completa! E, dentre eles, há apenas 1 pestana.

9. Creio Que Tu És a Cura

Na versão simplificada de Creio Que Tu És a Cura, não se faz necessário o uso do capotraste. As quantidades de acordes (7) e pestanas (2) continuam as mesmas, porém as pestanas estão na primeira casa (F e F9). Em relação ao ritmo, na primeira parte, toque uma vez para baixo em cada shape. As batidas entram a partir do refrão e seguem até o final da música. Atente-se nos momentos em que o ritmo é tocado dividido entre mais de um acorde.

10. Aleluia (Hallelujah)

Para tocar a cifra da música Aleluia simplificada, é preciso que você coloque o capotraste na quinta casa, para subir dois tons e meio. O dedilhado segue até o segundo refrão, mas, se preferir, pode tocar apenas batidas em toda música. Ao todo, são 9 acordes, sendo que 3 deles têm pestana. Pratique as passagens do refrão em que o ritmo é tocado dividido até conseguir tocar com desenvoltura.

11. Eu Navegarei

Assim como na versão original, para tocar a cifra simplificada de Eu Navegarei, também é preciso posicionar o capotraste na quarta casa. Nessa versão, os 5 acordes estão em suas formas mais conhecidas, sem a adição de quarta, sétima ou nona. Além disso, só 1 deles possui pestana.

12. Vida Aos Sepulcros

A levada de Vida Aos Sepulcros segue um ritmo base, do começo ao fim, com variação apenas na ponte. Para saber o tempo exato das transições e não se perder, não deixe de acompanhar a cifra da canção. Você também pode treinar e ouvir a música ao mesmo tempo. Dos 5 acordes, 2 deles têm pestana (B9 e C#m), na segunda e na quarta casa, respectivamente.

13. Atos 2

Em Atos 2, há somente 1 pestana (Bm), na segunda casa. Os 4 demais acordes, diferentemente da versão original, estão em suas formas mais conhecidas. O ritmo segue um padrão durante toda a canção, mas atente-se à quantidade de vezes em que ele será tocado em cada acorde.

14. Lugar Secreto

A cifra simplificada de Lugar Secreto não conta com solos nem com shapes que exigem grandes dificuldades. Ao todo, essa versão conta com 5 acordes, com 1 pestana entre eles (F), na primeira casa. Na introdução e na primeira parte, o ritmo possui duas variações, e o restante da música é acompanhado pela levada principal. Saiba mais detalhes de cada parte na videoaula a seguir:

15. Me Atraiu

Nessa versão de Me Atraiu, não é preciso tocar os solos, a quantidade de acordes é reduzida e não há pestanas. São apenas 4 acordes no total: C, D, Em e G/B. Além disso, a canção é tocada, do começo ao fim, com apenas uma levada. Para saber mais dicas e o passo a passo de como fica cada parte, confira nossa videoaula a seguir:

Curtiu aprender essas cifras simplificadas de Gabriela Rocha? Essa foi, certamente, uma ótima oportunidade para aprender e praticar suas habilidades no violão. Caso queira se desafiar e evoluir seu repertório, veja também as cifras completas da cantora!

Por fim, não deixe de conhecer o curso de violão gospel do Cifra Club Academy! Dessa forma, você vai aprofundar seus conhecimentos nesse estilo musical de forma prática e com o melhor ensino de música online. Estude de onde e quando quiser, com preço acessível e acessos ilimitados. Não fique de fora dessa!

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK